Literatura pauta

Leitura e Compreensão [Literatura em pauta]

21 abril, 2019 por

Já tem um tempo que não falo sobre o literatura em pauta aqui no blog, demorei um pouco para voltar a esse tema porque estive estudando um pouco de conteúdo, assim teria o que compartilhar com vocês quando viesse aqui escrever.

Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!

Muitas das dicas e questões que eu abordo por aqui são simples e até mesmo previsíveis, entretanto em várias ocasiões quando estamos desenvolvendo a leitura de um texto, artigo, livro ou qualquer outro conteúdo deixamos que isso se torne uma prática automática e acabamos por não compreender tudo aquilo de forma completa e ampla.

Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!

Nesse sentido acho válido compartilhar com vocês através dessa pauta que criei aqui no blog o que tenho apreendido durante a graduação de letras, assim me sinto mais útil na vida de quem me acompanha pelo blog e que assim como eu nutre amor pela leitura de forma geral. Vou dar continuidade então a esses tópicos que tenho abordado aqui para que vocês possam aprender junto comigo.

A importância da leitura
O desenvolvimento cognitivo promovido pelo ato de ler pode ser confirmado diante do estímulo ao pensamento do leitor causado pela leitura, estímulo esse passível de promover incontáveis possibilidades de se construírem aprendizados a partir do que foi lido.
•(COLOMER; CAMPS, 2002)

Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!

A leitura requer e permite classificar, sintetizar, selecionar, relacionar, enumerar, imaginar, organizar, predizer compreender, interpretar, analisar, (re)criar. A partir daqui terei o imenso prazer de mostrar a vocês algumas observações que todo leitor deve fazer e saber em relação ao que se lê, vamos a elas?

Pressuposto e subentendido
•São informações que não estão explícitas nos textos, contudo, podem ser identificadas por meio de marcas linguísticas.
•Os pressupostos são de mais fácil identificação, estando sugeridos no texto. Os subentendidos são deduzidos pelo leitor, sendo da sua responsabilidade. Marcas linguísticas que facilitam a identificação de pressupostos: •Verbos que indicam fim, continuidade, mudança e implicações: começar, continuar, parar, deixar, acabar, conseguir,…

•Advérbios: felizmente, finalmente, ainda, já, depois, antes,…
Pronome introdutório de orações subordinadas adjetivas: que
Locuções que indicam circunstâncias: depois que, antes que, desde que, visto que,…

Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!

• Subentendido
Os subentendidos são insinuações, informações escondidas, dependentes da interpretação do leitor. Não possuem marca linguística, sendo deduzidos através do contexto comunicacional e do conhecimento que os destinatários têm do mundo.

Estratégias de leitura
As estratégias de leitura são formas ou maneiras das quais o leitor pode se utilizar para facilitar o processo de compreensão de um texto.
Existem algumas técnicas básicas, mas o leitor pode criá-las conforme sua necessidade e ainda conforme sua maneira de aprender. Verificar o gênero textual a que pertence o texto a ser lido – o leitor deve tentar identificar o meio de circulação do texto, a motivação de sua produção e sua finalidade, bem como a linguagem utilizada.

Identificar pontos fundamentais do texto – grifar palavras-chave, termos e ou expressões essenciais ao sentido do texto. Mobilizar conhecimentos prévios – conforme a leitura vai se realizando, o leitor deve mobilizar seus conhecimentos a respeitos da temática. Elaborar questionamentos sobre o texto e suas possibilidades – quais os objetivos do texto? Seus argumentos são adequados? Há coerência e uma ordem lógica nas ideias? Os personagens estão em um espaço e tempo definidos, há informações sobre esses personagens, quais?

Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!

Fazer anotações sobre o texto e a leitura – o leitor deve anotar suas dúvidas, o significado de palavras, relações que criou entre os fatos do texto, bem como suas conclusões.

Algumas das questões abordadas no post de hoje vocês já conhecem ou pelo menos já ouviram falar, porém como mencionei no inicio, acabamos deixando as de lado durante a leitura que se torna corriqueira e sem sentindo em muitos casos, sabendo disso como leitora acredito que essas técnicas podem auxiliar a tornar nossas leituras mais interessantes e assim termos a total absorção do conteúdo que estamos lendo.

Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!

Espero muito que tenham gostado do post de hoje e que possam colocar em prática esses temas abordados durante as próximas leituras que forem realizar, uma coisa garanto elas tem me ajudado muito!

Xoxo

veja os posts relacionados

Deixe seu comentário

13 Comentários

  • Mara
    maio 06, 2019

    Michelle,
    Antes de qualquer coisa, parabéns por essa iniciativa!
    Você levantou pontos importantes, mostrando o quanto o processo de leitura é um lazer, mas também uma fonte de conhecimento e desenvolvimento sem igual.
    Beijão!

  • Beatriz
    maio 06, 2019

    Oi, Mi!
    Adorei o seu post, achei muito interessante e gostei de ver essa coluna, eu ainda não tinha visto o literatura em pauta aqui e quero ver mais posts como esse.

  • Barda Literária
    maio 02, 2019

    adorei o seu texto, acho que o objetivo informativo foi concluído com sucesso. adoro textos produzidos com embasamento teórico, mostra o comprometimento de quem produz o conteúdo, no caso você 🙂

  • Thainá Christine
    maio 01, 2019

    Adorei o post! ♥ E o mais incrível é que as dicas podem ser utilizadas em todo tipo de leitura, seja em romances ou em livros didáticos. Acredito que serão muito úteis tanto para quem já é acostumado com a leitura, como também para aqueles que estão iniciando e ainda tem alguma dificuldade. Confesso que não gosto de grifar os livros de literatura, porém são as marcações e as anotações que me auxiliam em livros didáticos, pois assim dá para saber exatamente o que achei de mais importante e o que fará de diferença para mim no futuro. Que esse mundão da internet aprecie esse post.

    • Michelle
      maio 02, 2019

      Olá obrigada pela visita, que bom que você gostou, fico imensamente feliz e grata por isso, adoro quando vejo comentários assim, traz quentinho para o coração! Espero que estas dicas te ajudem e pretendo trazer novas dicas aqui no blog com o passar dos dias, nos vemos em breve! Beijos!

  • Clayci
    abril 29, 2019

    Essa publicação ficou tão maravilhosa, que irei compartilhar <3
    Parabéns pelo conteúdo!

    • Michelle
      maio 02, 2019

      Olá, gratidão, muito obrigada pelo carinho e consideração, fiquei muito feliz que tenha gostado! <3

  • Maria Luíza Lelis
    abril 29, 2019

    Olá, tudo bem?
    Adorei o post e achei muito útil. Ainda falta a percepção de que nem sempre a pessoa que lê compreende o que está lendo, então, acho muito importante abordar esse tema. Adorei as questões que você levantou; inclusive, uma das técnicas que eu mais gosto é fazer anotações sobre os pontos principais da leitura.
    Parabéns pelo post e pelas lindas fotos.
    Beijos!

    • Michelle
      maio 02, 2019

      Olá, muito obrigada, estou muito feliz, espero que o post ajude vocês e os próximos também, muita gratidão pela visita, beijos!

  • lilian farias
    abril 28, 2019

    Esse texto ficou bacana, me deu nostalgia do curso de Letras, os primeiros períodos e os trabalhos que escrevia, dia desses, estava lendo um deles. Espero que muitas pessoas leiam esse texto.

  • Rafaella Viegas
    abril 28, 2019

    Oiii tudo bem???

    Que post interessante, nunca pensei na leitura como algo tão complexo, eu simplesmente leio. A partir de minha próxima leitura tenho certeza que irei ler com outros olhos.
    Adorei
    Bjus Rafa

  • Yelloobow
    abril 27, 2019

    Muito interessante e atrativo! Dicas assim fortalecem qualquer um! Belo texto!
    @yelloobow

  • Karini
    abril 25, 2019

    Tudo bem? Texto interessante e bem desenvolvido. Em minha opinião de grande valia e interesse. Pena que a grande maioria não se interesse por este tipo de informação. Afinal, existe grande diferença entre ler e compreender o que foi lido.

    Beijos.