new videos

Como Ler Melhor Estratégias Metacognitivas [Literatura Em Pauta]

Hoje vamos falar sobre como ler melhor, o que podemos fazer nesse processo para obtermos sucesso no inicio, durante e após a leitura, lembrando que cada estratégia funciona melhor para uma pessoa isso não quer dizer que todas irão funcionar para você mais pode lhe ajudar de certa forma.



Para iniciarmos separei três etapas que me deram um norte durante meu aprendizado e por isso resolvi traze-las no post de hoje, vamos conhece-las?

1- Atividade De Pré - Leitura

Prestar atenção na macroestrutura textual.

Definir quais os objetivos da leitura.

Tecer hipóteses sobre o texto.

Ativar o conhecimento prévio em relação ao assunto que será lido.


2- Durante a Leitura

Leitura Integral - Realizar a leitura de forma integral, silenciosa, do começo ao fim, grifando palavras desconhecidas e passagens difíceis. Nesse processo é importante deixar para procurar os significados e entendimento após a conclusão da leitura.


3- Pós Leitura

Leitura Exploratória - Grife as principais ideias do texto, faça comentários sobre elas, tome notas esquematize, circule palavras chave, sintetize as ideias dos parágrafos etc.

Extrapole o texto

Formule questões que inter-relacionem o texto lido com outros textos ou situações.

produza um texto novo, resumo ou resenha.


Por fim leia para alguém!

Espero que vocês tenham gostado, um grande beijo e até a próxima!

Comentários

  1. Concordo inteiramente com o post,muitas vezes quando vamos fazer a leitura para estudo não temos um foco e isso acaba atrapalhando muito sem falar que cansa mais mentalmente.

    ResponderExcluir
  2. Esse passo Durante a leitura e Pré eu costumo fazer principalmente no kindle onde eu grifo , marco tudo e sempre escrevo nos destaques, sempre que tenho uma duvida ou esqueço de algo , volto lá onde destaquei e escrevi. Isso é ótimo!
    No físico não faço por pena mesmo, kkk e os post its estão em falta por aqui, mas amei seus dicas, realmente funcionam pra mim.

    um beijoo

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante das estrategias que trouxe ,confesso que leio, mas nunca tinha visto essa atividade por este anglo e achei bem pertinente. Vou anotar aqui e testar para ver como me saio e vou ler mais para meu menino, que adora uma boa história.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem? Nunca pensei em ter estratégias para ler, mas colocando do seu jeito com certeza fica mais fácil, sim eu uso post ist, para marcar frases importantes, mas adoro provar novas teorias, obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
  5. Oi Michelle.

    Eu gostei da estratégia para ler melhor. Quando eu leio e acho uma palavras desconhecida, eu termino a frase e procuro o significado. Geralmente deixo anotado no canto da página. Confesso que não reparo muito essas coisas de estratégia, mas é interessante. Vou anotar a dica para melhor mais a minha leitura.

    Bjos
    http://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. É assim msm! Desde que estudava, principalmente na faculdade, realizava essas técnicas, que realmente são de grande ajuda. Faço isso até hoje com os livros que leio para resenhar para o blog! Muito legal vc compartilhar isso com várias pessoas! Muito show!

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem? Que estratégias bacanas! Algumas já conhecia e usava para estruturar minhas resenhas e até saber do que vou falar sobre determinado livro. Mas realmente é sempre bom reforçar pois alguns esquecem e pedem. Adorei <3
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Adorei as dicas, serve bastante para pessoas que fazem faculdade e precisam ler bastante, ajuda muito no estudo. Irei usar essa tática com as apostilas de minha escola!

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Vou tentar praticar os itens que ainda não pratico!
    Ótima dica!!
    Parabéns pelo post :)

    by: atravesdaescrita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Olá adorei as dicas
    Sou uma pessoa que preciso muito coloca-las em pratica já que sou muito dificil de prestar atenção.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oii, adoro usar dessas estratégias para os estudos, foi ótimo relembrar delas, ainda mais agora que estou em preparação para as provas...

    ResponderExcluir
  12. Adorei suas dicas de como ler melhor, acho boa a ideia de usar estrategias e principalmente... Ler melhor é ler o que queremos DE FATO ler. :)
    Anotado as dicas.
    Nizete
    Cia do leitor

    ResponderExcluir
  13. Olá, acho muito importante ter estratégias para a leitura, além de memorizar mais facilmente, garantimos uma leitura mais analista.

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas, algumas já sigo, acho super importante potencializar o conteúdo lido. Gostei bastante do post.
    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Mi, tudo bem?
    Adorei suas dicas, mas não sei se tenho coragem de grifar meus livros kkkkkk.
    Eu também tenho minhas estratégias de leitura, gosto de ter o lugar e o horário estabelecido, para treinar meu cérebro e conseguir de um rendimento maior. Tem funcionado comigo.
    Bjs!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)