new videos

[Resenha] Mrs.Dalloway Virginia Woolf



Há muito tempo queria conhecer a obra mais famosa da autora Virginia Woof, uma escritora conhecida na literatura clássica, sempre tive vontade de ler suas obras e essa foi minha oportunidade, "Mrs Dalloway" é um trabalho para ser apreciado aos poucos e absorvido com o tempo.



Sinopse: Obra mais famosa de Virginia Woolf, Mrs. Dalloway narra um único dia da vida da famosa protagonista Clarissa Dalloway, que percorre as ruas de Londres dos anos 1920 cuidando dos preparativos para a festa que realizará no mesmo dia à noite. Pioneiro na exploração do inconsciente humano por meio do fluxo de consciência, Mrs. Dalloway se consagrou tanto pelo experimentalismo linguístico quanto pelo retrato preciso das transformações da Inglaterra do período entre guerras. Misto de romance psicológico com ensaio filosófico, este livro resiste a classificações simplistas e inaugura um gênero por si só. Precursor de algumas das maiores obras literárias do século XX, este romance é uma leitura incontornável que todo mundo deve fazer ao menos uma vez na vida.





Clarissa Dalloway é um mulher na casa do cinquenta anos, casada, pertence a classe média alta da sociedade onde vive, e irá dar uma festa, ela percorre as ruas de Londres em busca de flores e dos preparativos para o evento que irá realizar logo mais a noite, durante sua caminhada e compras acontece diversos encontros e reflexões que o leitor vai acompanhando durante a leitura.




O livro possui uma proposta simples de ser entendida, conta sobre o dia de uma dona de casa rica e os preparativos de uma festa que a mesma irá realizar, entretanto a simplicidade da obra termina por ai. A autora fala sobre como a personagem ao comprar flores ou arrumar um vestido se encontra com diversas pessoas de sua juventude e tem várias lembranças de como as coisas ocorriam naquela época, de uma forma nada tradicional e até mesmo complexa acompanhamos a rotina do dia de Clarissa.


No primeiro momento da leitura não sabia o que estava lendo de fato, até que resolvi pesquisar mais a fundo a forma como Woolf trabalhou sua obra mais famosa, ela utiliza uma linha chamada fluxo de consciência que consiste em fazer com que o leitor se introduza de uma forma peculiar nos pensamentos da personagem, após entender isso a leitura aconteceu de forma até mais proveitosa do que eu imaginava.


Outro fator interessante sobre o livro é que ao mesmo tempo que nos introduzimos nos pensamentos de Clarissa, percebemos que a própria autora está presente na personagem de diversas maneiras algo fantástico em uma leitura, fiquei fascinada com a genialidade de Virginia.


Para muitos o livro pode ser algo difícil, e cansativo, mais na minha opinião foi uma experiência única que mereceu ser vivida, quero muito ter a oportunidade de ler mais obras da autora e ter mais contato com seu trabalho tão diferenciado dos demais.




Espero muito que tenham gostado, um grande beijo e até a próxima!




Clássicos • Editora Cia Das Letras • 235 Páginas • Classificação: 5/5

Skoob • Compre: AmazonSubmarinoSaraiva


Comentários

  1. Olá! Costumo gostar muito de livro de "época", porém, acredito que eu sou mais dos romances do que de uma forma geral. Não tenho certeza se esse livro me prenderia, por isso passo a dica nesse.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Não sou muito de ler clássicos e isso não é algo de que me orgulhe. Mas quando começar a ler gostaria muito que fosse com a Virginia, as obras dela são amplamente elogiadas e acredito que haja razões para isso. Gostei bastante da sua resenha e de tudo que disse em relação ao livro, fiquei bastante curiosa.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Realmente parece um livro cansativo pra mim, não sou fã de Virginia (acho bem complicado de entender as histórias dela). Mas gostei da sua resenha, explicou bem os pontos porque você gostou.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  4. Oiiii

    Virginia Wolf é bem conhecida (nunca esqueço esse nome por causa do filme da Liz Taylor que eu amo...rsrs), e eu tenho curiosidade em ler algo dela em algum momento. Entendo que deve ser um livro meio pesado, às vezes cansativo, acho que vale como experiência pra conhecer a autora, me aprece legal pra quem está determinado em ler algo dela. Eu por enquanto não sei se leria este, não me parece bem meu estilo, mas quem sabe um dia.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. Olá!! :)

    Eu confesso que não conhecia este livro ainda, mas ainda bem que gostaste de fazer a leitura!! :)

    QUe ótimo que ate tiveste vontade de pesquisar sobre a autora, e a consideraste realmente genial.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  6. Oii!
    Nunca li nada da autora, mas fiquei bastante curiosa. Já ouvi falar nessa linha de escrita e do quanto ela consegue nos colocar na mente do personagem. E acredito que o fato de saber antes do que se trata, facilita bastante na compreensão da leitura e foi ótimo que isso aconteceu contigo.
    Espero conseguir ter essa experiência em breve.
    Ps.: As Fotos ficaram lindas!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não conhecia esse livro e tudo nele me atraiu muito, fiquei bem curiosa com a leitura e adorei a sua resenha. Parece ser uma obra que me agradaria bastante, dica anotada!

    ResponderExcluir
  8. Não conhecia o livro, e confesso que você dizer que algumas pessoas acham a leitura cansativa me desmotivou um pouco a querer ler. Eu não gosto desse tipo de leitura... :(
    Ao mesmo tempo, me interessei pela premissa e pela forma de narrativa, então acho que vou dar uma chance e ler! rs
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá Fernanda, fico feliz com sua visita por aqui, volte mais vezes, assim pode acompanhar o blog e talvez encontre uma dica de leitura que goste mais, beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá tudo bem? Que bom que gostou da resenha, acredito que ler está primeira obra da autora foi muito positiva de certa forma, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem, obrigada por sua visita Viviane, sim eu cheguei a pesquisar sobre ela para me aprofundar melhor em sua escrita ajudou bastante, beijos!

    ResponderExcluir
  12. Olá tudo bem Debyh, de fato é uma leitura difícil mais pretendo ler mais obras da autora para me posicionar melhor a seu respeito, obrigada pela visita volte mais por aqui, beijos!

    ResponderExcluir
  13. Olá, sim a autora é bem famosa na literatura clássica, por isso quis tanto lhe dar uma chance, espero gostar do próximos livros dela, beijos e muito obrigada pela visita!

    ResponderExcluir
  14. Olá tudo bem, obrigada pela visita, volte mais vezes por aqui para novas dicas de leitura, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá fico feliz que tenha gostado e se interessado pelo livro, obrigada pela visita, beijos!

    ResponderExcluir
  16. Olá fico muito feliz que tenha gostado da resenha, que bom que nos visitou, beijos!

    ResponderExcluir
  17. Olá tudo bem? A leitura se torna cansativa apenas até conseguirmos compreender melhor a estrutura da obra, fico feliz que você pense em dar uma chance, beijos!

    ResponderExcluir
  18. OOi!
    O fato de ser um livro que pode se tornar cansativo e um pouco difícil me desanima um pouco, confesso. Porém, tenho muita vontade de ler algo da autora, e gostei da sua opinião sobre este. Dica anotada! :D

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Sempre quis ler esse livro.
    Alguns dizem que ele é um pouco confuso, mas vejo muitas pessoas elogiando também. Que bom que pra você foi uma leitura proveitosa. Adorei sua opinião, pois me animo mais para ler.
    Adoro clássicos!

    PS.: Amei sua foto!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)