Destaques

Newsletter

29 de novembro de 2018

[Resenha] Boa Noite - Pam Gonçalves

Uma das coisas que mais gosto na literatura é sua diversidade, os mundos que podemos conhecer através de nossas leituras me encantam profundamente, desejei muito ler "Boa Noite" e enfim consegui conhecer a obra de uma das booktubers que mais me inspiram no dia a dia, Pam Gonçalves é uma das motivações que me levaram a ter meu próprio blog, ela foi a primeira que comecei acompanhar no youtube e me apaixonei pelo seu trabalho, carisma e talento. Como imaginei seu livro me trouxe uma mistura de sentimentos, gostei muito da escrita e dos personagens, espero que gostem da resenha.


Alina é uma jovem de 18 anos que esta pronta para iniciar uma segunda etapa de sua vida, saindo da cidade natal chamada laguna e indo estudar engenharia da computação em pedra azul, um desafio enorme para ela com toda certeza, enfrentar um lugar novo, pessoas diferentes e muito preconceito é a nova missão da jovem. Mais além de tudo isso ela irá se tornar o centro de uma luta muito importante no campus onde cursa sua graduação e iremos acompanhar essa história de uma forma muito bacana, escrita de um jeito muito fluído.

Sinopse: Alina quer deixar seu passado para trás. Boa aluna, boa filha, boa menina. Não que tudo isso seja ruim, mas também não faz dela a mais popular da escola. Agora, na universidade, ela quer finalmente ser legal, pertencer, começar de novo. O curso de Engenharia da Computação - em uma turma repleta de garotos que não acreditam que mulheres podem entender de números -, a vida em uma república e novos amigos parecem oferecer tudo que Alina quer. Ela só não contava que os desafios estariam muito além da sua vida social. Quando Alina decide deixar de vez o rótulo de nerd esquisitona para trás, tudo se complica. Além de festas, bebida e azaração, uma página de fofocas é criada na internet, e mensagens sobre abusos e drogas começam a pipocar. Alina não tinha como prever que seria tragada para o meio de tudo aquilo nem que teria a chance de fazer alguma diferença. De uma hora para outra, parece que o que ela mais quer é voltar para casa.
Na república a jovem conhece seus novos colegas, a primeira delas é Manu a responsável por receber Alina na vaga disponível, elá é uma jovem muito descontraída e empolgada sem dúvida, somos imediatamente contagiados pela alegria de Manu. Lá também mora o casal Talita e Bernado, já nas primeira impressões notamos uma paixão ardente entre eles, e por fim o último morador da república e dono do lugar, conhecemos Gustavo estudante de medicina extremamente lindo e sexy, esse por sua vez carrega durante toda a história um ar de mistério o que o torna cada vez mais atraente aos olhos do leitor.


Alina embarca nessa nova jornada e logo de cara precisa lidar com diversas questões sociais muito semelhantes com as da vida real, o que mais gostei na escrita da autora é essa ligação direta que fez entre fatos extremamente importantes em nossa sociedade principalmente em relação a mulher com os personagens de sua história. Nos primeiros dias de aula a jovem conhecem mais algumas mulheres que irão cursar com ela, são poucas o restante da sala é praticamente tomada por homens o que torna as coisas mais difíceis para elas, aqui essas jovens inciam sua luta, com muitos desafios elas conseguem embarcar em um projeto e com ajuda de seus amigos Alina vence sua primeira batalha na faculdade.


"Boa Noite" é um livro extremamente voltado para defesa do livre arbítrio, uma história sobre preconceito, injustiças, crimes e abusos, que também reforça o valor da amizade, do amor, do respeito e sobre tudo a dignidade das pessoas enquanto seres humanos, a autora conseguiu nos passar claramente seus ideais e suas crenças que acredito serem tão importantes principalmente na atual realidade de nosso país, um livro com fortes lições e ensinamentos que vale muito a pena ser lido.


Pam Gonçalves marcou seu inicio como escritora com essa obra, ao meu ver o talento para escrita e defesa de questões sociais esta nas veias da booktuber, simplesmente achei uma honra conhecer seu trabalho um pouco melhor. Espero em breve ter a oportunidade de ler mais livros da autora.

Um grande beijo e até a próxima!

Título Original: Boa Noite|Editora: Galera| Páginas:240|Gênero: Literatura Brasileira|Ano:2016|Minha Avaliação: 5/5

Pam Gonçalves nasceu em Santa Catarina, é escorpiana e formanda em Publicidade e Propaganda com pós-graduação em Branding e Criação Publicitária. Youtuber e criadora do blog Garota it, atualmente se dedica a seu canal no YouTube. Com muitos seguidores, no YouTube, fala daquilo que todos nós amamos, LIVROS e ainda por cima com um pouco de humor e uma grande dose de realidade.


Comentários via Facebook

10 comentários ❤. Comente Também!:

  1. Olá, tudo bem?
    Adorei a resenha! Acho muito importante em tempos tão complicados onde a mulher infelizmente ainda é vista como o sexo frágil, a literatura tenha poder para dizer um grande NÃO e mostrar uma personagem forte e decidida que é capaz de fazer a diferença.
    Anotei aqui a dica para ler assim que possível.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Já vi boas críticas sobre a leitura e muitas ruins também. Acho que é uma leitura que divide opiniões, mas que traz bons pontos para refletirmos a medida que os personagens contam as suas histórias.
    Gostei da premissa e provavelmente vou gostar da leitura.
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu ganhei este livro há um tempo mas ainda não tinha animo para o ler. Pela sua resenha da pra perceber que se trata de uma obra muito bonita que traz inúmeras mensagens importantes. Vou tentar ler o mais rápido possível, pois fiquei curiosa agora

    ResponderExcluir
  4. aaaah, que amor de resenha, estou louca para ler esse livro desde que foi lançado. Espero poder conseguir ano que vem.

    amei seu blog, ganhou mais uma seguidora

    beijos

    http://www.alimentopraalma.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem? A Pam foi uma das primeiras youtubers que comecei a acompanhar também, e fiquei super feliz quando soube que ela iria se tornar escritora. Ainda não li esse livro, mas tenho muita curiosidade, principalmente por tratar de temas tão importantes. Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  6. Eu adoro o canal da Pam, ela é realmente muito maravilhosa! Fiquei feliz demais em ver o seu sucesso, acho ela e Bel duas pessoas magnificas, tenho minhas ressalvas sobre a obra, principalmente sobre aprofundamento dos personagens mas adoro ela.

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?
    Acompanho o trabalho da Pam desde antes dela ter canal, na época do blog Garota It, e ela também é uma grande inspiração para mim. No entanto, não tenho gostado muito do trabalho dela como escritora. Li outras obras dela (Uma história de verão e o conto no livro Heroínas) e achei que, apesar de trazerem temas importantes, ambos tiveram problemas sérios de escrita.
    Acho a premissa de Boa noite muito boa, e parece que trazer temas sérios e relevantes é uma marca positiva do trabalho da Pam. No entanto, não pretendo ler outras obras dela no momento (talvez futuramente, quando ela aprimorar a escrita).
    Mas, de qualquer forma, adorei sua resenha e fico feliz que sua experiência com uma obra dela tenha sido melhor do que as que eu tive.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?
    Quando esse livro lançou eu fiquei bem dividida se eu faria a leitura ou não, por que assim como teve pessoas que amaram teve pessoas que falaram que o livro deixou a desejar, mas ao meu ponto de vista mesmo não lendo o livro foi que as pessoas pensaram que a Pam ia abordar tudo de uma maneira totalmente diferente e algumas pessoas não são muito compactuadas com a verdade nua e crua. Eu adorei sua resenha, me deixou com vontade de desencalhar esse livro da minha estante. Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?
    Eu conheço a Pam do canal dela, mas ainda não conferi seu lado como escritora, acho a premissa desse livro muito bacana e gostei de ver a sua opinião sobre ele.

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem?
    O primeiro canal literário no youtube que eu conheci foi o da Pam e amei. Gosto muito de acompanhar as opiniões dela. Ela é muito autêntica, por isso nos conquista fácil. Ainda não tive a oportunidade de ler seus livros, mas você me deixou muito animada. É triste pensar que a mulher ainda é vítima de tanto preconceito e injustiça. Por isso acho muito importante os livros cederem espaço para denunciarem esses comportamentos e quem sabe ajudar a mudá-los. Não vejo a hora de ler. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir

Olá é muito importante sua opinião por aqui, fico muito feliz em interagir com vocês.

Publicidade

iunique studio criativo

© Motivação Literária – Tema desenvolvido com por Iunique - Temas.in