
Resenha A Lista Negra Jennifer Brown
Sinopse: E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio.
“A lista negra” é uma das leituras mais marcantes que ja realizei, é com essa história que resolvi iniciar o blog, uma ficção que vale a pena ser contada por estar muito relacionada com a realidade e atualidade, a escrita de Jennifer é intencionalmente direcionada ao publico jovem o que me agradou muito, pois no momento que estamos vivendo é fundamental termos escritores para esse público.
Em uma manhã como muitas outras, Nick entra na escola armado e dispara contra diversas pessoas, inclusive Valerie acaba levando um dos tiros, Nick parecia ter alvos específicos, os mesmos nomes da lista, acertar Valerie foi um acidente, e a jovem não sabia de fato o que estava acontecendo, ela nunca imaginou uma atitude assim de seu namorado. No final desse dia muitas pessoas estavam machucadas e Nick estava morto.
❝— Tudo bem se alguém deixar você vencer de vez em quando (…) não precisamos ser sempre perdedores Valerie. Eles podem querer que a gente se sinta assim, mas nós não somos perdedores. Às vezes também ganhamos.❞
O intrigante na narrativa de “A lista negra” é exatamente sabermos que o preconceito e bullying estão muito presentes em nossa vida, nos tornando a pior versão de nós mesmos, acredito que a obra é um alerta a sociedade, a todos que praticam ou que sofrem esse tipo situação, um alerta aos pais, e amigos de pessoas que passam por dificuldades como as dos personagens.
Jovem Adulto • Editora Gutenberg • 272 Páginas • Classificação: 5/5
Skoob • Compre: Amazon • Submarino • Saraiva
Comments (8)
Viviane
20 de outubro de 2018 at 03:22
Olá Michelle, tudo bem? Eu acho ótimo como o tema bullying tem sido apresentado nos livros atualmente, os autores não estão banalizando o tema ao contrário, estão desenvolvendo histórias que poderiam acontecer em qualquer escola na vida real. Eu sofri muito bullying quando estudava e aprendi a me aceitar como sou e a resolver os problemas de frente mas, nem todas as minhas colegas de escola tiveram a mesma percepção que eu.
Quando eu vi a capa desse livro pela primeira vez, pensei que era algo mais policial, com investigações e coisas do tipo mas, estou surpresa como a história foi bem escrita pela autora e curiosa para realizar a leitura do livro. Os jovens lidam com as agressões sofridas de maneiras diferentes e, agem de acordo com as emoções sempre e, parece que a autora conseguiu apresentar isso muito bem, agora estou empolgada para conhecer a história da Valerie e saber como ela conseguiu superar algo tão difícil principalmente, sem o apoio da família.
Beijos e Abraços Vivi
Resenhas da Viviane
Motivação Literária
29 de janeiro de 2019 at 17:42
Olá, obrigada por sua visita e comentário tão sincero, eu também sofri muito preconceito e bullyng na época da escola, até hoje sofro um pouco de agressões verbais mesmo depois de adulta, é algo que nos sensibiliza a entender os sentimentos dos personagens pois já passamos por isso, infelizmente nem todo mundo tem com quem conversar e ase apoiar como eu tive na minha juventude, temos que nos mobilizar a falar mais sobre essas questões isso pode ajudar mais as pessoas que atualmente sofrem com esse tipo de agressão, beijos!
Dayhara Martins
23 de outubro de 2018 at 17:27
Olá, tentei realizar essa leitura mas infelizmente nao fluiu comigo, achei-a extremamente arrastada, sabe? Acabei abandonando antes de chegar na metade, mas fico feliz que para você tenha sido uma leitura tão importante.
Motivação Literária
29 de janeiro de 2019 at 17:43
Olá, compreendo nem todo mundo consegue desenvolver leitura da mesma forma, obrigada pela sua visita, espero que tenha gostado da resenha, beijos!
Viviane Dutra
23 de outubro de 2018 at 18:12
Oi Michelle, já tem um tempo que este livro está na minha meta de leitura. Acho o Bullying um tema muito importante e pesado de consequências catastróficas e que podem durar uma vida, sem falar quando o agredido se revolta e chega no local da agressão atirando em todo mundo, infelizmente, leio sobre isso mais do que gostaria. Tua resenha ficou muito boa. Com certeza só aumentou minha vontade de ler.
Bjos
Vivi
Motivação Literária
29 de janeiro de 2019 at 17:47
Olá tudo bem? Fico muito feliz que gostou, espero que possa ler a obra em breve, beijos!
Florescendo Livros
6 de novembro de 2018 at 20:17
Olá Michelle
Olha eu tenho esse livro aqui em casa, comprei ele junto com Os 13 porques e até hoje não tive coragem de ler ele, porque o tema me deixou muito abalada. Mas espero um dia me preparar e poder conferir mais sobre a leitura, já que só escuto coisas boas sobre a escrita da Jennifer brown. Adorei a sua resenha!
Motivação Literária
29 de janeiro de 2019 at 17:49
Olá, que bom que gostou da resenha, fico muito feliz, a autora é mesmo sensacional, quando se sentir preparada leias a obras acredito que valerá a pena! Beijos!