
Fiquei extremamente curiosa por esse lançamento da editora intrínseca, a medicina é algo fascinante e acompanhar sua evolução mesmo que assustador foi uma experiência incrível, Medicina dos horrores é uma obra extremamente peculiar que nos leva a percorrer os caminhos dos médicos do século XIX.
Sinopse: Em Medicina dos Horrores, a historiadora Lindsey Fitzharris narra como era o chocante mundo da cirurgia do século XIX, que estava às vésperas de uma profunda transformação. A autora evoca os primeiros anfiteatros de operações — lugares abafados onde os procedimentos eram feitos diante de plateias lotadas — e cirurgiões pioneiros, cujo ofício era saudado não pela precisão, mas pela velocidade e pela força bruta, uma vez que não havia anestesia. Não à toa, os mais célebres cirurgiões da época eram capazes de amputar uma perna em menos de trinta segundos. Trabalhando sem luvas e sem qualquer cuidado com a higiene básica, esses profissionais, alheios à existência de micro-organismos, ficavam perplexos com as infecções pós-operatórias, o que mantinha as taxas de mortalidade implacavelmente elevadas.É nesse cenário, em que se considerava mais provável um homem sobreviver à guerra do que ao hospital, que emerge a figura de Joseph Lister, um jovem médico que desvendaria esse enigma mortal e mudaria o curso da história. Concentrando-se no tumultuado período entre 1850 e 1875, a autora nos apresenta Lister e seus contemporâneos e nos conduz por imundas escolas de medicina, os sórdidos hospitais onde eles aprimoravam sua arte, as “casas da morte” onde estudavam anatomia e os cemitérios, que eles volta e meia invadiam para roubar cadáveres.Chocante e revelador, Medicina dos Horrores celebra o triunfo de um visionário, cuja busca para atribuir um caráter científico à medicina terminou por salvar milhões de vidas. Skoob
Uma história baseada em muita pesquisa e estudo, que revela como os procedimentos eram realizados naquele período e como tudo evoluiu de lá para cá. A autora nos entregou um trabalho muito completo e amplo, e confesso a vocês ter ficado surpresa com tudo que encontrei na leitura.
Durante muito tempo os procedimentos cirúrgicos eram feitos em um espaço aberto, como se fosse uma apresentação, muitos participavam e assistiam, principalmente as amputações, era um verdadeiro espetáculo para o público. Já o paciente não sentia tanta satisfação, sem anestesia ou qualquer tipo de higiene tinham seus membros amputados de uma maneira amedrontadora e na minha visão desumana.
A falta de conhecimento para esses procedimentos eram tantas que muitos profissionais optavam por tratar o paciente apenas e não remover nenhum pedaço de seu corpo, porém existia os ousados que mesmo sabendo que a maioria vinha a óbito dias depois da cirurgia arriscava-se.
Naquele período como mencionei tudo era feito sem nenhum tipo de anestesia, o paciente sentia tudo, aquela dor e agonia absurda,era uma situação permanente que os médicos não conseguiam controlar ou entender. A partir de determinado momento os médicos cirurgiões começaram a se importar com a dor do paciente passamos a acompanhar um relato sobre como foi feito as primeiras tentativas de sedação durante as amputações e etc.
Tudo é muito fascinante nesse livro, um universo novo e totalmente obscuro, conhecemos então um pouco da história do famoso Joseph Lister, ele revolucionou a medicina porque foi o primeiro homem da área a se importar com a higiene e esterilização, quase todos os paciente morriam por infecções e sepse o que era muito perturbador.
Somos conduzidos a uma jornada pela história repugnante da medicina, conhecemos locais, métodos, e situações vividas naquele período, para pessoas de estômago fraco como eu alguns momentos da leitura pode-se tornar um verdadeiro desafio, entretanto é só não se alimentar em seguida que vai ficar tudo bem.
Sobre a obra
A obra é extremamente instrutiva e curiosa, adorei ter esse contato e foi muito bom absorver toda a informação presente na escrita da autora, que com toda certeza fez um trabalho incrível e muito árduo, creio que ela usou de muita pesquisa e estudo antes de publicar “Medicina dos horrores”, enfim foi um prazer enorme aprender um pouco mais da história de uma das áreas mais consagradas da nossa história.
O livro foi publicado em uma edição incrível pela editora intrínseca, capa dura com ótima fonte e diagramação, a escrita da autora é fluída e te prende durante toda a história contada, uma pena minhas fotos não fazerem jus a uma obra tão linda quanto essa.
Lindsey Fitzharris-Lindsey Fitzharris recebeu seu grau de doutora em história da ciência e da medicina na Universidade de Oxford. É a criadora do popular site The Chirurgeon’s Apprentice, bem como autora e apresentadora da série Under the Knife, no YouTube. Escreveu para veículos como The Guardian, The Huffington Post, The Lancet e New Scientist. Atualmente, mora no interior da Inglaterra com o marido, Adrian Teal, e seus dois gatos.
Espero que tenham gostado da resenha!
Xoxo.
Confira a última resenha aqui no blog!
Título Original: The Butchering Art: Joseph Lister’s Quest to Transform the Grisly World Of Victorian Medicine |Páginas: 319 |Gênero: Biografia |Editora: Intrínseca |Minha Avaliação: 5/5|Comprar: Amazon
Ps: Os links deste post são afiliados da Amazon, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! 🙂
Comments (23)
Bianca Ribeiro
12 de setembro de 2019 at 13:55
Eu vi um monte de gente lendo esse livro, mas quando eu li a sinopse eu cheguei a conclusão de que talvez eu não tenha estomago pra ler ele hahahahahahah
Eu vi um filme que se passava nessa época e eu quase morri de agonia e de nojo, acho que eu teria pesadelos hahahahah
Amei sua resenha e suas fotos!
Michelle
24 de setembro de 2019 at 01:18
Olá, obrigada pela visita, a leitura é bem intensa nessa questão porque relata detalhes sobre os procedimentos da época mais dá pra ler é só não comer durante o processo que fica tudo bem rs
Mari
12 de setembro de 2019 at 22:53
Achei a ideia desse livro bem legal, é um assunto interessante a gente pensar em como a medicina evoluiu e nos absurdos que alguns pacientes passaram durante a histórias. Deve ser uma leitura super interessante, fiquei super curiosa.
Beijos
Mari
Pequenos Retalhos
Michelle
24 de setembro de 2019 at 01:17
Olá, sim a obra é muito interessante e diferente de tudo que já que li, obrigada pela visita, <3
Sil
13 de setembro de 2019 at 02:59
Quando vi esse livro a primeira vez fiquei muito curiosa para ler, mas acabei me desanimando um pouco com alguns comentários que ouvi de clientes da livraria onde eu trabalho e de duas colegas que leram. Pela blogosfera é a primeira resenha que eu leio e fico contente por saber que uma pessoa curtiu.
Acho interessante todo o contexto histórico existente e acredito que o livro é excelente para curiosos e amantes da medicina.
Silviane Casemiro
Blogueiras Cansadas • @Blogueiras.Cansadas
Michelle
24 de setembro de 2019 at 01:16
Olá, sim a leitura é bem peculiar pode causar certo desconforto no leitor mais não deixa de ser curiosa, suas diferenças a tornam especiais, obrigada ela visita!<3
Carol Nery
13 de setembro de 2019 at 03:15
Essa edição está maravilhosa. Minha nossa…
Eu estou fora do eixo Medicina. Mas, sou psicóloga, e gosto muito de todo assunto que tem a ver com saúde, história do surgimento da profissão, etc e tal.
Quer muito ter essa obra em mãos!!!!
Beijos
Michelle
24 de setembro de 2019 at 01:15
Olá, fico feliz em saber que gostou dica, espero que possa ler também!
Alice Lacerda Montiel
15 de setembro de 2019 at 04:16
Oiii Michelle
Fiquei fascinada com teu relato sobre esse livro, caramba, curiosidade define o que senti lendo tuas impressões, quero conhecer mais das primeiras cirurgias, parece história de terror né ? tudo super bizarro. Ainda bem que estamos em uma época bem mais evoluída, eu hein….rsrs. Dica anotada, essa é uma leitura bem fora da minha zona de conforto e talvez seja exatamente o que eu preciso pra sair dessa ressaca literária.
Beijos, Alice
http://www.derepentenoultimolivro.com
Michelle
24 de setembro de 2019 at 01:14
Olá sim ainda bem que evoluímos rs, obrigada pela visita fico muito feliz que tenha gostado!
Aline Coelho Cury
15 de setembro de 2019 at 21:43
Não conhecia esse livro mas achei ele mega interessante apesar de ter o estômago fraco e evitar esse tipo de leitura acredito que faria essa, justamente por falar de algo tão interessante e que evoluiu tanto ao longo dos anos. Enfim amei a dica, parabéns pela leitura, resenha e fotos.
Fiquei surpresa qnd prestei atenção a editora, pensei que era da DarkSide devido o tema e o estilo de diagramação, enfim valeu mesmo. Beijos
Aline Coelho Cury
15 de setembro de 2019 at 21:44
Esse livro é novidade para mim, achei ele mega interessante apesar de ter o estômago fraco e evitar esse tipo de leitura acredito que faria essa, justamente por falar de algo tão interessante e que evoluiu tanto ao longo dos anos. Enfim amei a dica, parabéns pela leitura, resenha e fotos.
Fiquei surpresa qnd prestei atenção a editora, pensei que era da DarkSide devido o tema e o estilo de diagramação, enfim valeu mesmo. Beijos
Michelle
24 de setembro de 2019 at 01:13
Olá que bom que gostou fico feliz em saber, a leitura é muito positiva mesmo com as partes meio nojentas dá pra seguir tranquilamente, a edição ficou bem Dark mesmo a intrínseca caprichou! <3
Nilda de Souza
16 de setembro de 2019 at 00:40
Michelle, esse livro parece incrível! A gente consegue perceber o valor das ciências, das pesquisas. Imagina se ainda se fizessem cirurgias assim, sem nenhuma higiene.
Michelle
24 de setembro de 2019 at 01:11
Olá, sim é assustador pensar nisso não é mesmo? Ainda bem que evoluímos! ^.^
Kênia Cândido
16 de setembro de 2019 at 10:39
Oi Michelle.
Ainda não tinha lido uma resenha sobre este livro e pela sua opinião, ele é bem interessante. Confesso que fiquei bem curiosa sobre a maneira que autora conta com detalhes como era as primeira cirurgias. Estou adicionando na minha lista de desejados. Obrigada pela dica.
Bjos
https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/
Michelle
24 de setembro de 2019 at 01:10
Olá, que bom que gostou da dica fico feliz, é uma obra bem completa, 🙂
Marijleite
16 de setembro de 2019 at 20:26
Olá, essa edição parece estar mesmo um arraso! Fiquei bem curiosa para ler esse livro e saber mais sobre como a medicina evoluiu até hoje, realmente há coisas nessa área que aconteciam no passado que hoje nos deixam chocados!
Michelle
24 de setembro de 2019 at 01:09
Olá, obrigada pela visita, sim a obra aborda procedimentos bem assustadores mais naquela época eram feitos dessa forma graças a Deus evoluímos rs
Debyh
17 de setembro de 2019 at 15:01
Olá,
Já ouvi falar de alguns procedimentos médicos bem bizarros (acho que o mais louco foi a tentativa de transfusão de sangue animal para uma pessoa), porém ler um livro inteiro me daria muita agonia hahahaha. Amei a capa!
Michelle
24 de setembro de 2019 at 01:08
Olá, o livro é bem intenso, tem que ter estomago forte mais a leitura se torna muito curiosa, obrigada pela visita! 🙂
Mara Cerqueira Santos
19 de setembro de 2019 at 13:17
Não conhecia o livro, mas achei a proposta dele super interessante, mas não sei se seria um livro que compraria para ler.
A edição está linda e fico feliz por ter sido uma leitura que você curtiu tanto!
Michelle
24 de setembro de 2019 at 01:07
Olá, sim a edição desse livro é muito bonita, eu adorei a leitura, quero agradecer sua visita e seu comentário! ^.^