Esse é um daqueles raros casos em que um livro é escrito á partir de um filme, você já viu isso acontecer? No meu caso foi novidade total, confesso que já tinha sentido vontade de ler um livro ao ver um filme mais uma obra ser produzida por causa de uma produção para os cinemas foi totalmente novo. O Labirinto Do Fauno é uma fantasia incrível trabalhada de forma cativante por Cornélia Funke á pedido de Guilherme Del Toro, espero muito que gostem da resenha!

Sinopse: Um dos filmes mais aclamados dos últimos tempos, O Labirinto do Fauno transborda das telas do cinema em obra que expande o universo de fantasia e horror da obra-prima de Del Toro. Quando estreou nos cinemas, O Labirinto do Fauno encantou público e crítica com sua história que mesclava sonho e realidade, trazendo para o universo da fantasia o cruel cotidiano da Espanha fascista de Franco. Mais de dez anos depois, a produção permanece conquistando fãs e mostrando que boas histórias são atemporais. Nesta edição mais do que especial, o escritor, diretor e roteirista mexicano Guillermo del Toro — a mente por trás do filme e um dos artistas mais inventivos dos últimos tempos — se une a Cornelia Funke, premiada escritora de contos de fadas modernos e autora da trilogia Mundo de Tinta, para narrar a jornada de uma menina pelo Reino dos Homens e pelo Reino Subterrâneo. No ano de 1944, Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do capitão Vidal e seus soldados, dispostos a tudo para exterminar os rebeldes que se escondem na mata.Mas o que eles não sabem é que a floresta que tanto odeiam também abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, súditos em busca de sua princesa há muito perdida. Uma princesa que, segundo os sussurros das árvores, finalmente retornou ao lar. No livro, a narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno. A obra é uma impactante ode ao poder das histórias, seja em imagens ou palavras, e a sua capacidade de transformar a realidade a nossa volta. Skoob

Ter a oportunidade de ler este livro foi uma experiência mágica e valiosa, através dele somos introduzidos em um mundo de fantasia e ficção, porém ao mesmo tempo temos uma ampla visão das atrocidades que a humanidade é capaz de cometer em busca de poder, a abordagem do livro foi em minha opinião superior a do filme que já era um dos meus favoritos de muito tempo.
“O Labirinto Do Fauno” nos conta uma história incrível sobre uma pequena jovem chamada Ofélia, em nosso mundo ela acabou de perder seu pai, um homem pelo qual tinha uma carinho enorme, ele nutria uma bondade infinita e amava sua família mais que tudo no mundo. Ofélia está aprendendo a lidar com ausência do pai e também com a mudança de personalidade da mãe que está passando por um momento muito intenso após decidir casar-se novamente.
Carmen aparenta ser uma mulher fraca nessa história, incapaz de cuidar da filha, grávida de outro homem para agradá-lo, acabou tornando-se cega para as maldades que este mesmo homem comete com os outros, aqueles menos afortunados. Vidal é o capitão (Capitán) e seu único objetivo é acabar com aqueles que consideram inferior a ele, a cede de poder é tanta que ele irá cometer crimes terríveis assustando o leitor com tamanha maldade.
Em meio a tudo isso em sua nova casa no moinho Ofélia é cercada de uma nova realidade, um outro mundo a espera, quando ela decidi seguir um inseto curioso que determinou ser uma fada, igual aquelas que estavam presentes em seus livros, e história que adorava ler, tudo que a jovem conhecia mudou. Ao seguir a fada nossa protagonista conhece um lugar diferente de tudo que viu e nele habita o Fauno uma criatura que mesmo assustadora consegue te cativar, ao conhecer este novo ser ela é apresentada a sua verdadeira identidade.
Ofélia ainda não sabia, mais era uma princesa assim como muitas que viu em seus livros tão amados, fazia parte de um outro mundo e há muito tempo tinha se perdido dele entrando no mundo dos homens, a missão do Fauno era traze-lá de volta e a de Ofélia era provar merecer e ser capaz de estar de volta em seu verdadeiro lar.
A escrita de Cornélia é encantadora, simples e fluída tornando a leitura muito mais dinâmica do que imaginei, a obra é rica em detalhes e gostei muito mais de ler do que ver o filme, já o tinha assistido anteriormente e decidi assistir de novo quando terminasse a leitura, de alguma forma o livro se tornou superior, gostei mais da abordagem escrita e imaginei muito mais lendo do que vendo a história de Ofélia.
Os personagens trabalhados em O Labirinto Do Fauno possuem características próprias uns marcados pela maldade da guerra, outros pela ingenuidade e alguns pela bondade e amor, a leitura em muitos momentos se tornou intensa mais não de forma negativa é que sou fraca para determinadas situações como guerra, sofrimento, tortura essas coisas foram abordadas no livro de forma sutil mais me senti extremamente triste ao ler cada uma delas.
A obra de forma geral nos traz diversos ensinamentos, o maior deles é sobre o amor e a bondade que ele desperta em nossos corações, conhecemos durante a narrativa diversas histórias incríveis envolvendo seus personagens e adorei saber cada uma dessas histórias. A autora trabalhou sua narrativa intercalando a história central de Ofélia com contos maravilhosos que se ligavam durante toda a obra, foi uma experiência única ler estes contos.
Sobre nossa jovem protagonista, Ofélia é uma menina inteligente, dócil e em muitos momentos gentil, porém é muito corajosa e destemida qualidades únicas da personagem, a menina enfrentou todas as suas tarefas e no fim teve a atitude mais nobre que só uma princesa de fato poderia ter.
Por fim o livro que é um lançamento da editora intrínseca e foi publicado em capa dura, com uma diagramação incrível, sem contar as belíssimas ilustrações presente durante toda a obra, um exemplar lindo que a editora nos  proporcionou com cores de capa em tons de verde escuro e fonte muito bem desenvolvidas, sem dúvidas uma das edições mais belas que entrou para minha estante este ano.
Espero muito que tenham gostado da resenha!
Xoxo
Título Original:Pan’s Labyrinth: The Labyrinth Of The Faun| Páginas: 315| Editora: Intrínseca| Gênero: Fantasia ou Ficção| Comprar: Amazon|Minha Avaliação: 5/5
Ps: Os links deste post são afiliados da Amazon, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! 🙂