Resenha Passarinha Kathryn Erskine

10 de julho de 2015Michelle
As vezes as coisas acontecem e fogem ao nosso controle, perdemos o que amamos e sem mais nem menos somos obrigados a entender e compreender o incompreensível. Passarinha é uma leitura muito tocante que merece ser lida e absorvida aos poucos, espero muito que gostem da resenha.

Sinopse: No mundo de Caitlin, tudo é preto e branco. Qualquer coisa entre um e outro dá uma baita sensação de recreio no estômago e a obriga a fazer bicho de pelúcia. É isso que seu irmão, Devon, sempre tentou explicar às pessoas. Mas agora, depois do dia em que a vida desmoronou, seu pai, devastado, chora muito sem saber ao certo como lidar com isso. Ela quer ajudar o pai – a si mesma e todos a sua volta –, mas, sendo uma menina de dez anos de idade, autista, portadora da Síndrome de Asperger, ela não sabe como captar o sentido.Caitlin, que não gosta de olhar para a pessoa nem que invadam seu espaço pessoal, se volta, então, para os livros e dicionários, que considera fáceis por estarem repletos de fatos, preto no branco. Após ler a definição da palavra desfecho, tem certeza de que é exatamente disso que ela e seu pai precisam. E Caitlin está determinada a consegui-lo. Seguindo o conselho do irmão, ela decide trabalhar nisso, o que a leva a descobrir que nem tudo é realmente preto e branco, afinal, o mundo é cheio de cores, confuso mas belo.Um livro sobre compreender uns aos outros, repleto de empatia, com um desfecho comovente e encantador que levará o leitor às lágrimas e dará aos jovens um precioso vislumbre do mundo todo especial dessa menina extraordinária

Após um atentado, muito alunos e professores morreram na escola de Devon, infelizmente ele foi uma das vítimas do atirador que invadiu o local e tirou a vida de várias pessoas naquele dia. Devon era o irmão mais velho de Caitlin nossa jovem protagonista. Ele era seu melhor amigo o único que a compreendia e agora sem ele o mundo ficaria triste e difícil.

Nesse momento passamos a companhar a trajetória de Caitlin um menina inteligente, perspicaz e que possuem uma síndrome, ela tem Asperger (A síndrome de Asperger é um estado do espectro autista, geralmente com maior adaptação funcional. Pessoas com essa condição podem ser desajeitadas em interações sociais e ter interesse em saber tudo sobre tópicos específicos. Um treinamento comunicacional e terapia comportamental podem ajudar pessoas com a síndrome a aprender a conviver melhor.)

O livro é narrado pela perspectiva de Caitlin é através de seus olhos que conhecemos sua vida, suas dores e dificuldades, através de sua síndrome que passamos a entender melhor como  o mundo funciona para ela e quais as suas peculiaridades com o que foge do comum e infelizmente acaba se tornando alvo de preconceito e bullying.

Aos 10 anos Caitlin irá ajuda seu pai a lidar com a morte do irmão da forma mais bonita possível, e o leitor irá acompanhar esses momentos tão delicados vividos por essa família que foi despedaçada e depois reconstruída pelo amor.
Passarinha é acima de qualquer outra coisa uma leitura extremamente sensível e delicada que nos mostra o lado de uma criança com visão de mundo e sentido totalmente diferente do nosso, a obra traz aspectos muito inteligentes para a história de Caitlin e através do livro é possível aprender algumas coisas importantes nos dias de hoje como a empatia, o ato de se colocar no lugar do outro o que nos últimos tempos tem sido tão difícil.
Espero muito que tenham gostado da resenha, um grande beijo e até a próxima.
224 Páginas || Cortesia Editora Valentina || Skoob || Compare & Compre 
|| Classificação: 5/5

Comments (38)

  • Priscila Alexandre

    21 de maio de 2017 at 15:19

    Tenho muita vontade de ler esse livro, mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo. Gosto de livros sobre personagens com autismo. É o livro com uma história que parece ser encatadora!

    Abraços!
    http://www.asmeninasqueleemlivros.com

  • Thayza Fonseca

    21 de maio de 2017 at 19:59

    Olá!!

    Eu já tinha ouvido falar desse livro uma par de vezes, mas não sabia realmente do que se tratava a história. Gostei de conhecer um pouco mais a respeito e saber que tem uma lição importante. Sua resenha está maravilhosa e me despertou o interesse que eu nunca senti por esse livro. Está de Parabéns pelo seu trabalho.

    Beijos e sucesso!!!

  • Beta Oliveira

    22 de maio de 2017 at 21:39

    Ainda não tinha ouvido falar neste livro. Aborda temas profundos e reais – a gente está em um mundo que não sabe lidar com quem não se encaixa nos padrões. Pelas suas palavras, a autora teve a sensibilidade ao abordar a jornada desta autora, o que pode inspirar outros a compreenderem e a inspirar leitores. Obrigada pela dica! Abraços!

  • Mari

    23 de maio de 2017 at 00:21

    Achei esse livro lindo quando li, ver o mundo através dos olhos da protagonista é uma experiência que abre seus olhos. O relacionamento dela com o pai também e a forma como os dois desenvolvem tudo isso é algo que me tocou demais.
    Beijos
    Mari
    http://www.pequenosretalhos.com

  • Charlene Cíntia

    23 de maio de 2017 at 00:44

    Olá!
    Passarinha é uma das melhores dicas que vc poderia dar!
    É um livro lindo e encantador.
    Quando terminei a leitura fico aqle gostinho maravilhoso de quero mais
    De saber respeitar o espaço é a conviver melhor com as pessoas e foi maravilhoso.
    Uma das melhores leituras que já fiz

  • F

    23 de maio de 2017 at 12:34

    Ola
    Eu acho esse livro muito profundo, e sempre o recomendo bastante, especialmente diante de sua abordagem sobre a temática. Já li duas vezes e sou mesmo apaixonada pela obra, não posso negar.. Adorei poder conferir suas impressões, a dica é valiosa, e devo dizer que as fotos ficaram lindas também ♥
    Beijos, F

  • Morgana Brunner

    23 de maio de 2017 at 12:43

    Oiii tudo bem?
    Realmente fiquei bastante animada para ler esse livro, gosto de mundos diferentes, assim como ela o enfrenta e quero descobrir o porque, além de abordar assuntos sérios e até mesmo profundos para o leitor, essa capa está luxo, dica anotada.
    Beijinhos

  • Luisa Aranha

    23 de maio de 2017 at 12:50

    Gente que capa linda… só a capa já da vontade de chorar, imagina o livro. Fora que é da Editora que mais admiro e que queria muito uma chance… Valentina! O trabalho deles é sempre impecavel!

    Bjos

  • Daniele Vieira

    23 de maio de 2017 at 14:08

    Olá
    Esse é um livro que tenho muita vontade de ler por que tenho casos na família e é bom conhecer e saber como lidar com pessoas que podem ser tão diferentes no modo metódico que elas veem as coisas.

  • Manoel Alves

    23 de maio de 2017 at 15:26

    Olá
    Essa obra mastra-sr ser realmente muito incrível. Sempre leio diversas críticas super positivas sobre a mesma rsrs. Acho essa capa tá bem muito linda. Espero poder comprar a obra em breve e fazer a leitura o quanto antes. Até mais ver
    Bjs

  • Porre de Leitura e Livros

    23 de maio de 2017 at 19:15

    Oi
    Ainda não tinha o conhecimento desse livro, achei a capa super linda e instigante, gosto muito de ler livros com personagens diferentes. Acho interessante abordar temas difíceis como esse, mas tenho que confessar que fico triste de conhecer crianças assim e acabo não lendo. Achei sua resenha maravilhosa e adorei as fotos.

  • Paula Sesterheim

    23 de maio de 2017 at 23:36

    Oii, tudo bem?
    Cheguei a ver a capa do livro em uma rede social, mas confesso que não sabia sobre o que se tratava. Acredito que a obra seja bem sensível, ainda mais pelo personagem ter autismo. Geralmente, livros assim trazem uma linda mensagem.
    Acho que vale a pena dar uma chance a esse livro *-*

  • Jennifer Silva

    23 de maio de 2017 at 23:55

    Oii! Eu já tinha visto essa capa maravilhosa, mas nunca soube do quê a história tratava e após ler a sua resenha além de eu ter me surpreendido, eu também fiquei bastante curiosa para conferir haha. Achei bastante interessante a temática do livro e adoraria saber como a Caitlin irá trabalhar a sua síndrome. Sua resenha está ótima e já vou adicionar esse livro à minha lista. Bjss!

  • Anastacia

    24 de maio de 2017 at 01:30

    Oie tudo bem!? Tenho muita vontade de ler esse livro, mas ainda não consegui conciliar.
    Mas a dica está anotada.
    Bjs

  • Carol Mendes

    24 de maio de 2017 at 12:48

    Já ouvi muito falar nesse livro, e sempre coisas positivas, então ele já tá na minha wishlist há tempos, mas sua resenha e percepção da mensagem do livro me motivou ainda mais a ler.
    Lerei assim que possível!
    Obrigada pela dica!

    Virando Amor

  • Sick, sad books

    24 de maio de 2017 at 22:05

    Oie, tudo bem?
    Genteeeeeeeeeee eu sou louco por esse livro desde que vi a primeira resenha dele no canal do Victor Almeida.
    Só pela capa a gente já percebe que é um livro lindo e cheio de emoções relatadas por uma criança que é especial e a maneira dela de ver o mundo. Acho isso incrível e tocante e não vejo a hora de ter esse livro em minhas mãos para poder desfrutar ele página por página <3

  • Leticia Golz

    24 de maio de 2017 at 23:05

    Oi, tudo bem?
    Gosto desses livros cujo enredo é uma lição para todos nós, que levanta reflexões. Que bom que recomenda. Eu sempre quis ler esse livro, mas ainda não tive oportunidade. São muitos livros na lista rs. Mas adorei a resenha, espero ler logo.

    Blog Livros, vamos devorá-los

  • Paula Sesterheim

    25 de maio de 2017 at 00:09

    Oii, tudo bem?
    Apesar de não curtir muito o gênero, o livro parece ser muito bom e trazer várias reflexões. Ainda não li nada que tenha personagens com autismo, mas acredito que seja uma obra tocante, ainda mais pelos seus comentários.
    Dica anotada, parabéns pela resenha.
    Beijos.

  • Carla

    25 de maio de 2017 at 01:06

    Oie!
    Eu já li esse livro e gostei bastante da história.
    Foi uma trama bem emocionante e envolvente, da qual eu indiquei para vários amigos. Inclusive, foi o primeiro livro que li com esse tema, e gostei bastante da forma como a autora conduziu a história.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

  • Jamily Moura

    25 de maio de 2017 at 02:47

    Oi! Já tinha visto a capa desse livro antes, nunca imaginei que era esse o tema dele! É bom que existam obras que nos coloque dentro da mente ou do dia a dia de pessoas com síndromes como asperger, para que possamos cada vez mais saber como lidar com elas. Muito bom a premissa, fiquei curiosa para ler.

  • Thayenne Carter

    25 de maio de 2017 at 13:11

    Olá,

    Sempre vejo a galera indicando esse livro, tenho um desejo enorme em fazer a leitura, mas tenho tanta coisa para ler, que sempre acabo adiando. Gosto muito dessa premissa mais dramática, com uma bagagem emocional bem forte, a síndrome da protagonista me fascina, pois já trabalhei com uma criança autista, e mesmo sendo complexo de entendê-las, eu ficava muito feliz em fazê-lo. Dica anotada, com certeza!

  • Dryh Meira

    25 de maio de 2017 at 14:45

    Oiee ^^
    Esse livro parece ser tão lindo e emocionante ♥ sou doida para lê-lo há tempos, não sei por que ainda não o li *-* Livros que nos ensinam através dos personagens são maravilhosos, né? Espero lê-lo em breve, e até já sei que vou adorar!
    MilkMilks ♥

  • Joanice Oliveira

    25 de maio de 2017 at 16:50

    Olá,

    Sou gamada nesse livro, porque ele trata sobre um assunto importante que são as dificuldades que as pessoas com essa síndrome assim como as de Autismo, TDAH, Dislexia e depressivas tem durante suas vidas em sociedade e esse parece ser uma história de superação e adaptação.

    Beijos!

  • Gabrielly Marques

    26 de maio de 2017 at 00:47

    Oiee, tudo bem? Sempre leio comentários super bacanas sobre esse livro, e tenho muuita vontade de ler também. Fiquei ainda mais ansiosa depois da sua resenha, que ficou ótima! Espero ter a oportunidade de ler muito em breve e me emocionar também com Passarinha <3

    Beijos!!

  • Literaleitura

    26 de maio de 2017 at 00:54

    Olá, ganhei essa obra a algum tempo e estou louca para conferir…preciso organizar melhor minhas leituras.

    Adorei a resenha, parabéns!

    Abraços

  • Suzzy Chiu – Livros e Sushi

    27 de maio de 2017 at 12:01

    Ahh que coisa mais interessante esse livro!
    Ainda nao conhecia esse livro, mas ainda sempre fui curiosa para saber mais sobre essa sindrome e parece que a autora fez de um jeito mto emocionante.
    Adorei a capa e vou tentar ler sim, adorei a resenha.
    Beijos.

  • Hoje é dia de livro

    27 de maio de 2017 at 23:26

    Deve ser um livro bem intenso. Com certeza vou procurar ler, para melhor conhecimento dessa síndrome também.

  • Amanda Caldas

    29 de maio de 2017 at 23:50

    Hey!

    Não conhecia a obra, pouco me interessei pela capa, inicialmente, mas a premissa é fantástica, sua resenha é maravilhoso eu me deixou MUITOO curiosa para ler o livro. Gosto de livros que contam a história de pessoas com certas deficiências, acho que vou aproveitar bastante a leitura..

    Bjos.

  • Ana Paula Lima Miranda

    30 de maio de 2017 at 14:52

    Oiii!

    Eu não li esse livro ainda, mas pretendo fazer em breve!
    Acho o enredo parece ser muito maior do que imagino! Esse tema é importante e delicado! Estou bem curiosa.
    Gostei da resenha!

    Beijinhos

  • Suelen Fernandes

    31 de maio de 2017 at 01:57

    Olá!
    Sempre tive vontade de ler esse livro pois tem uma história forte que emociona o leitor. Adorei a sua resenha e me deixou mais ansiosa ainda para ler o livro.
    Beijinhos!

  • Liziane Goulart

    31 de maio de 2017 at 11:56

    Oi!!
    Esse livro é lindo demais e a história é fascinante, quando li eu me apaixonei logo nas primeiras linhas que li.
    É mesmo uma história emocionante e deveria chegar as mãos de todos.
    Beijão!

  • Mari Ramos

    31 de maio de 2017 at 20:05

    Gosto de livros assim, que nos ensinam e surpreendem, que nos estimulam a sermos mais tolerantes. Eu já havia lido outras resenhas sobre ele e estou muito curiosa para conhecer em detalhes a história.

  • Coleções Literárias

    31 de maio de 2017 at 20:17

    Oie.
    Estou completamente emocionada com sua resenha.
    Sempre fui louca para ler o livro principalmente por causa da capa que é linda, depois vi em algum vídeo de algum booktuber que o livro falava sobre autismo, mas essa é a primeira resenha que leio e fiquei louca para ler o livro de vez.
    Amei a resenha e espero poder ler o livro em breve.
    Bjs

  • Jhonatan, Clichê Imperial

    1 de junho de 2017 at 00:02

    Quando vi esta capa na livraria quase cai pra trás. Um amigo contou parcialmente a trama e fiquei mais curioso. Já está nos desejados e espero muito poder ler logo. Abraços.

  • Impressões de Maria

    1 de junho de 2017 at 02:36

    Olá.
    O que mais gosto nesse livro é justamente o fato dele nos permitir ter uma visão diferente e nos fazer ter a oportunidade que se nos colocarmos no lugar do outro, grandes tragédias poderão ser impedidas.
    Abraços.

  • Vêvévi

    5 de junho de 2017 at 03:05

    Gostei muito da sua resenha, quase pude sentir como se você me contasse sobre o livro em uma conversa e não lendo.
    Parabéns
    Beijos

  • Greice Blogando Livros

    5 de junho de 2017 at 15:37

    Eu quero muito ler este livro. Já li outros com esta mesma síndrome e quando não detectada parece que a pessoa é estranha né, mas se as pessoas compreendessem mais isto tudo o mundo seria diferente.

    Greice

    Blogando Livros

  • Camila França

    5 de junho de 2017 at 17:41

    Oiii flor, sempre escuto coisas ótimas sobre esse livro.
    Estou com uma super vontade de ler ele.
    Parabéns pela resenha, com certeza eu vou pesquisar mais sobre essa obra! 🙂

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post Anterior

Resenha O Lado Bom Da Vida Matthew Quick

8 de julho de 2015

Próximo Post

Resenha Um Gato De Rua Chamado Bob James Bowen

13 de julho de 2015
error: Content is protected !!