[Resenha] Rede De Sussurros Chandler Baker @intrínseca

8 de novembro de 2019

Iniciei a leitura desse livro sem nenhuma pretensão, apenas deixei me levar pela escrita de Chandler, esse foi meu primeiro contato com a autora que já publicou seis livros incluindo este. Fiquei o tempo todo envolvida com a narrativa que a mesma trouxe em sua nova obra, que ao meu ver deveria ser lida por quantas pessoas forem possível.

Sinopse:Há anos, Sloane, Ardie e Gracie trabalham juntas em uma empresa de roupas esportivas. As três sempre se ajudaram, passando por promoções empolgantes, reuniões intermináveis, casamento, maternidade, divórcio e os desafios impostos pela política no escritório. Elas também têm seus segredos e cada uma fez algo de que se arrepende. Com a morte repentina do presidente da empresa, tudo indica que Ames, o chefe delas, será alçado à liderança da companhia. Ames é um homem complicado, que as três conhecem há muito tempo e que sempre esteve cercado por sussurros a respeito do tratamento que dispensa às subordinadas. Esses sussurros vinham sendo ignorados, varridos para debaixo do tapete e acobertados por aqueles que estão no poder.

“Rede De Sussurros” é um livro extremamente envolvente com personagens marcantes e o diferencial da obra é suas características, ele nos propõem uma leitura fortemente baseada no movimento #metoo que luta contra o assédio sexual. Dito isso preciso mencionar que o foco do livro são as mulheres envolvidas na história de Baker.

Conhecemos Sloane, Ardie e Grace que há alguns anos trabalham juntas em uma grande empresa, dominada por homens como na maioria das grandes empresas, elas presenciam e vivenciam varias situações diárias, situações essas que se misturam com suas vidas pessoais, casamentos, maternidade, problemas familiares e etc. Nossas personagens possuem segredos e arrependimentos como todo ser humano.

O presidente da empresa em que atuam acaba sofrendo um infarto e morre, pegando todos de surpresa, a grande questão da morte dele é quem será o seu sucessor na presidência e o primeiro nome que surge é o menos admirado por elas.

Ames é um homem difícil de lidar, como em sua maioria acha que por ser homem é melhor que as mulheres que o cercam, os sussurros sobre suas atitudes sempre foram mantidos em segredos, escondidos, ninguém nunca ousou tocar no assunto abertamente, mais todos sabem sobre o caráter de Ames e do que ele é capaz.

A chegada de uma nova funcionária no departamento jurídico irá mudar a rotina do lugar, as mulheres envolvidas nesta história passaram a falar, e as coisas irão sair do controle se todos sairão ilesos só o tempo pode nos dizer, o que sabemos é que nem todos sairão vivos quando essas mesmas mulheres se unirem.

‘Estávamos guardando os segredos de quem afinal? Os nossos ou Deles? Que interesses eram protegidos pelo nosso silêncio?

A leitura é extremamente fluída, a proposta da autora me tirou da zona de conforto completamente, me peguei refletindo sobre minha atitude diante das situações criadas na obra. A escrita de Chandler pode ser considerada um alerta,  um incentivo a milhares de mulheres vivendo em situações semelhantes.

O livro se torna singular pelo abordagem escolhida, falar sobre assédio mesmo nos dias de hoje é algo delicado mais muito necessário, fiquei muito feliz de ler este livro e saber que escritoras estão dispostas a abordar a temática e lidar com toda a dificuldade que essa abordagem traz consigo.

Rede de sussurros é um livro completo, personagens bem construídos de forma criativa e de encontro com a realidade em que vivemos, é um livro que traz como marca registrada a representatividade e defesa da mulher o que por sí só já é algo admirável, é uma história de luta sem dúvida.

Acima de tudo a leitura traz consigo uma mensagem de que sempre podemos nos apoiar no universo feminino, sempre podemos nos ajudar, e que juntas somos mais fortes sem dúvida. Recomendo muito a leitura não só para as mulheres mais para homens também.

Espero que tenham gostado!

Xoxo

Título Original: Whisper Network| Páginas: 382|Gênero: Ficção| Editora: Intrínseca|Minha Avaliação: 5/5|Comprar: AmazonSubmarino

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! 🙂

 

Previous Post Next Post

Você também pode gostar

3 Comments

  • Alisson Gomes

    Oi Michelle,
    eu não fazia a menor ideia da existência desse livro, mas, preciso dizer que adorei toda a premissa dele, eu sempre gosto de livros que trazem em sua trama a fala sobre algum tipo de problemática social, e essa é uma das mais faladas no momento em que vivemos, a sociedade continua machista e o que ela mas faz é culpar a vitima não é mesmo? Adorei sua resenha fiquei muito curioso em relação a história e o que vai acontecer com as personagens, espero conseguir ler esse livro em algum momento, vou por ele em minha lista de leitura.

    9 de novembro de 2019 at 14:11 Reply
  • Kênia Cândido

    Oi Michelle.

    Estou com este livro para ler e também será minha estreia com a escrita da autora. Estou bem curiosa com a história ainda mais depois de conhecer sua opinião sobre o livro. Obrigada pela dica.

    Bjos

    12 de novembro de 2019 at 20:33 Reply
  • Mari

    Deve ser um daqueles livros que em alguns momentos faz a gente passar raiva, porque essa situação da mulher no mercado de trabalho faz a gente ficar brava, não é mesmo?
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    14 de novembro de 2019 at 23:51 Reply
  • Leave a Reply