new videos

Resenha O Menino Do Pijama Listrado John Boyne


Consegui a oportunidade de ler este livro na biblioteca da faculdade e fiquei encantada com a história, mesmo sendo triste e relatando um fato trágico da nossa história como humanos gostei do livro, terminei com lagrimas nos olhos mais valeu a pena.


Sinopse: Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável.



Bruno está em sua fase infantil e cresce em meio a guerra e nazismo, porém com uma pura ingenuidade ele não imagina os horrores que acontecem na sociedade onde está, em Berlim. Sua vida muda completamente quando a mãe o informa que vão se mudar para uma lugar distante de tudo que ele conhece até agora, Bruno não lida bem com a situação e o fato de ter que sair da escola, e se separar de seus amigos, a mãe justifica que tudo isso é por uma causa maior o emprego de seu pai que o garoto desconhece de fato, ele vê sua infância sendo sacrificada devido a essa mudança o que torna sua adaptação em sua nova casa mais difícil do que nunca.



Deste novo lugar ele conhece um amigo Shmuel, o menino do pijama listrado que vive do outro lado da cerca onde está sua casa, Bruno nota que todos do outro lado usam pijamas e acha aquilo até bacana. Ele imagina que se trata de uma fazenda, e não faz ideia da verdade. Ali a inocência da criança nos emociona e nos traz reflexões durante a leitura.




O livro é marcante com uma narrativa delicada, mais simples e de fácil entendimento, o retrato de uma realidade narrada através dos olhos de uma criança, foi uma das coisas que mais me chamou atenção no livro, a amizade que nasce entre o filho de um general que serve a Hitler e uma pobre criança Judia, ambos inocentes e vitimas de um acontecimento que marcou o mundo.


É difícil ler a obra, apesar de curta traz uma proporção gigantesca em sua história e carga moral enorme, acredito que o autor nos coloca em um estado de profunda análise de como somos como seres humanos, espero ter a oportunidade de ler outras obras dele.





Título Original: O menino do pijama listrado| Páginas: 190| Editora Seguinte| |

Avaliação: 4/5
























Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)