new videos

[Resenha] Viúva De Ferro-Xiran Jay Zhao @intrínseca

 Finalmente venho compartilhar com vocês minhas impressões sobre o livro "Viúva de ferro" e já quero adiantar que a leitura foi muito positiva e me marcou em diversos aspectos como leitora. Esse meu primeiro contato com a escrita da autora foi muito positivo, repleto de emoções e muita adrenalina, uma proposta de leitura peculiar que nos chama atenção por abordar questões tão reais e presentes ainda nos dias de hoje.

Sinopse: Em Huaxia, a maior honra concedida a uma garota é sua escolha para a função de piloto-concubina, servas conectadas a pilotos homens para juntos fornecerem energia vital às crisálidas — máquinas de guerra gigantes que protegem a humanidade dos alienígenas além da Grande Muralha. Essa conexão mental tão intensa e poderosa entre piloto e concubina com frequência leva as jovens à morte, garantindo à família delas uma recompensa financeira do Estado. Aos dezoito anos, Wu Zetian se alista como concubina com apenas um objetivo em mente: vingança. Seu plano é matar o piloto que tirou a vida de sua irmã, mas a situação toma um rumo brutal e inesperado, e Zetian recebe um título muito temido: Viúva de Ferro, uma mulher que, ao contrário do esperado, suga a energia dos homens nas crisálidas e os leva à morte. Numa tentativa de minar suas habilidades mentais extremamente poderosas, o exército a pareia com Li Shimin, o piloto mais forte e controverso de Huaxia, um guerreiro que nunca erra seu alvo. Mas agora que Zetian sabe do que é capaz, não vai recuar tão facilmente, usando todas as suas armas para sobreviver e destruir de uma vez por todas um sistema que despreza a vida de meninas e mulheres. Em Viúva de Ferro, Xiran Jay Zhao constrói com maestria um universo audacioso e original, unindo ficção científica, fantasia e elementos da história chinesa ao reimaginar a jornada da primeira e única imperatriz da China, Wu Zetian, em um futuro distópico, ameaçador e eletrizante.

Zetian é uma jovem pobre que vive em uma vila simples com sua família, pais e irmãos, ela busca vingança e vem tramando um plano para alcançar esse objetivo. Seu maior desejo é se alistar como cumcubina para vingar a morte de sua irmã. Em meio a seus planos Zetian vive uma relação inocente com um jovem rico de família nobre seu nome é Yizhi.

"Você é minha estrela polar. Vou para onde quer que você me guie"

Apesar de gostar muito de Yizhi e ver nele um rapaz digno de confiança e respeito a jovem precisa priorizar seu objeitvo de vingança escolhendo deixar de lado seus sentimentos e seguir em frente alistando-se como cumcubina. As cumcubinas são moças que se destinam a servir um homem em batalha, sua conexão com o escolhido geralmente a leva a morte em pouco tempo pois ela não suporta a drenagem de seu QI. Essa situação garante as famílias dessas jovens grandes pagamentos em dinheiro e basicamente faz com que famílias pobres como a de Zetian procriem apenas com intuito de melhorar de vida ou até mesmo de melhorar a vida dos filhos homens, como é o caso da jovem, onde seus pais querem o dinheiro de seu alistamento e provável morte para que seu irmão possa comprar uma noiva.

É isso mesmo! Você não leu errado, a proposta de vida da protagonista é servir como mulher para que um homem se sobressaia, uma sociedade culturalmente machista que subjulga a mulher e a menospreza usando e abusando dessas jovens como bem entendem. O que faz o desejo de Zetian de vingança ganhar cada vez mais força e torna seus pensamentos cada vez mais ameaçadores para seus inimigos. O plano de Zetian é se alistar e se aproximar do homem que matou sua irmã mais velha, simples e fácil, entretanto quando ela finalmente consegue percebe que entrou em uma teia de situações muito periogosas que está longe de acabar apenas em sua vingança. Seu caminho se torna cada vez mais difícil e doloros, mas para ela a dor é uma constante e com isso ela sabe lidar.

O livro nos proporciona uma viagem ficticia, mas intimamente ligada a nossa realidade onde se percebe em ambas as perpesctivas o machismo, preconceito e ato de subjulgar o poder feminino e sua importância em uma sociedade ou como no caso de Zetian o medo dos homens ao redor dela como uma presença feminina ser mais forte e destemida que os generais de Huaxia. 

A leitura se torna cada vez mais envolvente e eletrizante para o leitor que aos poucos vai desvendando os mistérios das cumcubinas junto a protagonista e aos personagens que a cercam, com uma escrita intrigante e cativante Xiran nos surpreende e nos prende a todo momento fazendo com que fique impossível largamos a leitura, fora as questões sociais presentes em sua história que no fazem refletir.

As intenções da autora ficam cada vez mais claras, sua história nos leva por caminhos reflexivos sobre o papael da mulher na atualidade, nossa importância e significado e aborda ainda lutas que travamos enquando seres do sexo feminino simplesmente por sermos o que somos assim como Zetian.

Zetian é uma protagonista forte que viveu muitas coisas ruins e por meio dessas vivências  aprendeu a lidar com o ser homem da maneira deles com crueldade e determinação é assim que ela se torna superior a todos que um dia a fizeram sofrer, a protagonista nos ensina muito durante sua trajetória uma das lições mais significativas foi a de persistir lutar pelo que queremos ou até mesmo pela nossa sobrevivência em um mundo que mesmo hoje ainda nos agride e nos inferioriza.

A escrita da autora é envolvente e atraente para o leitor a cada página, cada capítulo a história criada por Zhao fica cada vezs mais eletrizante e instiga seu leitor a saber mais, faz com ele deseje um desfecho e por falar em desfecho fiquei completamente boquiaberta com o desfecho de "Viúva de ferro" que até onde compreendi terá continução, e você ficou curioso pela leitura? Me conta aqui nos comentários vou adorar saber!

XOXO 

:)

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)