new videos

[Resenha] Recomeço Tembi Locke @intrínseca

Ler "Recomeço" foi uma experiência extremamente necessária, um livro com aspectos delicados e uma temática dramática sobre relacionamento, perda, luto e o ato de recomeçar, uma história repleta de lições e muitos significados, foi uma jornada sensível acompanhar a história quase que autobiografica de Tembi, mas também foi uma das leituras mais valiosas desse ano.

Sinopse: Na Sicília, dizem que toda história começa com um casamento ou uma morte. No caso de Tembi Locke, começou com ambos. Quando Tembi conheceu Saro, um chef de cozinha, em uma rua de Florença, foi amor à primeira vista. Havia apenas um problema: a tradicional família siciliana de Saro não aceitava seu casamento com uma mulher negra, norte-americana e ainda por cima atriz. Mesmo decepcionados, os dois permanecem firmes e não desistem da relação. Constroem uma vida feliz em Los Angeles, investem na carreira, nas amizades e no amor da vida deles: uma menininha que adotam ainda bebê. Mas, quando eles finalmente se reconciliam com a família de Saro, ele já está enfrentando a maior provação de sua vida: um câncer, que arruína todos os sonhos do casal. A narrativa se desenrola a partir dos três verões que Tembi passa com a filha, Zoela, na cidadezinha natal do falecido marido, no interior da Sicília, enquanto tenta reconstruir sua vida. Lá, a atriz encontra apoio na sogra e passa a ter contato com as origens de Saro, além de descobrir os poderes da comida simples, de uma comunidade unida e de tradições atemporais. Durante toda essa jornada, ela reflete sobre os anos com Saro e esse romance que mudou sua vida — uma história de amor que vai muito além do tempo que passaram juntos. Recomeço é uma história sobre perda, viagens e comida, mas também sobre amar, encontrar um lar e relembrar por meio de sabores. Um livro para todo mundo que já lutou por amor, e um lembrete de que a vida pode ser verdadeiramente deliciosa.

"Na Sicília, dizem que toda história começa com um casamento ou uma morte. No caso de Tembi Locke, começou com os dois."

Recomeço é a história de vida da autora desse livro, nele ela nos conta como conheceu seu marido falecido Saro, um chef de cozinha e como seu relacionamento com ele começou em Florência, Itália. Por meio de sua escrita somos levados a sua jornada de vida, as dificuldades encontradas pelo casal pelo choque das culturas e etnias, também conhecemos a história das famílias de ambos tanto de Tembi como de Saro e a partir disso iniciamos nossa jornada emocionante sobre a vida desse casal. 

Saro é um siciliano nato, lindo, chef de cozinha que trabalha em seu próprio restaurante em Florência.Quando conhece sua futura esposa fica claro o que deseja, se dedicar de corpo e alma ao seu relacionamento é exatamente isso que ele fará.

"O amor é como uma linha invísível que nada pode desfazer"

Sabemos o que a vida reservou para Saro no inicio da leitura nós ja nos deparamos com a despedida de Locke ao seu grande amor, Saro foi diagnosticado com cancêr e lutou de maneiras inimagináveis para sobreviver a sua doença, o que nós enquanto leitores não sabemos ao iniciarmos a leitura é a jornada de vida que esse homem irá traçar ao lado de Tembi e isso é o que Recomeço nos propõem acompanhar a trajetória dessa relação que nos inspira e nos cativa ao longo de toda a leitura.

Tembi é uma mulher forte, notamos isso pela iniciativa de nos contar sua história, uma trajetória de muito sofrimento, muita resistência, mas repleta de amor, fidelidade, companheirismo e reflexões extraordinárias, por meio de sua luta e construção de vida ao lado do seu marido, somos levados a uma sequência de acontecimentos cheios de ensinamentos.

Saro é uma homem extremamente gentil, amoroso que se entrega a uma relação que se mostra muitas vezes improvável, mas que para ele é o mais importante, Tembi se torna o seu centro no mundo e na vida e por ela Saro se torna capaz de enfrentar qualquer adversidade, essa relação que eles constroem nos inspira durante toda a leitura.

"Tivemos que recomeçar com um fim e fazer um novo começo"

O livro é uma caminho emocionante para o leitor, acompanhamos o desenvolvimento do namoro de Tembi e Saro, relação essa que gerou muitos problemas, Saro veio de uma família tradicionasl da secilia e nao aprovavam sua relação com Tembi, uma mulher negra estrangeira, com costumes diferentes. Mas a proposta da leitura vai se tornando cada vez mais sólida quando Tembi vai para cidade natal do seu falecido marido junto de sua filha adotiva Zoela essa que por sua vez Saro amou, protegeu e cuidou o máximo que a vida lhe permitiu. 

Lá na sicília Tembi Locke se reencontra, passa a ter mais contato com sua sogra e os costumes locais e ela também reflete e nos ensina por meios de seus pensamentos sobre o relacionamento que construiu com Saro ao longo dos anos.

Nesse ponto passamos a entender o comportamento das pessoas quando se trata de tradição, em muitos momentos tanto na leitura quanto na adptação disponível no Netflix, percebemos o preconceito incutido nas famílias tanto de Saro como na de Tembi que vem  de uma linhagem negra Texana e repleta de ideais antiquados quando se trata de vida profissional principalmente, porém a família dela aprende amar e respeitar Saro como ele é, o aceita e cuida deles quando mais precisam. A família dele demora um pouco mais, foi preciso que o filho adoecesse para que tal cuidado surgisse.

Uma das coisas que mais apreciei nessa leitura foi o sentimento de identificação com os personagens, sendo descendente de sicialiano me senti próxima das tradições, comida em relação a Saro. E sendo mulher me coloquei no lugar de Tembi que abriu sua história de vida e compartilhou conosco por meio do seu livro sua experiência lutando ao lado do homem que amava contra uma doença tão cruel.

Recomeço é uma história sobre perda, viagens, comida, sobre paixão, tradições, cultura, entretanto para muito além disso é um livro sobre amor, sobre como lidamos com nossos obstáculos, sobre quem escolhemos para estar ao nosso lado, sobre doar-se por inteiro ao outro, sobre o ato de amar seja uma pessoa do mesmo sangue ou não, é uma história sobre família, cuidado, reciprocidade, enfim não teria como descrever mais nessa resenha o quanto essa leitura foi valiosa, simplesmente digo leiam e se puderem assistam a adaptação, mas adianto preparem seus corações e seus lencinhos! 

Espero que tenham gostado!

Xoxo

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)