new videos

[Resenha] Codinome Verity- Elizabeth Wein @editoramorrobranco

 Minha última experiência de leitura traz um proposta forte, curiosa e repleta de reflexões, O Codinome Verity nos propõem uma história que vai te prender do inicio ao fim, seu pano de fundo voltado para segunda guerra é um prato cheio para leitores que apreciam a temática, foi uma ótima leitura.

Sinopse: Universalmente aclamado e nomeado como um dos 100 melhores livros de todos os tempos pela Time, Codinome Verity é uma leitura visceral sobre amizade, traição e sobrevivência 11 de outubro de 1943 — Um avião espião britânico cai na França ocupada pelos nazistas. A pilota e sua passageira são melhores amigas. Uma delas tem uma chance de sobrevivência. A outra perdeu o jogo antes mesmo de começar Quando "Verity" é capturada pela Gestapo, ela está certa de seu fim. Como uma agente secreta capturada em território inimigo, ela vive o pior pesadelo de uma espiã. Seus interrogadores nazistas lhe dão uma escolha simples: revelar todos os detalhes de sua missão ou enfrentar uma terrível execução. Enquanto tece intrincadamente sua confissão, Verity discorre sobre seu passado, como ela se tornou amiga da pilota Maddie e por que ela a deixou para trás nos destroços de seu avião. A cada página escrita, Verity luta por sua vida, confrontando seus pontos de vista sobre coragem, fracasso e sua desesperada esperança de voltar para casa. Mas negociar seus segredos será suficiente para salvá-la? Intensa, por vezes angustiante e lindamente escrita, a versão definitiva deste clássico moderno apresenta um novo conto, ensaio do autor, um guia de discussão e muito mais!

Nesse livro conhecemos a força da amizade, o poder feminino, a capacidade da mulher e sua resistência, um ficção incrívelmente bem escrita, com personagens cativantes, a história é narrada inicialmentte por Verity ela compõem a resistência durante a Segunda Guerra Mundial, em sua missão estava sendo levada pela melhor amiga Maddie em um avião, quando um acidente interrompeu a viagem separando ambas. 

Presa pelos nazistas Verity trai seu governo e aceita contar tudo que sabe em troca de sua vida, suas roupas e sua dignidade enquanto mulher. Por meio de pedaços de papel, canetas e lápis nossa protagonista cumpre com sua promessa aos nazistas contando toda sua trajetória até aquele momento da captura, faz isso por meio de uma narrativa detalhada inclusive de como conheceu Maddie e como foi parar ali naquele lugar.

O livro explora aspectos da guerra muito curiosos para o leitor, como o funcionamento das forças áreas naquele período, o serviço secreto e o papel das mulheres diante da situação vivida, como elas foram ganhando terreno e como trabalharam contra as forças inimigas, sua força e capacidade de lutar contra seus inimigos é algo marcante durante a leitura.

As lições sobre a amizade e seu poder também são memoráveis ao longo dessa experiência, a história de duas mulheres que deixaram suas vidas para trás, seus planos e sonhos para servirem e lutarem por algo em que acreditavam ser o o correto nos inspiram e nos cativam página por página. A leitura se divide em relatos de Julie (Verity) e Maddie (Kittyhawk) e suas narrativas se complementam trazendo uma perspectiva completa ao leitor.

A escrita da autora que me ganhou logo nas primerias páginas é fluída, envolvente e nos proporciona uma experiência única, sua história de ficção e repleta de signifcados nos faz refletir e pensar sobre diversas temáticas, para além da guerra, da amizade, analisamos quem somos e o que fazemos com nossas vidas quando algo interrompe nosso sonhos.

Verity é um livro que nos emociona, uma trama que mesmo sendo trágica nos traz esperança de certo modo, mostra que o amor as vezes pode levar a decisões difíceis que irão impactar o resto de nossas vidas, mas que sempre é a opção mais adequada, escolher pelo amor! O final do livro pode nos surpreender pois estamos aguardando por agora então recomendo que você leia e confira como tudo acontece, por fim quero conhecer mais obras e trabalhos da autora, de fato foi excelente leitura que recomendo a todos que apreciam essa temática!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)