new videos

[Resenha] Antes Que o Café Esfrie- Toshikazu Kawaguxhi - @editoravalentina

"Antes que o café esfrie" é uma história que se passa em uma ruazinha silenciosa de Tóquio, ali existe uma cafeteria, mas não uma cafeteria tradicional, Funiculi Funiculá existe há mais de 100 anos! Os cafés ali são cuidadosamente preparados.


A maior curiosidade dessa cafeteria é uma lenda muito antiga em que os clientes podem fazer uma viagem no tempo, isso não é spoiler pessoal, está no comecinho do livro, mas, voltando essa lenda diz que é possível viajar no tempo, voltar ao passado! Existem regras é claro, as mais significativas são que o presente não pode ser mudado e os viajantes precisam beber o café antes que ele esfrie, e claro tem uma fantasma e tals...


... Nessa história conhecemos quatro novas histórias de pessoas diferentes que vivenciaram tal experiência de viagem no tempo pelo café, na viagem essas pessoas sabem que uma regra importante é que só podem encontrar pessoas que estiveram no café, conhecemos então Fumiko e Goro, jovens namorados, marido e mulher, Fusagi e Kohtake, as irmãs, Kumi e Hirai, mãe e filha, Kei e Miki, a vida de todos eles se entrelaçam na cafeteria, tornando essa história ainda mais curiosa e cativante.


A leitura aos poucos vai nos conquistando e em suas 200 e poucas páginas somos surpresos, emocionados, ensinados o tempo todo na experiência de leitura, esses ensinamentos e emoções vem por meio das vidas desses personagens pelas situações que eles passam ao longo do livro.


"Antes que o café esfrie" é um daqueles livros para refletir sobre segunda chance, sobre oportunidade, sobre perdão e recomeços, uma história linda que nos comove e nos faz pensar e se pudéssemos voltar no tempo? Quem gostaríamos de ver? O que gostaríamos de ter dito? Ou feito?

Uma lição muito significativa é que não podemos mudar o passado, nem afetar o presente, mas o futuro só a nós cabe, só você pode fazer diferente no futuro, uma das lições e reflexões mais valiosas dessa leitura!


Percebe-se que gostei muito dessa história, mas existe um detalhe triste que me deixou pensativa enquanto lia, infelizmente na vida real não podemos ter a perspectiva ou esperança de uma viagem no tempo, nem sempre temos segundas chances e ver o que fizemos de errado para acertar no futuro, e dai vem a parte mais bonita dessa leitura foi para isso acredito enquanto leitora que o autor nos trouxe sua escrita, então gratidão Kawaguchi por isso!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)