new videos

[Resenha] A Parábola Do Semeador- Octavia E Butler- @morrobranco

 Semente da terra parte 1

Assim como em meu primeiro contato com a escrita de Octavia por meio de Kindred, me preparei para leitura de a Parábola Do Semeador, pela proposta sabia que iria enfrentar uma leitura emocionante e dífícil, em meu primeiro contato com a escrita da autora decide que queria ler tudo que essa mulher escrevesse, se fosse uma receita de bolo eu leria, ela se tornou favorita por aqui e lendo este livro da resenha de hoje tive um misto de sentimento e reflexões das quais talvez não consiga explicar por completo, porém irei tentar!

"Tudo o que você toca muda. Tudo o que você muda, muda você. A única verdade é a mudança"

Ambientado no Estados Unidos em um período em que a água tem um valor imensurável, com uma população assolada pela seca, miséria, fome entre outras coisas terríveis, nessas condições a sociedade vai se deteriorando aos poucos e os sobreviventes fazem de tudo para se manterem em equílibrio. Num lugar onde as drogas, tráfico, o estupro, assassinatos se tornam parte do dia a dia da população a polícia não faz/pode fazer mais nada para punir ou deter as muitas almas já perdidas para tanta desgraça.

É nesse cenário horrível e cruel que conhecemos a história de Lauren Olamina, uma jovem filha de pastor que perde tudo que tinha na vida quando o bairro murado onde vivia com sua familia e amigos é invadido por outros moradores aqueles que não possuem casa, nem alimentos os que vivem nas ruas em meio ao caos, nesse dia de fogo e morte Lauren perde sua casa, sua madrasta e seus dois últimos irmãos.

Nesse dia de perda dor e desespero ela também inicia sua jornada pelo país que atualmente está se despedaçando, o que começa com uma fuga de medo e terror aos pouco vai tomando outros significados, com o tempo de caminhada e jornada dura sua busca por sobrevivência se torna algo muito maior, ali naquela dificuldade nasce uma nova fé.

A escrita de Butler nesse livro é desafiadora para a mente do leitor, aqui nosso desafio é entender o que autora quer com sua história que já adianto não é fácil de ser lida, é cruel, aterrorizante repleta de gatilhos, mas todas essas características tornam o livro o que ele é, valioso, significativo, uma leitura para se pensar, refletir e analisar com profundiade questões como...

... Que tipo de futuro estamos criando? Este é o tipo de futuro que em que você quer viver? Se não for, o que você podemos fazer para criar um melhor? Indagações como essas surgem ao lermos a parábola do semeador, mas a obra está para além, a narrativa é por meio de um diário da protagonista, aqui percebemos por sua escrita o valor da família e como uma sociedade corrompida e momentos de dificuldades podem afetar esses valores tão importantes, o livro traz uma questão ainda mais profunda sobre a natureza, o meio ambiente e o que nós enquanto seres humanos estamos fazendo com a terra.

Na leitura é possível ainda notarmos a crítica pólítica que vem de encontro com o que vivemos atualmente, ou seja, uma leitura extremamente atual quando pensamos nesse sentido. Por fim torna-se uma leitura muito rica apesar de um conteúdo forte, é necessário tempo para absorver tudo que esse livro pode nos proporcionar.

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)