Amor de perdição, Camilo Castelo Branco @unesp

Essa foi a primeira vez que li⁹⁹ uma obra de Camilo Castelo Branco, amor de perdição é um clássico da literatura portuguesa, um drama que pode ter marcado a formação de muitos de vocês que estão lendo essas considerações, pois se trata de uma obra muito solicitada no ensino médio, uma pena que a mim só foi apresentada após adulta.


Em Amor de perdição, encontramos temas como os relacionamentos familiares e sociais; a religiosidade e a família; o patriarcalismo; e a condição da mulher na sociedade do século XIX. É possível ainda observar que a vida do autor e a obra estão intrinsecamente ligadas. Esse é um livro com narrativa dentro do romantismo, ultrarromântico, é também a obra mais famosa do autor! 

Nessa história, conhecemos Simão Botelho, o protagonista da história, é filho do desembargador Domingos Botelho e acaba se apaixonando por Teresa de Albuquerque, filha do maior inimigo de Domingos. Assim, o namoro entre Simão e Teresa não é aceito por suas famílias. Me lembra muito Romeu e Julieta pela rivalidade e claro pelo final que marca o leitor profundamente. 


O livro traz questões reflexivas muito significativas e, por meio de um triângulo amoroso, o autor traça sua escrita de maneira espetacular, é um livro intenso e reflete, como disse anteriormente, a vida de Camilo. É um livro bem polêmico pelo público inicial não aceitar o desfecho, feito com maestria. A linguagem aqui é mais rebuscada, afinal estamos falando de um livro de literatura portuguesa publicado em 1862.

Sobre o autor: Camilo Castelo Branco foi um escritor português, romancista, cronista, crítico, dramaturgo, historiador, poeta e tradutor. Filho de uma pequena família burguesa, nasceu em Lisboa no dia 16 de março de 1825. Representante do segundo momento do Romantismo português, Camilo Castelo Branco figura entre os mais importantes escritores da literatura portuguesa.

Você já leu ou tem vontade de ler?
Anterior
Próxima

0 comentários