Dom Casmurro, Machado De Assis - Excelcior

Essa é sem dúvida minha obra favorita de Machado, uma obra que marca o leitor por sua crítica certeira sobre a sociedade brasileira. Que aborda temas como ciúme, caráter, e muitos outros, publicada pela primeira vez em 1899 Dom Casmurro traz uma figura feminina emblemática para literatura, quem ao menos uma vez não se sentiu Capitu?



"Olhos de cigana oblíqua e dissimulada." eu não sabia o que era oblíqua, mas dissimulada sabia, e queria ver se podiam chamar assim"

A discussão que inflama os corações dos leitores permanece viva até hoje sobre a possível traição da personagem ou sobre a possível loucura de seu acusador, gera inúmeros debates, alguns deles até acalorados nas discussões abertas do curso de letras, foi no curso de letras que li pela primeira vez Dom Casmurro, me encantei com a escrita e história nele contada. Esse romance que com o passar do tempo recebe inúmeras interpretações e que foi minha releitura recente, aborda o adultério e questões religiosas de maneiras que levam o leitor trabalhar seu senso crítico.


Machado de Assis trabalha as questões sociais nessa obra de maneira impecável, arma o problema e testa a capacidade do seu leitor, foi um escritor incrível, trabalhou em seu livro o problema de classe no país, o possível triângulo amoroso entre Bentinho, Capitu e Escobar está longe de ser o objetivo final da obra, que é uma produção realista.

Além disso, a leitura apresenta a crítica a burguesia, corrupção humana, e jogos de interesse, tudo isso para que o leitor reflita e tome suas conclusões conforme a sua visão de mundo. Dom Casmurro é um romance psicológico que nos ensina, nos entretém e nos cativa.

Você já leu? Tem vontade de ler?
Anterior
Próxima

0 comentários