Histórias, Heródoto Livro III @edipro

Ler histórias de Heródoto tem sido uma rica experiência, mas é preciso falar da linguagem culta e erudita utilizadas nessas obras, no primeiro livro senti certa dificuldade, no segundo estava mais familiarizada, nessa terceira obra a dificuldade voltou, então sobre à interpretação e compreensão não é linear, porém é muito possível, basta que o leitor tenha paciência consigo mesmo.


Nesse terceiro volume da clássica série de Histórias de Heródoto composta por 9 volumes (que Deus me ajude a ler todos!) a narrativa é dedicada a Talia, nessa leitura temos uma imersão da expedição militar de Cambies contra o Egito, é fascinante.

Aqui o pensador preocupou-se em descrever os preparativos dessa expedição, ele relata desde o início dela, sua causa e suas consequências de maneira minuciosa, detalhista e envolvente para quem a lê! A história passa pelos episódios mais importantes da conquista do Egito, até o fim de Cambises.

Essa é uma obra de muitas camadas, aqui você ainda encontra um conteúdo biográfico que permite a compreensão do caráter do personagem envolvido, é um relato muito significativo na expansão do império persa.


Esses registros de Heródoto vem impactando a humanidade há muito tempo, nos ajuda a compreender a história da antiguidade relacionada com o nosso presente, por meio dessas obras torna-se possível avaliar a história e os acontecimentos que impactaram a sociedade. Em sua narrativa o autor procura mostrar para além do tema principal, aborda os costumes de uma época marcada por guerras e conquistas de territórios, fala sobre o papel da mulher para essas sociedades, sobre os hábitos desses povos.

Nessas leituras o leitor tem acesso ao modo de vida, a cultura, o trabalho, as atividades cotidianas e a educação daquele período, o que torna a leituras desses livros ainda mais valiosa, enfim é um prato cheio aos que desejam mais da história antiga.

Você já leu, ou tem vontade de ler?
Anterior
Próxima

0 comentários