Mulheres Nas Luzes, Organização tradução e notas, por Regina Schopke & Mauro Baladi @unesp

Essa foi um de minhas últimas leituras por aqui, para quem me acompanha sabe que adoro estudar os temas de filosofia e história é o que nós encontramos nessa reunião de textos em Mulheres nas luzes. O livro traça um percurso no período do ilumnismo e como as questões daquela época afetaram a mulher  sua condição social, profissional etc.


A obra vem como uma revelação das primeiras manifestações do que hoje conhecemos como feminismo, a narrativa conta a trajetória de figuras femininas muitas vezes esquecidas ou deixadas de lado na história, mas que com esforço e persistência conseguiram marcar sua posição nesse mundo.

Por meio da leitura  é possível além de conhecer a histórias dessas figuras, refletir sobre o papel da mulher na sociedade, sobre como eram vistas e como são vistas hoje em dia em diferentes contextos, o livro vai abordar ainda as questões do iluminismo, do patriarcado e os preconceitos que o envolve, falará sobre cultura, religião entre outros temas que nos conduz durante os mais de dez capítulos escritos de maneira impecável.


"Os textossão originais da época, escritos por mulheres e homens que ousaram romper o silêncio sobre a condição feminina"

Um dos meus capítulos favoritos foi ensaio sobre a educação da donzelas, curioso e envolvente foi uma das partes que mais apreciei ler, por fim mulheres nas luzes é uma obra rica, com contexto histórico, social e político que se torna para o leitor extremamente signifcativo!

Gostaram dessa proposta?
Anterior
Próxima

0 comentários