new videos

Resenha Eleanor & Park Rainbow Rowell

Sempre gostei de leituras que me proporcionasse algum tipo de ensinamento, e que junto a isso eu pudesse transmitir o que aprendi as pessoas que gosto e me relaciono, esse foi o ponto crucial da leitura de Eleanor & Park, aprendi muito, e quero passar isso a vocês. Espero que gostem da resenha.

Sinopse: Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, Geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.


Eleanor & Park é livro que retrata a história de dois adolescentes, eles se conhece no período escolar trata-se de um romance, porém tem muito drama na história desses jovens, contada de uma forma mais leve e tranquila a autora narra as dificuldades enfrentadas durante o relacionamento de ambos uma leitura cheia de lições, que aborda o preconceito e o bullyng praticado nas escolas. A leitura também relata a importância da família na vida de jovens como os personagens criados por Rainbow.

Eleanor vive uma realidade completamente diferente de Park, onde enfrenta dificuldade financeira, e um padrasto que não gosta dela, vivendo em casa com seus quatro irmãos e a mãe ela detalha coisas simples do nosso cotidiano que lhe fazem muita falta, e também o preconceito enfrentado na escola onde estuda. Por ser diferente da maioria das garotas Eleanor passa por muitas provações enquanto nova e isso mexe muito com leitor. Uma mãe submissa, um padrasto agressivo, as dificuldades com os irmãos  mais novos e a triste realidade financeira de sua família a obriga amadurecer mais rápido do que deveria.

"Não existem príncipes encantados, pensou ela. Não existem finais felizes. Ela olhou para Park. Dentro dos olhos verdes dele. Você salvou minha vida, ela tentou dizer. Não para sempre, não definitivamente. Provavelmente, só por certo tempo. Mas salvou minha vida, e agora eu sou sua. O que sou agora é seu. Para sempre"

A jovem conhece Park que também é diferente, porém mantem se distante de confusão e no inicio não acha uma boa ideia ser visto com ela, mais o destino tem uma pequena surpresa para eles, que começam a se apaixonar um pelo o outro. Quando o padrasto da jovem descobre seu relacionamento com Park, ela decide que é hora de fugir, essa decisão implica na separação do jovem casal, o sofrimento entre eles é muito nítido  para leitor, um dos momentos mais emocionantes da leitura.

A autora abordou diversas questões sociais muito importantes o que tornou sua obra cada vez mais especial e impactante, o livro é intercalado entre as narrativas dos personagens e da autora, gostei muito da maneira escolhida por Rowell para narrar sua história. É muito difícil não se sentir tocada pela leitura, me emocionei em muitos momentos.

Através de sua escrita a autora entregou sua proposta de forma magnifica, muito condizente com a realidade e ligada diretamente a ela seus personagens são mais que exemplos, são modelos a serem seguidos por muitos jovens. O livro tem um pouco de tudo amor juvenil, lições, paixão e muito mais, simplesmente adorei.

Observação importante- Eleanor sofre diversos problemas sociais, emocionais, preconceituosos com ela, problemas familiares, ela não tem estrutura dentro de casa enquanto jovem e isso reflete claramente em sua ações, refletiu em sua formação enquanto pessoa, é possível percebemos fazendo uma reanalise da leitura que ela transmite esses problemas pessoais na maneira como enxerga seu novo relacionamento, como vê Park.


Espero muito que tenham gostado!



Comentários

  1. Oiii, Michelle, tudo bem?
    Que bacana essa sua resenha!! Fiquei apaixonada, principalmente pelo fato de ser abordado sobre a importância da família com os adolescentes, isso me encantou de primeiro. Dica anotada e lindinhas suas fotos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Faz tempo que quero ler esse livro, mas infelizmente acabo passando os lançamentos na frente e nunca adquiro a obra. Amo romances que além de nos cativar, nos proporciona algum ensinamento que podemos levar para a vida toda. O fato da autora tratar de algumas questões sociais, acredito que seja o ponto alto da trama, e o que mais me chamou a atenção a respeito da história.

    ResponderExcluir
  3. Eu morro de curiosidade com esse livro e acho a capa dele uma fofura que só. Adorei ver a sua resenha e poder conhecer um pouco mais sobre a obra através das suas impressões com a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Gostei do livro por realmente tratar o lance da adolescência porque embora o relacionamento de ambos seja bem forte, nos parâmetros sentimentais (pelo menos eu acho), não tem como se safar destes problemas. Querendo ou não, Eleanor se sente horrorosa perto de Park. Recomendo a leitura.

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  5. li esse livro em um dia, na livraria mesmo, achei fofo para o público jovem e adolescente, cativante e que se aproxima da realidade

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Eu li este livro já faz algum tempo e também adorei, porém queria que o final tivesse sido diferente ou que tivesse uma continuação. Gostei muito do casal e da forma que os dois começaram a se conhecer, os assuntos que a autora tratou foram realmente importantes, eu só mudaria o final mesmo. Adorei a resenha
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. oie como vai?
    eu ja tentei ler esse livro mas na época ele nao fluiu pra mim, acho que não era bem as emoções que eu buscava sabe?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)