new videos

Resenha O Menino Da Lista De Schindler


Já comentei aqui no blog sobre como encaro minha leituras, eu aprecio obras que me proporcionam grandes lições, e sem dúvidas este foi um livro cheio delas, uma história muito sensível que devemos estar preparados para ler, espero que gostem da resenha!





Sinopse: Misto de biografia e romance de formação, O menino da lista de Schindler acompanha a trajetória de Leon Leyson, o mais jovem integrante e um dos últimos sobreviventes da famosa lista de judeus salvos pelo empresário alemão Oskar Schindler durante a Segunda Guerra Mundial. Intenso como O diário de Anne Frank, o livro chega ao Brasil pelo selo Rocco Jovens Leitores depois de alcançar a prestigiosa lista dos mais vendidos do jornal The New York Times, e oferece uma perspectiva única do Holocausto. Um relato emocionante, corajoso e humano que precisa ser contado às novas gerações.

O Menino da Lista de Schindler é um livro intenso e doloroso que nos apresenta a história de vida de Leon Leyson, quando jovem ele passou por uma das situações mais difíceis de sua vida, a Segunda Guerra Mundial e o que a tornava devastadora para esse menino e sua família é que eles eram Judeus.



Leon vivia com sua mãe e irmãos em Narewka uma pequena cidade na Polônia, lá ele viu seu pai trabalhar muito para mantê-los e aprendeu desde cedo o quanto o trabalho era importante, seu pai era inteligente sabia muitas coisas e devido a isso conseguiu um emprego melhor em outra cidade Cracóvia, lá ele trabalhou mais e guardou cada centavo para que um dia pudesse trazer Leon e o restante de sua família para junto dele, isso demorou um pouco pra acontecer mais por fim estavam todos juntos e felizes em Cracóvia.


Foi um tempo depois de terem se estabelecidos na nova cidade que a Guerra estourou e veio para separar a família do nosso jovem protagonista, as mudanças começaram a acontecer aos pouco e ele junto de seus irmãos viveram na pele o ódio trazido pelos nazistas. Foram expulsos de sua casa junto a outras milhares de famílias judias, colocados em um complexo que denominaram de Gueto, e aos montes eles se amontoavam nos pequenos metros quadrados que ainda restavam, naquele lugar Leon passou por dificuldade inimagináveis, fome, medo, frio, solidão mais sempre buscava forças para se manter firme e unido a sua família, o pai continuou trabalhando na fábrica de Schindler um nazista que parecia se importar mais com o judeus que qualquer outro naquele momento, devido a esse emprego muitas vezes sua família foi salva da morte e isso os ajudou durante praticamente todo o período da guerra.


Schindler ajudou Leon, seus irmãos, sua mãe e seu pai sempre que ele podia e conseguia, assim como outros judeus que trabalhou para ele em função dos nazistas, sempre que podia ele pagava propina aos soldados para conseguir o que queria ( alegava que os judeus eram muito importantes e úteis na produção de tudo que pudesse ser usado na guerra) e muitas das vezes funcionava bem, mais não impedia todo o sofrimento do judeus, todos os castigos, as doenças, a falta do que comer, e a morte em muitos casos.



O livro nos mostra com detalhes o sofrimento de Leyson e sua família na luta pela sobrevivência, e nos conta como a ajuda de Schindler foi de extrema importância para eles e quase dois mil judeus, sem ele todos teriam morrido, conhecemos através de uma escrita simples e sensível a monstruosidade da guerra e como foi desumano o que fizeram aquele povo.A leitura em muitos aspectos foi uma narrativa em primeira pessoa dolorosa de se ler mais importante de se conhecer, o mais assustador para mim foi saber através da história de Leon e sua família que durante aquele período enquanto todos passavam por inúmeras dificuldades no Gueto a população de cracóvia ( aqueles que não eram judeus) viviam como se nada estivesse acontecendo a poucos metros de suas casas.




 "Ouvi um tiro e logo depois outro. Senti uma bala passar zunindo ao lado da minha orelha; ela perfurou o muro atrás de mim."







O Menino da Lista de Schindler foi uma leitura extremamente difícil e ao mesmo tempo instrutiva, podemos ver através de todo o sofrimento do protagonista a importância de nos manter unidos a quem amamos, o quanto é importante termos fé e nunca desistirmos de lutar pelo que achamos importante, um livro que nos ensina o quanto o amor e a coragem tem poder sobre os homens. Espero que tenham gostado!



Um grande beijo e até a próxima!


Biografia| 256 Páginas Editora Rocco Jovens Leitores

|Compare & Compre: •Amazon| Classificação: 5/5| Skoob


Comentários

  1. Olá, tenho muita curiosidade de ler essa obra. Que edição mais linda <3

    Adorei saber sua opinião sobre a obra.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Nossa deve ser uma leitura pra lá de emocionante, vou ler com certeza tanto que já vou sai procurando já pela net
    Obrigada pela e parabéns pela resenha! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?

    Suas fotos ficaram lindas, está de parabéns. Eu li esse livro tem algum tempo, logo quando lançou e gostei bastante. A sua resenha ficou muito boa, está de parabéns, gostei das suas impressões.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Ola,
    Confesso que não conhecia o livro, mas que pela sua resenha parece ser bem bacana, a premissa é legal também.

    ResponderExcluir
  5. Olá, eu tenho bastante curiosidade de ler esse livro, parece ser uma leitura bem dura e tocante. Adorei a dica.

    ResponderExcluir
  6. Oiiii
    Quero muito ler esse livro. Gosto desse gênero, principalmente porque emociona e comove!
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu gosto de um bom drama, e este livro parece ter elementos ótimos de uma boa história emocionantes. Gostei bastante da capa!

    Debyh
    Eu Insisto

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Tenho um fascínio incontrolável por dramas de guerra, eu tenho muita vontade de ler esse livro. Principal,mente porque na minha ansiedade assisti primeiro o filme. E garanto que fiquei ainda mais ansiosa pra conhecer a obra. Amei a resenha e as fotos.
    Nizete
    Cia do Leitor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)