new videos

[Resenha] O Clube De Leitura De Jane Austen Karen Joy Fowler


Quando iniciei a leitura desse livro estava muito empolgada com a possibilidade de contato com mais obras de Jane Austen, o livro apresentava um proposta tentadora sobre um clube em que pessoas realizam discussões sobre obras da autora clássica conhecida por todos por seu talento e escrita, algumas coisas durante a leitura não foram exatamente como imaginei então já adianto que o livro não me cativou como o previsto, entretanto é uma leitura válida para embarcar no mundo clássico de Austen, espero que gostem da resenha!


Sinopse: Cinco mulheres e um homem se reúnem para debater as obras de Jane Austen na Califórnia do início dos anos 2000 e acabam descobrindo, entre casamentos frustrados, arranjos sociais e afetivos, que suas vivências não são assim tão diferentes das experimentadas por Emma ou outras personagens da escritora britânica que tão bem descreveu a sociedade de sua época, dois séculos atrás. No livro, que figurou na lista do mais vendidos do The New York Times e deu origem ao filme homônimo estrelado por Kathy Baker e Emily Blunt, a premiada escritora norte-americana Karen Joy Fowler disseca as relações contemporâneas com acuidade, humor e ironia dignos da autora de Orgulho e preconceito e outras obras que continuam fascinando leitores de todas as idades. Uma homenagem a uma das maiores escritoras da língua inglesa e uma deliciosa comédia de costumes dos nossos tempos.


Inicialmente a leitura descreve a formação de um grupo de pessoas, cinco mulheres e um homem que se reúnem para ler e debater as obras de Jane Austen, vagarosamente a autora conta um pouco de cada personagem e suas características mais intimas, narrando um pouco dos dilemas pessoais de cada membro do grupo passamos então a conhecer melhor cada um deles e nos introduzir em suas vidas particulares.


"O Clube De Leitura De Jane Austen" apresenta uma narrativa onde  as experiências vividas pelos personagens são influências das histórias que leram, é interessante ver as semelhanças e o quanto os livros de Jane Austen afetam o cotidiano e vida de todos, as histórias de época criadas pela autora clássica e a atualidade de cada integrante do clube de leitura são muito parecidas.


A autora possui uma escrita leve e de fácil entendimento, o livro pode ser lido com calma o que me deixou satisfeita, como se fosse uma leitura antes de dormir, foi assim que consegui desenvolve-la melhor, sem grandes emoções ou acontecimentos marcantes, mais com uma estrutura muito bem feita Fowler aos poucos mostra sua proposta e a entrega de forma satisfatória ao leitor.


O livro se prende em contar sobre os personagens mais especificamente o passado de cada um deles, o que o torna lento em alguns momentos, não chega ser um ponto negativo mais irá exigir um pouco mais de paciência do leitor. Uma das coisas mais chamativa na obra é quando os membros do clube se reúnem para conversar sobre suas leituras de Jane Austen, acredito que os fãs da escritora irão gostar muito desses momentos. Fiquei mais curiosa ainda em conhecer melhor o trabalho de Austen, li apenas um obra da mesma e sinto que devo ler todas as outras assim que possível.


Gostei da leitura, mais ela não me prendeu como imaginava que seria, não senti atração ou empatia maior por nenhum dos personagens criados pela autora, o ponto crucial no livro em minha opinião é as discussões sobre uma autora clássica conhecida e amada por muitos, fora isso o livro perde seu interesse, poderia ter sido trabalhado de uma forma mais chamativa ao leitor fora o nome e o assunto principal. Acredito que o Clube De Leitura De Jane Austen é mais para que o leitor conheça a escrita da autora e de certa forma se inteirar das obras de Jane Austen.


Um grande beijo e até a próxima!

Romance• Editora Rocco • 320 Páginas • Classificação: 5/5

Skoob • Compre: AmazonSubmarino Saraiva




Comentários

  1. Oiii tudo bem??

    Acho Jane Austin um pouco lenta, e talvez por seguir a mesma linha eu não goste tanto, como você,
    varios livros tem se tornado o livro de antes de dormir pra mim tbm. Eu leio um pouquinho e durmo.
    Uma pena que foi com expectativas para ele, é péssimo quando nos frustamos.
    Bjus Rafa

    ResponderExcluir
  2. Eu tambem fui esperando uma coisa dessa história e encontrei outra completamente diferente, me senti em uma cilada, sabe? Haha uma pena. Mas assim como voce, acho a leitura bastante válida, a escrita da autora é ótima.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não conheço a escrita da Jane Austen, então acho que o livro é mais direcionado para quem já leu algo dela.
    Fico satisfeita em saber que o livro é de escrita leve e fácil, pois dizem que os livros da Jane são meio difíceis de ler. Preciso ler algo da autora, ai quem sabe depois eu me aventura por esse, que a principio não me chama atenção.

    Abraços.
    https://cabinedeleitura0.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Tenho vergonha de dizer que nunca tive contato com a escrita da Jane Austen e conheço bem pouco a vida da autora.
    Já li uma outra resenha não muito positiva sobre esse livro e não tenho muito interesse em lê-lo. Acho que seria uma leitura cansativa. Contudo, a obra deve ser um presente para os fãs da autora.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Vc já viu o filme que se baseia no livro!?
    Eu tinha curiosidade em ler e ver mas já li varias resenhas dizendo que esperava bem mais do livro. No momento não pretendo ler, quem sabe no futuro.
    Enfim o importante é que vc leu e formulou sua opinião. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    É tão ruim quando a gente pega um livro com uma expectativa e quando termina se frusta um pouco porque não atinge a essa expectativa, né? Apesar de todo mundo falar dos livros da Jane Austen, acho que sou uma das poucas, se não a única, que não sente vontade de ler as obras. Não sei o porquê disso, mas dos livros dela passo longe. É uma pena que o livro não te agradou muito.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Sou apaixonada por qualquer livro que tenha a ver com a Jane Austen *--*
    Recentemente, li um da Editora Bezz, maravilhoso também. Esse que você resenhou está na minha lista de leitura, apesar de ainda não ter lido.
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Achei a capa desse livro uma graça,quando vi o nome da Jane Austen, fiquei curiosa, mas quando li a sinopse meio que perdi o interesse, agora lendo a sua resenha, acho que fiz bem em não adquirir o livro!

    ResponderExcluir
  9. Oieee ^^
    Acredita que eu ainda não li nenhum livro da Jane? Pois é... Mas pretendo mudar isso muuito em breve. Quero muito ler esse livro desde que ele foi lançado, mas pelo fato de as vidas das personagens terem um pouco de influência dos livros da Jane, eu acho que ficaria boiando e não pegaria as referências...haha' tá na listinha de desejados, mas acho melhor ler pelo menos Orgulho e Preconceito primeiro, né? *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Tenho muita vontade de ler os livros dela, mas ainda não deu. Sua resenha está ótima!

    ResponderExcluir
  11. Olá! Tudo bem?
    Eu sou super fã da Jane Austen e assim que soube desse livro fiquei curiosa para conhecer. Me pareceu que a leitura nan e tanto atrativa como eu imaginava, mas vou conferir por ser algo relacionado a autora. Acho linda essa capa!

    Beijos,

    Rafa -Fascinada por Histórias

    ResponderExcluir
  12. Olá!
    Apesar de ter muito interesse em ler as obras da Jane, confesso que esse em nada me chamou a atenção kkkk, acho que é muita coisa e acabo ficando perdida. Apesar de gostar do conceito da obra, não sei se leria ele, mas adorei a sinceridade!!

    Beijokas

    ResponderExcluir
  13. amei seu blog. Lindo demais!
    esse livro parece ser maravilhoso e está entre meus desejados.
    Amo a Jane e a achei bem interessante a resenha.
    já era doida pra ter , agora mais ainda.
    também ainda não li todos da Jane, mas quero a coleção completa dela.
    um beijo

    www.chuvanojardim.com.br

    ResponderExcluir
  14. Amo Jane Austen e suas obras. Ainda não li o livro, mas pretendo ler mais para frente. Como você disse, é uma obra mais para conhecimento geral dos livros da autora.
    Bjim!
    Tammy

    ResponderExcluir
  15. (Este comentário contém spoiler)

    Me tire uma dúvida, estou no começo do livro, li somente 65 páginas, e o livro é escrito em primeira pessoa, pude perceber que a narradora é mulher, e nas apresentações ela diz que "somos seis" e apresenta todos os 6, mas nenhum dos seis é ela. Ela não se apresenta. Afinal quem é a narradora, qual das mulheres?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)