new videos

[Resenha] O Oceano no Fim do Caminho-Neil Gaiman @intrínseca


Esse foi o segundo livro que li do escritor Neil Gaiman, como previ fiquei completamente apaixonada pela obra, assim como na primeira vez que li um livro dele que inclusive tem resenha aqui no blog. O autor possui um dom incrível de nos transportar para outros mundos foi exatamente o que aconteceu comigo lendo "O Oceano no Fim do Caminho". Um breve retorno a onde tudo é possível e mágico, nossa infância!





Sinopse: Foi há quarenta anos, agora ele lembra muito bem. Quando os tempos ficaram difíceis e os pais decidiram que o quarto do alto da escada, que antes era dele, passaria a receber hóspedes. Ele só tinha sete anos.
Um dos inquilinos foi o minerador de opala. O homem que certa noite roubou o carro da família e, ali dentro, parado num caminho deserto, cometeu suicídio. O homem cujo ato desesperado despertou forças que jamais deveriam ter sido perturbadas. Forças que não são deste mundo. Um horror primordial, sem controle, que foi libertado e passou a tomar os sonhos e a realidade das pessoas, inclusive os do menino. Ele sabia que os adultos não conseguiriam — e não deveriam — compreender os eventos que se desdobravam tão perto de casa. Sua família, ingenuamente envolvida e usada na batalha, estava em perigo, e somente o menino era capaz de perceber isso. A responsabilidade inescapável de defender seus entes queridos fez com que ele recorresse à única salvação possível: as três mulheres que moravam no fim do caminho. O lugar onde ele viu seu primeiro oceano. Skoob





Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!




A leitura se inicia com uma breve reflexão do protagonista sobre sua infância, através de sua maneira de ver as coisas conhecemos como foi aquele período de sua vida e já nos encantamos um pouco com uma fase muito peculiar que ele viveu a quarenta anos atrás, um mundo de fantasia e descobertas estava por vir e o leitor não faz ideia.





Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!




Gostei disso. Livros eram mais confiáveis do que pessoas de qualquer forma. Pág.18





Somos transportados pelas lembranças deste homem, que aos 7 anos tinha uma infância solitária com poucos ou as vezes nenhum amigo, e para aplacar a solidão se mantinha fiel ao universo da leitura, com seus livros sempre por perto para fugir do sofrimento de uma infância que em muitas vezes se tornava extremamente vazia. As coisas começam a fugir da realidade quando ele e seus pais enfrentam um momento financeiro muito complicado e difícil.





Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!




Devido a este período tão intenso os pais resolvem que precisam alugar um dos quartos da casa para terem uma renda extra e o quarto em questão é o refúgio desse garotinho, ali tinha tudo que ele precisa e uma pia exatamente do tamanho dele que era como um tesouro ao seu modo de ver. Seus pais alugaram o quarto precioso para um minerador dono de um opala, e o jovem passou a dividir o quarto com a irmã. A partir dai tudo começa a mudar em sua vida o homem que alugou seu quarto estranhamente é encontrado morto dentro do carro de seu pai, o local onde encontram o carro com corpo é nos terrenos da fazenda Hempstock





Fantasmas não podem fazer coisas-disse Lettie-Eles não são bons em mudar as coisas de lugar. Pág.45





Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!




Este foi seu primeiro contato com a fazenda e com uma menina um pouco mais velha do que ele Lettie Hempstock, ela se torna sua melhor amiga e irá protegê-lo a qualquer custo. Ali esse garoto de 7 anos irá conhecer um novo mundo, algo totalmente fora da realidade, como um monstro Úrsula Monkton um ser desprezível, maligno e que se apossou de um corpo humano se passando por uma gentil governanta, ela foi contratada pelos pais do nosso protagonista e isso faz com a vida dele vire de cabeça para baixo. Os únicos que sabiam a verdadeira face de Úrsula era ele, Lettie e sua família, a partir dai os dois farão de tudo para acabar com o perigo que ela representa a esse mundo e não será uma tarefa fácil.





-Olhe lá não faça nenhuma bobagem.Aproxime-se dela com cautela.Imobilize-a, bloquei seu caminho, faça-a adormecer de novo. Pág.47.





Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!




A história é narrada pelo ponto de vista do protagonista durante toda a leitura, conhecemos mais de sua vida e tudo que ele viveu, suas memórias mais intimas e dolorosas de uma fase que mistura, amizade, medo, fantasia, perdas e esquecimento. A escrita do autor é fluída e te motiva cada vez mais a ler sobre o que ele conta, uma narrativa fascinante é que Neil Gaiman possui. A fantasia e realidade dividem uma espaço pequeno nesta obra e o leitor muitas vezes se vê analisando ambas para ter certeza do que pensar a respeito da história.





Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!




A obra publicada pela editora Intrínseca parceira aqui do blog traz uma capa maravilhosa como podem constatar pelas fotos, com fonte e diagramação muito bem elaboradas que gostei muito, o livro é curto mais possui uma intensidade sem tamanho, a leitura provoca diversas sensações ao leitor o que me deixou ainda mais empolgada durante todo o tempo que estive lendo.









Fiquei simplesmente encantada pelo livro, meu segundo contato com a escrita do autor não poderia ter sido melhor, uma história marcante sem dúvida, espero muito em breve ter a oportunidade de ler mais coisas dele.





Espero muito que tenham gostado da resenha!





xoxo





Título Original: The Ocean at the End Of the Lane|Páginas:205|Gênero: Fantasia|Editora: Intrínseca|Minha Avaliação: 5/5|Comprar: Amazon





Ps: Os links deste post são afiliados da Amazon, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)


Comentários

  1. Oi Michelle!
    Nunca li nada do autor, mas já ouvi falar muito dele.
    Gostei muito da sua resenha, vou adicionar o livro à minha wishlist!
    beijos

    http://a-lilianaraquel.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Esse livro já está na minha lista desde o lançamento, mas sempre passo algo na frente dele, e no final ele vai ficando na lista. Gostei muito da sua resenha, renovou a minha curiosidade e como estou mais livre esse ano, vamos ver se consigo encaixar na fila.

    Beijokas

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem? Já vi muitos elogios sobre esse livro até comprei no ano passado mas ainda não consegui ler. Será minha primeira experiência com o autor. Sua resenha ficou bem completa e nos instiga a ler. Adorei suas fotos. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)