new videos

[Resenha] Você Nasceu Para Isso-Michelle Sacks @intrínseca


Terminar a leitura de " Você Nasceu Para Isso" me deixou extremamente perturbada, um livro completamente fora do comum, se você está esperando uma leitura suave irá se surpreender com a obra de Michelle Sacks. Uma história que foge a compreensão do leitor, que o leva a uma parte obscura da humanidade, que relata a instabilidade mental das pessoas e o que ela é capaz de fazer.





Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!




Sinopse: Se perguntarem a sua versão da história, você vai contar a verdade. Ou não? Sam Hurley, professor, e sua esposa Merry, cenógrafa, trocam os confortos de Nova York por um estilo de vida completamente diferente em uma casinha isolada na Suécia. Apesar do quadro idílico que o casal com um bebê recém-nascido em paisagens de contos de fada representa, problemas com raízes muito profundas ameaçam o relacionamento. Sam, que nunca contou à esposa que na verdade foi demitido da universidade, também mente sobre seu dia a dia na nova cidade. Merry, por sua vez, sempre escuta do marido que nasceu para ser dona de casa, mas não sabe o que fazer com o ódio que alimenta por todas as tarefas cotidianas: a jardinagem sem-fim, a arrumação da casa, o preparo de refeições para a família e os cuidados com um bebê que por ora só parece dar trabalho.O instável equilíbrio da família se perde por completo com a visita da melhor amiga de Merry, a glamourosa Frank. Ela conhece Merry muito bem, conhece sua história, e agora, com a proximidade, é capaz de ver quem Sam realmente é. Mas Frank tem os próprios segredos, e, à medida que sua narrativa se junta à história do casal, fica claro que ela sofre pelos próprios pecados e talvez não seja capaz – ou não queira – salvar ninguém.Você nasceu para isso retrata a escuridão que há no cerne dos relacionamentos mais íntimos. Sem heróis e permeada por uma teia de segredos, obsessão e inveja, é um relato violento de vidas que quase nunca são o que parecem e das partes de nós que não somos capazes de admitir. Skoob





Conhecemos a história de vida de uma casal, Sam e Merry, até ai tudo normal, durante as apresentações a autora não menciona detalhes muito específicos sobre eles, apenas nos conta uma breve história dos motivos que levaram este casal a se mudar para Suécia.





Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!




Quando moravam nos Estados Unidos Sam era professor e por razões muito pessoais foi demitido da instituição onde lecionava, resolveu então tentar dar uma nova chance a sua vida, e quis se mudar para uma casa que herdou de uma velha amiga da família, na Suécia, onde ele e sua esposa poderiam recomeçar suas vidas.





Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!




O lugar era uma desordem total, tudo abandonado mais com o tempo os dois deixaram a casa parecendo uma lar, e ficou tudo muito bem alinhado cada coisa em seu devido lugar, ali teriam chance de criar seu filho que estava por vir e proporcionar a ele uma nova vida, onde as tradições eram muito preservadas.





Sam estava disposto a fazer essa mudança dar certo, sempre muito atento a sua esposa, ele buscava uma oportunidade como cineasta e estava empolgado com as possibilidades ali naquele lugar novo. Aos poucos ele foi transformando sua vida com Merry no que ele mais desejava. Ela por sua vez se tornou uma dona de casa incrível, competente, super dedicada assim como ele gostava de dizer, parecia que ela tinha "nascido para isso". Seu marido a moldou e a direcionou a seguir o caminho que ele achava correto, e mesmo sabendo que nem tudo dava para se apagar de uma vida passada ela acatou cada pedido, cada orientação e assim seguiram "felizes"ele, ela e o bebê.





Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!




Quando Merry descobriu que sua melhor amiga Frank queria visita-la começou a planejar as coisas para recebe-la, e também a remoer lembranças e recordações da amizade, ambas se conheciam desde de muito novas e tinham passado por muitas coisas juntas. Nem todas as experiências que Merry e Frank tiveram eram boas e aos poucos iremos conhecer a fundo essa amizade. Mesmo antes da chegada de Frank o leitor já tem alguns deslumbres desconcertantes da personalidade do casal.





A partir do momento que a melhor amiga de Merry chega em sua nova casa, passamos a conhecer o lado mais obscuro que estes personagens possuem. A obra se torna cada vez mais tensa e curiosa a cada capítulo.





"Você Nasceu Para Isso" despertou alguns sentimentos, um dos mais intensos e marcantes foi a repulsa e falta de empatia que sofri diante das atitudes de cada personagem criado pela Sacks. O livro tem uma abordagem muito reveladora da maldade humana e torna-se cada vez mais complicado formar uma opinião sensata a respeito dos protagonistas e demais que compõem a obra. A escrita de Michelle Sacks se torna cada vez mais envolvente porque sua obra é capaz de perturbar tanto o psicológico do leitor que ele se vê cada vez mais curioso e ansioso para o fim da história.





Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!




É possível durante uma leitura o leitor não desenvolver carisma ou sentimentos positivos por nenhum personagem? Sim! É muito Possível! Posso apenas dizer que dentre todos os envolvidos neste livro o único ao qual eu pensava no bem estar era em Chonor o bebê, que ficou no meio de mentes tão sombrias o tempo todo. Somente no final da leitura que pude entender melhor a mensagem que a autora estava passando e por fim senti pena, muita pena de todos, por serem pessoas tão quebradas e danificadas por traumas que as levaram a se tornar o pior que poderiam ser.





A história desse livro nos provoca a refletir, sobre atitudes que tomamos em nossas vidas que podem afetar a vida de outras pessoas no futuro, nos leva a refletir sobre caráter, amizade, amor, integridade moral e muitas outras coisas, a leitura é pesada em diversos momentos chocante, as atitudes dos personagens são intensas e por mais que pareçam corriqueiras não se deixe enganar, a lição aqui é extremamente profunda.





Todas as fotos feitas no blog são autorais, exceto quando sinalizada de outra forma, não usem sem autorização!




Me senti sufocada em diversos momentos lendo "Você nasceu para isso", acredito profundamente que autora entregou o que queria escrevendo algo tão complexo, entender o ser humano é um dos mistérios mais difíceis e este livro é prova disso. Intenso, profundo, perturbador, chocante, entretanto extremamente necessário!





Espero muito que tenha gostado da resenha!





Xoxo.





Título Original: You Were Made For This Páginas: 271 Gênero: Literatura Estrangeira/Ficção Editora: Intrínseca Comprar: Amazon Minhas Avaliação: 4/5







Ps: Os links deste post são afiliados da Amazon, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)


Comentários

  1. Olá!
    Caramba, esse livro deve ser bem angustiante. Com temas fortes e a escrita da autora me causa curiosidade. Vi esse livro nos lançamentos e fiquei animada pra conhecer principalmente por ser um gênero que adoro.
    Acho que vou gostar!

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle!
    Me surpreendi lendo sua resenha o que parecia ser uma família normal com a vinda de mudanças se transformou em uma trama onde os personagens se tornam obscuros, fiquei curiosa sobre a visita de Frank e em como vai desenrolar o enredo. Parabéns pela resenha, me deixou com uma pulga atrás da orelha e muito curiosa para ler, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  3. Parece ser uma leitura bem intensa. Não tinha lido nenhuma resenha ainda desse livro, e a sua me deixou bastante intrigada e curiosa para conferir. Adorei saber sobre a trama, gosto de leituras que mexem com o leitor.
    beijos

    ResponderExcluir
  4. quando vi essa capa fiquei beeem curiosa, mas com o tempo fui desanimando da obra, agora fiquei curiosa de novo..

    ResponderExcluir
  5. Eu adoro esse tipo de livro e estou muito interessada na leitura desse, deve ser bem difícil realizar a leitura em alguns momentos, mas isso só mostra que a autora fez um ótimo trabalho.

    ResponderExcluir
  6. Oiii

    Esse livro parece bem mais chocante do que eu imaginava, a capa não revela nada e a própria sinopse não permite que a gente tanta idéia de tudo o que o livro traz. Eu quero ler futuramente, acho que pode me surpreender.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  7. Estou vendo resenhas ótimas desse livro e a curiosidade só aumenta, mas a parte que você diz “provoca a refletir, sobre atitudes que tomamos em nossas vidas que podem afetar a vida de outras pessoas”... me conquistou totalmente aí! Concordo totalmente que as atitudes que tomamos sempre refletem na vida de alguém, mas nunca pensamos nisso. Estou curiosa para conhecer este livro :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Quanto li este trecho da resenha " Seu marido a moldou e a direcionou a seguir o caminho que ele achava correto" já percebi que vem algo bem louco no caminho... Fiquei profundamente curiosa com sua resenha, a 'maldade humana' é um tema instigante, tudo aquilo que jogamos na sombra e não trabalhamos traz resultados, geralmente, os mais desafiadores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)