Sabe aquela sensação de que você precisa compartilhar conhecimento com as pessoas sobre algo que gostou? Pois é estou me sentindo assim, por isso resolvi trazer para o quadro "literatura em pauta" algumas das coisas que aprendi recentemente e que acredito ser interessante para os leitores do motivação literária e todos que apreciam a literatura e o ato de ler.
Você sabe alguma coisa sobre a origem da escrita e da literatura em nosso país? Como se deu a literatura no Brasil? Como ela foi dividida durante aquele período e usada até os dias atuais?
Se você não tem as respostas para estas perguntas continue lendo esse post porque através dele irei responder essas questões, espero que gostem!
Começamos por uma época conhecida como quinhentismo ( 1500-1601)
Os textos que circularam no século XVI são documentos históricos e não produções literárias propriamente ditas, embora, muitas vezes, tais textos tragam aspectos que aproximam sua estética do fazer literário.
São três tipos:
- Literatura de Informação;
- Literatura de Viagem;
- Literatura de Formação.
Literatura de Informação
- Carta do Achamento do Brasil, de 1º de maio de 1500, escrita pelo escrivão da expedição portuguesa, Pero Vaz de Caminha. Características: Escrita em forma de diário de bordo e datada da “Ilha da Vera Cruz, hoje, sexta-feira, primeiro dia de maio de 1500” (MOISÉS, 2001, p.29), a Carta destinada a el-rei D. Manuel I refere-se ao descobrimento de uma nova terra e as primeiras impressões acerca da natureza
Literatura de Viagem - São cartas ou crônicas escritas pelos europeus que passaram pelas terras brasileiras no século XVI na condição de viajantes (sem vínculo com a coroa portuguesa).
- Pero Lopes de Souza, viajante português, autor de Diário de Navegação. - Hans Staden: viajante alemão, autor de Duas viagens ao Brasil (1557). Contribuiu para disseminar a imagem do Brasil na Europa, e a visão dos índios como canibais cruéis.
Literatura de formação
- Textos dramáticos, diálogos e poemas escritos pelos jesuítas visando a catequização dos índios. Possuíam caráter pedagógico e moral.
Principais nomes - José de Anchieta: Arte Gramática da língua mais usada na costa do Brasil; Cartas, informações, fragmentos históricos e sermões; Poema da Virgem. - Manuel da Nóbrega: Diálogo sobre a conversão do gentio.
Esses foram os primeiro escritos e como eles ocorreram, não são considerados literários porém tem grande contribuição para análise e crítica, também possuem características próprias os tornando extremamente especiais, principalmente em suas estéticas que se aproximam muito da literatura em sí.
Por hoje é só, espero muito que de algum jeito esse post tenham contribuído para o conhecimento de vocês, em breve trago mais algumas postagens bacanas por aqui no literatura em pauta.
Xoxo
Fez-me lembrar o primeiro período da faculdade, aliás, esse foi o tema de minha primeira prova no curso, a postagem foi nostálgica, realmente pode contribuir para estimular os leitores. Espero que continue com essa proposta.
ResponderExcluirNunca tinha parado para pensar, agora fiquei imaginando qual foi o primeiro livro lançado no Brasil, como ele foi impresso. Adorei o post.
ResponderExcluirBjos
Vivi
http://duaslivreiras.blogspot.com/
Olá!
ResponderExcluirQue post interessante, algumas coisas eu conhecia, mas outras não. Adorei mais essa coluna!
Beijos,
Blog Diversamente
Oiiieee
ResponderExcluirCom certeza é uma info que poucos conhecem e achei super útil, pra gnete que lê e divulga conteúdo literário, é sempre bacana e inspirador conhecer um pouquinho da história literaria do nosso próprio país. O período que mais me fascina ainda são os séculos XIX e XX, mas gostei de conhecer um pouco dos três tipos de literatura do quinhentismo.
Beijos, Alice
www.derepentenoultimolivro.com
Olá, adorei a postagens. São informações adicionais tanto para os leitores quanto para uso estudantil. Novas informações são sempre bem vindas a todos.
ResponderExcluirEsse post contribuiu sim e muito <3
ResponderExcluirAdorei o conteúdo e gostei de saber essas informações e caraca.. quanto tempo, né? <3
Sai da minha Lente
Olá, sim tenho aprendido tanto, são conteúdos incríveis!
ResponderExcluirQue bom que gostou fico muito feliz em saber disso!
ResponderExcluirOlá que bom que gostou, espero que possa contribuir de alguma forma.
ResponderExcluirOi Michelle.
ResponderExcluirSeu post contribuiu muito, pois as informações são importantes para nosso conhecimento. Espero continuar lendo vários post como esse aqui no seu blog. Eles são maravilhosos.
Bjos
https://historiasexistemparaseremcontadas.blogspot.com/
a literatura é uma coisa maravilhosa, eu amo aprender mais sobre essa arte
ResponderExcluirsou formada em letras com especialização em literatura e amo estudar o assunto
amei seu post, muito enriquecedor
A gente nunca para e pensa nessas coisas, né? Adorei por você trazer esse post. É super importante conhecer mais sobre a nossa literatura e conhecer um pouco mais sobre cada forma de literatura.
ResponderExcluirBeijos,
Blog PS Amo Leitura
Muito bom poder conhecer melhor um pouco da literatura. Conhecimento nunca é demais, não é mesmo? Amei o post, muito interessante.
ResponderExcluirBeijos
Mari
Pequenos Retalhos
Oi!
ResponderExcluirTudo bem? Adorei conhecer um pouco mais sobre literatura. Tinha certas coisas do seu post que já sabia, mas tantas outras que acabaram por ser novidade. Parabéns pelo trabalho de pesquisa para escrever esse post, da pra perceber o quanto você se pesquisou.
Beijinhos
Adorei a postagem, deu pra matar saudades das minhas aulas de literatura e história do Brasil.
ResponderExcluirRelembrar algo tão interessante vale muito a pena.
Beijos
Amei o post, Mi. Me lembrou algumas matérias da faculdade e gostei de ver você compartilhando essas informações aqui no blog, fora que as fotos estão lindas <3
ResponderExcluirOlá
ResponderExcluirGostei demais da postagem porque estudei isso lá no ensino médio e essa parte sempre foi meu fascínio na disciplina de Língua Portuguesa.
Já falei que amo essa categoria de seu blog? Se não falo novamente, porque tudo que é bom deve ser exaltado.
Beijos
Olá, achei o post extremamente necessário. Eu conheço um pouco do surgimento porque faço letras e aprendemos isso logo no inicio de cada uma das literaturas, acho importante para que possamos compreender cada corrente literária se manifestou e como ela reverbera ainda nos dias de hoje.
ResponderExcluirOlá, que bom que gostou, você fez faculdade do que?
ResponderExcluirOlá, fico muito feliz em saber que gostou, em breve trago mais um pouco do que estou aprendendo por aqui :)
ResponderExcluirOlá, que bom que gostou fico feliz que tenha contribuído de alguma forma :)
ResponderExcluirPois é a história da literatura tem coisas fantástica que nem fazia ideia de terem ocorrido, obrigada pela visita, beijos!
ResponderExcluirOlá, que bom que gostou fico imensamente grata e feliz por isso! Logo trago mais conhecimento adquirido por aqui! :)
ResponderExcluirOlá que bom gostou, fico feliz!
ResponderExcluirQue bom que gostou, continua acompanhando que logo trago mais conhecimento que vou adquirindo, beijos!
ResponderExcluirOlá, sim conhecimento é algo preciso e nunca será demais, obrigada por visitar blog, beijos!
ResponderExcluirOlá, que bom que gostou fico feliz, tem muito desse conteúdo que to vendo na graduação e achei bacana compartilhar outros tantos fazem parte de pesquisas em acervos acadêmicos, beijos!
ResponderExcluirQue alegria em saber que gostou, obrigada pela visitinha por aqui!
ResponderExcluirOlá tudo bem e com você, poxa que bacana que gosta fico muito feliz e grata por saber disso, beijos!
ResponderExcluirOlá que bom que gostou, também vi parte desse conteúdo na graduação e achei bacana compartilhar!
ResponderExcluirOi, tudo bem? Que pauta mais interessante a ser trazida para o blog. Engraçado como lemos, conhecemos novos gêneros mas nunca paramos para pensar de onde a literatura surgiu. De onde vieram os primeiros escritos. Depois de criar o blog e me aprofundar um pouco pensei em estudar letras ou o surgimento do gêneros literários. Um abraço, Érika =^.^=
ResponderExcluirQue post maravilhoso! Ami saber um pouco mais sobre o surgimento da literatura, como tudo começou e a importância da leitura em nossas vidas. Você tá de parabéns por nos encher de informações, pois é desta forma que nos tornamos seres conscientes!!
ResponderExcluir