new videos

[Resenha] O Labirinto Do Fauno-Guilhermo Del Toro e Cornélia Funke - @intrínseca

Esse é um daqueles raros casos em que um livro é escrito á partir de um filme, você já viu isso acontecer? No meu caso foi novidade total, confesso que já tinha sentido vontade de ler um livro ao ver um filme mais uma obra ser produzida por causa de uma produção para os cinemas foi totalmente novo. O Labirinto Do Fauno é uma fantasia incrível trabalhada de forma cativante por Cornélia Funke á pedido de Guilherme Del Toro, espero muito que gostem da resenha!


Sinopse: Um dos filmes mais aclamados dos últimos tempos, O Labirinto do Fauno transborda das telas do cinema em obra que expande o universo de fantasia e horror da obra-prima de Del Toro. Quando estreou nos cinemas, O Labirinto do Fauno encantou público e crítica com sua história que mesclava sonho e realidade, trazendo para o universo da fantasia o cruel cotidiano da Espanha fascista de Franco. Mais de dez anos depois, a produção permanece conquistando fãs e mostrando que boas histórias são atemporais. Nesta edição mais do que especial, o escritor, diretor e roteirista mexicano Guillermo del Toro — a mente por trás do filme e um dos artistas mais inventivos dos últimos tempos — se une a Cornelia Funke, premiada escritora de contos de fadas modernos e autora da trilogia Mundo de Tinta, para narrar a jornada de uma menina pelo Reino dos Homens e pelo Reino Subterrâneo. No ano de 1944, Ofélia e a mãe cruzam uma estrada de terra que corta uma floresta longínqua ao norte da Espanha, um lugar que guarda histórias já esquecidas pelos homens. O novo lar é um moinho de vento tomado pela escuridão e pela crueldade do capitão Vidal e seus soldados, dispostos a tudo para exterminar os rebeldes que se escondem na mata.Mas o que eles não sabem é que a floresta que tanto odeiam também abriga criaturas mágicas e poderosas, habitantes de um reino subterrâneo repleto de encantos e horrores, súditos em busca de sua princesa há muito perdida. Uma princesa que, segundo os sussurros das árvores, finalmente retornou ao lar. No livro, a narrativa de Ofélia é intercalada com ilustrações e contos de fadas inéditos, baseados em elementos-chave de O Labirinto do Fauno. A obra é uma impactante ode ao poder das histórias, seja em imagens ou palavras, e a sua capacidade de transformar a realidade a nossa volta. Skoob
Ter a oportunidade de ler este livro foi uma experiência mágica e valiosa, através dele somos introduzidos em um mundo de fantasia e ficção, porém ao mesmo tempo temos uma ampla visão das atrocidades que a humanidade é capaz de cometer em busca de poder, a abordagem do livro foi em minha opinião superior a do filme que já era um dos meus favoritos de muito tempo.


"O Labirinto Do Fauno" nos conta uma história incrível sobre uma pequena jovem chamada Ofélia, em nosso mundo ela acabou de perder seu pai, um homem pelo qual tinha uma carinho enorme, ele nutria uma bondade infinita e amava sua família mais que tudo no mundo. Ofélia está aprendendo a lidar com ausência do pai e também com a mudança de personalidade da mãe que está passando por um momento muito intenso após decidir casar-se novamente.

Carmen aparenta ser uma mulher fraca nessa história, incapaz de cuidar da filha, grávida de outro homem para agradá-lo, acabou tornando-se cega para as maldades que este mesmo homem comete com os outros, aqueles menos afortunados. Vidal é o capitão (Capitán) e seu único objetivo é acabar com aqueles que consideram inferior a ele, a cede de poder é tanta que ele irá cometer crimes terríveis assustando o leitor com tamanha maldade.


Em meio a tudo isso em sua nova casa no moinho Ofélia é cercada de uma nova realidade, um outro mundo a espera, quando ela decidi seguir um inseto curioso que determinou ser uma fada, igual aquelas que estavam presentes em seus livros, e história que adorava ler, tudo que a jovem conhecia mudou. Ao seguir a fada nossa protagonista conhece um lugar diferente de tudo que viu e nele habita o Fauno uma criatura que mesmo assustadora consegue te cativar, ao conhecer este novo ser ela é apresentada a sua verdadeira identidade.

Ofélia ainda não sabia, mais era uma princesa assim como muitas que viu em seus livros tão amados, fazia parte de um outro mundo e há muito tempo tinha se perdido dele entrando no mundo dos homens, a missão do Fauno era traze-lá de volta e a de Ofélia era provar merecer e ser capaz de estar de volta em seu verdadeiro lar.

A escrita de Cornélia é encantadora, simples e fluída tornando a leitura muito mais dinâmica do que imaginei, a obra é rica em detalhes e gostei muito mais de ler do que ver o filme, já o tinha assistido anteriormente e decidi assistir de novo quando terminasse a leitura, de alguma forma o livro se tornou superior, gostei mais da abordagem escrita e imaginei muito mais lendo do que vendo a história de Ofélia.


Os personagens trabalhados em O Labirinto Do Fauno possuem características próprias uns marcados pela maldade da guerra, outros pela ingenuidade e alguns pela bondade e amor, a leitura em muitos momentos se tornou intensa mais não de forma negativa é que sou fraca para determinadas situações como guerra, sofrimento, tortura essas coisas foram abordadas no livro de forma sutil mais me senti extremamente triste ao ler cada uma delas.

A obra de forma geral nos traz diversos ensinamentos, o maior deles é sobre o amor e a bondade que ele desperta em nossos corações, conhecemos durante a narrativa diversas histórias incríveis envolvendo seus personagens e adorei saber cada uma dessas histórias. A autora trabalhou sua narrativa intercalando a história central de Ofélia com contos maravilhosos que se ligavam durante toda a obra, foi uma experiência única ler estes contos.



Sobre nossa jovem protagonista, Ofélia é uma menina inteligente, dócil e em muitos momentos gentil, porém é muito corajosa e destemida qualidades únicas da personagem, a menina enfrentou todas as suas tarefas e no fim teve a atitude mais nobre que só uma princesa de fato poderia ter.

Por fim o livro que é um lançamento da editora intrínseca e foi publicado em capa dura, com uma diagramação incrível, sem contar as belíssimas ilustrações presente durante toda a obra, um exemplar lindo que a editora nos proporcionou com cores de capa em tons de verde escuro e fonte muito bem desenvolvidas, sem dúvidas uma das edições mais belas que entrou para minha estante este ano.

Espero muito que tenham gostado da resenha!

Xoxo

Título Original:Pan's Labyrinth: The Labyrinth Of The Faun| Páginas: 315| Editora: Intrínseca| Gênero: Fantasia ou Ficção| Comprar: Amazon|Minha Avaliação: 5/5

Ps: Os links deste post são afiliados da Amazon, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Comentários

  1. Olá!! :)

    Eu confesso que nao conhecia este livro ainda, mas a verdade e que fiquei algo curioso ate porque adoro fantasia!

    Enfim, de qualquer das formas, é otimo que se tirem bons ensinamentos da historia, e que a persongaem seja inteligente e cativante.

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Que interessante isso! Acho que o A Cinco Passos de Você também foi nesse estilo.

    Adorei saber mais do livro, só pela capa ele tinha me chamado atenção e agora sabendo um pouco mais da história, fiquei ainda mais instigada.

    Beijos,
    Blog Diversamente

    ResponderExcluir
  3. Tudo bem!? Esse livro foi um presente. Uma leitura maravilhosa e encantadora. Juntando a produção de Del Todo com a maestria da Funke
    Ficou simplesmente perfeito! E que trabalho maravilhoso que a editora fez no exemplar!

    ResponderExcluir
  4. Oiieee

    Essa edicao está linda e a história parece ser imperdivel. Eu quero muito ler algo do Giullermo faz um tempinho e pretendo iniciar por este.

    Beijos, Alice

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  5. eu assisti o filme, ainda não tive oportunidade de ler o livro, mas eu vi ele na livraria daqui e fiquei muito encantada com ele, o corte de folha dele tá muito perfeito!
    Amei sua resenha, me deu ainda mais vontade de ler, eu só li um livro do autor e fiquei muito feliz com a leitura porque foi muito fiel ao filme, tô com altas esperanças pra esse livro também!

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Que edição mais linda!!! Já tinha visto esse livro, mas não sabia muito bem sobre o que a estória tratava. Adorei tua resenha e fiquei bem curiosa pra ler o livro!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bem? Não sabia que tinham feito um livro do filme, mas deve ser mesmo maravilhoso, pois essa autora é maravilhosa. Eu gosto muito do filme e dos simbolismos dele, mas não sei se leria o livro, sabe? Mas adorei sua resenha e suas fotos <3 Obrigada pela dica!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, gostei de sua resenha e dica de leitura bastante, viu, dica anotada.

    ResponderExcluir
  9. Esse livro será uma das minhas próximas leitura. Amo o filme e preciso do livro, pois acho que vai deixar o universo do filme ainda mais rico. Gosto muito da obras do Guillermo. A última que li foi A forma da água, que também é o livro do filme.

    ResponderExcluir
  10. Olá, sim os personagens são singulares e tiveram cada um sua importância na obra, obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir
  11. Olá que bom que gostou, fico muito feliz em saber, tomara que possa ler em breve!

    ResponderExcluir
  12. Olá, sim a obra é repleta de lições valiosas e a edição está incrível, bom saber que gostou, beijos! :)

    ResponderExcluir
  13. Sim a edição esta muito linda, também fiquei encantada com a obra, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá, a obra é incrível tenho certeza que irá amar a leitura, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá, que bom que gostou da obra, fico feliz por isso, obrigada pela visita :)

    ResponderExcluir
  16. Olá que bom que gostou e tem intenção de ler o livro ele é ótimo acredito que irá gostar muito! :)

    ResponderExcluir
  17. Olá, obrigada que bacana que gostou das fotos eu faço com muito carinho, o livro é tão bom quanto filme, beijos! :)

    ResponderExcluir
  18. Que bacana saber disso, acredito que ira amar livro ele está em uma edição linda!

    ResponderExcluir
  19. Sim a obra deu uma formato diferente e detalhista a história que já era tão preciosa, se tornou muito mais, beijos :)

    ResponderExcluir
  20. Oi, quero muito ler esse livro. Só vejo elogios à Cornélia, não cheguei a ver o filme em que o livro foi baseado mas a história de Ofélia me parece muito legal e cativante. Pelas suas fotos, a edição parece estar um encanto.

    ResponderExcluir
  21. quando vi essa edição quase pirei *-* adoro o filme e sou louca no livro, e nessa edição linda quero nem ver o estrago kkk.

    ResponderExcluir
  22. Oi Michelle.
    Eu estou louca de vontade de ler essa edição porque ela está linda e com sua resenha minha curiosa aumentou. Parabéns pela resenha, adorei a sua opinião.

    Bjos.

    ResponderExcluir
  23. Acredita que só vim conhecer essa história há pouco tempo? Eu não fazia ideia do filme e quando a editora anunciou o livro é que fui conhecer. Estou louca para ler e também para assistir ao filme

    ResponderExcluir
  24. Não conhecia o livro! Achei essa edição espetacular e confesso que sua resenha me deixou bem curiosa sobre o desenrolar dessa história! E ainda por cima tem filme? Já quero muito mesmo!!

    ResponderExcluir
  25. Eu sou apaixonada por esse filme, não consegui comprar o livro ainda mas sinto que irei amar mais e mais essa história que faz parte da minha vida todinha! Amei a sua resenha, seu post ficou sensacional de lindo! Parabéns pelo belo trabalho ❤️

    ResponderExcluir
  26. Faz muuuuito tempo que assisti esse filma, e lembro que quando eu era criança, o Fauno me assustava demais, mas essa edição está incrível, além da história ser maravilhosa, muito do que conhecemos na infância já não se produz mais né? História sem Fim, Labirinto do Fauno, O labirinto .. e por aí vai... E respondendo a sua pergunta, A Cinco passos de você foi escrito depois do filme e é lindo!!

    Beijokas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)