new videos

[Escrita] Método Morning Pages

Se você é do time de pessoas que vive na correria, anda meio estressado(a) com tanta informação, sofre de ansiedade e não consegue parar por momentos de paz e reflexão, se você assim como eu anda meio incomodado(a) com a crescente onda da tecnologia e como isso afeta nossas vidas diariamente então preciso contar que descobri uma técnica que não é nova mais que nunca mencionei aqui no blog, essa técnica tem um único objetivo, colocar para fora.


Definições

Método Morning Pages ajuda na limpeza mental. ... Pensando em uma limpeza da mente e no desbloqueio criativo, a escritora Julia Cameron apresentou em seu livro “The Artist's Way” uma técnica pessoal que se chama Morning Pages (Páginas Matinais) e ajuda no auto conhecimento, clareza e organização de ideias e soluções.

Para entender melhor do que estou falando o primeiro passo é identificar se você gosta de escrever, e se está sufocada(o) com as coisas que pensa ou vive e não pode simplesmente soltar no ar por ai, o segundo passo é entender o que é o 'Morning Pages' e este post foi criado para lhe auxiliar nesse processo.

A primeira vez que ouvi esse termo foi em um programa de TV do qual não me recordo o nome em que um psicólogo era entrevistado e uma das perguntas era se ele conhecia algum exercício diário para colocar os sentimentos, experiências e outras coisas para fora. A primeira coisa que ele disse foi 'Morning Pages' esse foi meu primeiro contato com o termo e dai em diante fiquei curiosa sobre como fazer isso, e o que era esse tal de páginas da manhã?

Morning Pages- é o ato de você escrever, simplesmente isso, aconselha -se fazer essa escrita logo pela manhã quando acordamos, e de preferência 3 páginas, a escrita é a mão porque esse fluxo nos ajuda a organizar as ideias e desacelerar um dos benefícios da técnica, também funciona como treino diário da caligrafia.


Você pode escrever sobre qualquer coisa não existe uma regra ou se está certo e errado, apenas escreva, sobre seu dia anterior, sobre seu dia atual, sobre seus planos, sobre aguar ás plantas, sobre o que você vai fazer de comida, se precisa ir no mercado, se tem que lavar á roupa, sobre contas a pagar, ou algo que adorou comer, um filme que gostou de assistir, sobre ás pessoas ao seu redor, deixe tudo sair até completar ás três páginas milagrosas.

Faça isso todos os dias e quando não puder fazer logo pela manhã, faça a noite também funciona e é incrível a sensação de jogar as coisas para fora, é leve e tem um poder enorme no seu bem estar.


Essa técnica de escrever pela manhã nos deixa conectados com os detalhes da vida, de coisas que fazemos e que passam despercebidas, de atitudes, de vontades, de sentimentos e isso é muito importante para nos lembrarmos que somos feito de carne e osso e que precisamos desse tempo de paz.

A segunda vez que ouvi falar sobre o 'Morning Pages' na verdade não ouvi, eu li em um blog que adoro o 'desancorando' a Maki responsável pelo espaço é uma pessoa incrível e indicou o método por lá também, foi muito bom ler o post dela me deu mais ânimo e vontade de iniciar esse processo.


Algumas dicas para você não se perder na escrita

Nunca leia o que acabou de escrever logo em seguida.

Não se preocupe com erros de ortografia cometidos ao longo da escrita.

Não revise seu texto com intuito de corri-lo ou mudá-lo.

Escreva a mão.

Escreva três página por dia.

Não mostre seu Morning Pages as pessoas, guarde-o para você como uma coisa só sua.

Estes cadernos das fotos foram comprados para algumas finalidades, uma delas é iniciar o meu "Morning Pages" espero ter a oportunidade de compartilhar com vocês como está sendo escrever diariamente.

Você já conhecia essa técnica? Me conta se já ouviu falar sobre isso, e se gostou do post de hoje, espero que você tenha aproveitado de algumas forma.

Até breve!




Xoxo

Comentários

  1. Tudo bem!?
    Sofro de transtorno de ansiedade generaliza. Mas isso desde bem nova, ocasionando em sincopes, que eu me lembre, desde os dez anos de idade!
    Meus filhos sofrem do mesmo, mas em tons diferentes.
    Ana faz terapia e tem como forma de higiene mental e espiritual desenhar, ler, fazer slimes e praticamente qualquer coisa artesanal e musical, que ela ama. (Ela tem 10 anos).

    Eu, infelizmente depois de anos e anos de sincopes, mal estar, entre outros, como uma severa insônia de parar em emergência com crises de pânico, arritmia, asma e etc. Finalmente acharam uma medicação que ameniza muito todos os sintomas de ansiedade. Ainda sofro para ter sono de qualidade. Mas desde pequena escrevo sentimentos soltos, sensações e afins em diários, cadernos, agendas, keep e etc...
    Além disso quando a coisa está bem ruim, me isolo, pois o silêncio do mundo, me deixa organizar o meu barulho interno!

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante essa postagem. Acho que nunca tinha ouvido falar na técnica e amei e vou me organizar para começar a fazer porque tenho certeza que ela servirá para várias coisas =) para tudo que vc citou, para liberar minha criatividade e estou pensando em fazer jornalismo como segunda graduação então acho que será uma ótima ideia voltar a escrever, quem sabe desses momentos não sai uma ideia para um conto ou um futuro livro amei a dica.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essa técnica, mas ela não funcionou comigo infelizmente.
    Acabei ficando frustada e encarando como obrigação, mas aproveitei o método para escrever em outros horários do dia para evitar o bloqueio criativo.

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia esse método e gostei, quero testar! Eu gosto muito de escrever, mas digo contos, livros, resenhas e postagens para o blog, algo parecido com isso só mesmo os diários quando era mais nova.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Creio que seja bom para escritores ou algo assim, sou uma pessoa que prefere desenhar ou fazer outra coisa do tipo. Amei seus cadernos.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Que interessante esse método, ainda não conhecia!
    Com certeza, vale muito a pena compartilhar essa indicação.
    Lindo seu blog, parabéns! bjo

    ResponderExcluir
  7. Já tinha lido o texto e comentado.
    Pretendo começar a fazer em breve!!!
    Parabéns pela postagem!!!

    ResponderExcluir
  8. Uau! Eu não conhecia esse método e achei incrível. Se isso ajuda mesmo em diversos aspectos da nossa vida, com certeza vou tentar. Escrever é algo que eu amo e isso realmente me liberta também, mas nunca testei fazer à mão. Adorei sua dica. Parabéns pelo post!

    Beijos,

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bom?
    Não conhecia a técnica e confesso que fiquei muito interessada em colocá-la em prática! Eu me sinto sufocada muitas vezes com a quantidade de informação que chega a todo momento em meio a um tempo que parece nos atropelar a todo instante, então acho que vai ser legal colocar o morning pages em prática, organizando minhas ideias e sentimentos.
    Até me lembrou um pouco os diários que tinha na infância - e que eu amava ♥ rs
    Adorei a dica e essas fotos maravilhosas ♥♥
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Olá,que bom saber que gostou se colocar em prática depois vocês me conta como tem sido, beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá, que bom que gostou da dica, fico feliz por isso, também gosto muito de escrever!

    ResponderExcluir
  12. Olá, obrigada pela visita e comentário fico muito feliz que tenha gostado do post!

    ResponderExcluir
  13. Olá, obrigada pela visita, eu sou péssima desenhando admiro que consegue fazer isso, beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá que bacana saber que você escreve as resenhas no papel, estive pensando e fazer isso também é uma outra forma de registra minhas impressões sobre as leituras, os cadernos não chics não rs, custaram 6,00 cada hehehe tudo na lojinha japonesa que abriu aqui na minha cidade, longe de mim comprar coisa cara hehehe, beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá fico feliz que tenha gostado, e gostar de escrever é algo maravilhoso seja o que for escrever é sempre bom <3

    ResponderExcluir
  16. Olá obrigada pela visita mais vez, que pena que não fluiu com você, beijos!

    ResponderExcluir
  17. Nossa que bacana sua segunda escolha para graduação, sempre tive vontade mais nunca tive grana, até mesmo a de letras no momento está parada, enfim fico feliz que tenha gostado do conteúdo, beijos!

    ResponderExcluir
  18. Olá, que bacana você compartilhar sua experiência comigo, não mencionei no post mais recentemente desenvolvi insônia, sempre tive ansiedade e isso se tornou algo mais frequente depois que quase perdi meu pai no ano passado, foi muito triste e desgastante mais passei por tudo sozinha nunca procurei auxilio médico e tenho vergonha de dizer isso porque acredito que a ajuda é fundamental nesses casos, o que trouxe mais conforto foi escrever em meus cadernos tudo que sentia, porém mesmo assim tem dias que assim como você preciso me isolar ficar no silêncio sozinha pensando e refletindo, engraçado eu mencionar isso porque o barulho em excesso também se tornou uma gatilho para ansiedade dores de cabeça e insônia, enfim nós vamos lutando diariamente com tudo isso, espero que possa continuar meu acompanhando e interagindo comigo, muito obrigada por sua visita, beijos!

    ResponderExcluir
  19. é uma técnica bastante conhecida e recomendada por terapeutas, só não entendo o motivo de dizer isso em inglês. Para algumas pessoas funciona bem para algumas pessoas e cada pessoa encontra sua forma de expressar o que deseja na escrita. Eu uso de diversas formas desde 2009

    ResponderExcluir
  20. Oi, tudo bem? Nossa, adorei a dica. Não conhecia essa e fiquei tentada. Não sou muito uma pessoa que funciona bem pela manhã, mas gostaria de ter aquele intervalo de tempo entre acordar e trabalhar (faço home office). Adorei, acho que vou fazer, obrigada!

    Love, Nina.
    www.ninaeuma.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)