new videos

[Resenha] O Lar Da Srta. Peregrine Para Crianças Peculiares-@intrínseca

Me lembro bem do lançamento desse livro, e do quanto ele foi divulgado e comentado no universo literário, naquele período eu senti uma enorme vontade de ler, comprei uma edição publicada por outra editora e por fim deixei o livro pela metade, até hoje não sei dizer o motivo mais não o conclui. Quando vi que a Intrínseca tinha uma edição só deles resolvi dar uma segunda chance a obra, eu tinha aqui comigo o livro 2 publicado também por eles, ganhei de presente e o deixei guardado até ter a chance de ler o primeiro de fato.


Como na minha última leitura iniciei 'O lar da srta Peregrine para crianças peculiares' sem nenhuma pretensão, eu imaginei que se a leitura fluísse e eu gostasse já estaria em vantagem, para minha surpresa nessa edição lindíssima a fonte do livro era bem melhor do que a do anterior o que no meu caso fez muita diferença e a partir da introdução ja me senti conectada com a história, esta que por sua vez é singular em muitos aspectos.


Escrito por Ransom Riggs esse é o primeiro volume de três que compõem a história de crianças peculiares, ou seja, crianças muito diferentes do comum, elas foram abandonadas por seus pais e vivem em um orfanato, a responsável por este lugar se chama Srta Peregrine.


Sinopse: Jacob Portman cresceu ouvindo as histórias fantásticas que o avô, Abe, contava. Na época da Segunda Guerra Mundial, o avô havia morado numa ilha remota, num casarão que funcionava como abrigo para crianças. Lá, Abe convivera com uma menina que levitava, uma garota que produzia fogo com as mãos, um menino invisível… Entretanto, todas essas histórias foram perdendo o encanto à medida que Jacob crescia. Até que, aos dezesseis anos, tudo volta à tona para se provar real. Abalado com a morte misteriosa do avô, Jacob decide ir à tal ilha para tentar entender as últimas palavras de Abe:“Encontre a ave. Na fenda. Do outro lado do túmulo do velho.” Ele encontra o casarão em ruínas, mas, ao passar por um túnel subterrâneo, o menino se vê em outra época, décadas atrás: em 3 setembro de 1940. Nesse lugar protegido no tempo, ele conhece crianças com habilidades peculiares e encontra as respostas para todas as suas perguntas. Mas o fascínio inicial logo se transforma em uma luta para sobreviver e salvar a vida de seus novos amigos. Viagens no tempo, mulheres que se transformam em aves, crianças com dons inusitados e monstros à espreita. Bem-vindo ao lar da srta. Peregrine para crianças peculiares, um fascinante mundo novo pronto para ser descoberto.

Sobre a história...

Conhecemos a história do jovem Jacob, um rapaz novo meio tímido que vive com os pais nos EUA, ele tem um afeto e respeito enorme por seu Avô um senhor que já viveu inúmeras situações na vida, perdeu seus familiares para guerra e ficou marcado por acontecimentos do passado. Abe Portman tinha o hábito de contar histórias de suas experiências para o neto, era uma conexão que existia entre eles, mais Jacob cresceu deixando de acreditar nas aventuras do Avô.

Tudo na vida de Jacob se transforma após o falecimento de seu avô, uma morte misteriosa e prematura, que deixou o garoto muito chateado e atormentado. Essa trauma fez com Jacob acabasse por dar mais uma chance nas histórias que seu avô contava para ele sobre sua infância, em um lugar onde as crianças eram diferentes, o jovem resolve então viajar para conhecer o lugar tão mencionado por Abe. Jacob vai para uma ilha localizada em algum lugar da Europa e lá decide investigar o passado do avô.


O lugar onde Jacob está é rodeado de mistério e dúvidas, o que o jovem irá encontrar ali naquela ilha nunca foi visto ou mencionado por ninguém, uma verdadeira descoberta que irá marcá-lo por toda a vida. Ele descobre uma espécie de fenda e através dela irá conhecer uma outra parte do mundo.

A Escrita...

... A escrita de Ransom me surpreendeu, era um livro do qual não esperava gostar após tanto tempo de seu lançamento e minha tentativa falha de leitura, e que no final foi uma boa leitura, fluída, criativa, e envolvente o livro se torna uma dica excelente para dias frios, nublados e cinzentos. O desenvolvimento de Jacob na história foi muito bem feito de forma criativa vi um menino amadurecer e lutar contra o mal que seu avô tanto falou, saber que o jovem aprendeu algumas coisas com sua descoberta também me deixou feliz como leitora.


De forma geral a obra atende nossas expectativas, o que me chamou atenção durante a leitura foi a forma singular que o autor decidiu trabalhar seus personagens, as crianças do orfanato, ou lar, como preferir chamar são de fato peculiares, diferentes de todas que já conheci em minha leituras e sem dúvida inspiradoras.


A edição publicada pela editora intrínseca está muito bonita, capa dura, uma folha inicial com a capa original da obra onde uma das crianças aparece e a outra em cor vermelha vibrante, fonte e diagramação como mencionei me ajudaram muito durante a leitura e sem dúvida fez total diferença no meu caso, o segundo livro que compõem essa história também segue o mesmo padrão, entretanto a segunda capa é azul, confesso que gostei mais da azul do que da vermelha mais ambas são incríveis.


O livro possui diversas fotos que ilustram as passagens da obra de Riggs, fotos reais de pessoas reais que torna a leitura ainda mais sombria e misteriosa. E uma carta sincera de Peregrine para Franklin filho de Abe que adorei ler. Por fim "O Lar Da Srta Peregrine Para Crianças Peculiares" é um misto de ficção e fantasia que vale cada capítulo, recomendo a leitura para todos que apreciam este gênero e desejam sair um pouco da mesmice, espero muito que tenham gostado da resenha!

Xoxo

Título Original: Miss Peregrine's Home for peculiar children| Páginas: 346|Gênero: Ficção| Editora: Intrínseca|Minha Avaliação: 4/5|Comprar: Amazon, Submarino

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Comentários

  1. Olá,
    Os personagens são simplesmente maravilhosos, amei todos e cada um deles com suas personalidades e peculiaridades. Esse livro tem tudo, terror, suspense, romance, aventura e uma reviravolta QUE EU DEFINITIVAMENTE NÃO ESTAVA ESPERANDO!

    ResponderExcluir
  2. Você sempre me surpreendendo com esses clicks maravilhosos! <3
    Quando esse livro foi lançado eu fiquei com bastante curiosidade em lê-lo, mas porque imaginava ser um terror. Hoje em dia sabendo que não é um livro do gênero confesso que perdi um pouco a vontade, mas essas capas ainda me chamam certa atenção. A sua resenha me despertou um certo quê de curiosidade, talvez aquela que ficou adormecida há um tempo. Deu uma vontadezinha de pegar a série e ler tudo de uma vez só, hahahaha, uma pena que eu não tenha na estante, mas quem sabe eu não compre o e-book do primeiro e me arrisque em breve.

    www.sonhandoatravesdepalavras.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Michelle.
    Eu tenho muita vontade de ler todos os livros dessa série, pois amei o filme e conhecer a versão literária da história vai fazer toda a diferença. Já lendo a sua resenha minha curiosa aumentou. Realmente preciso aventurar nessa história. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Li esse livro e gostei, mas não foi suficiente para me fazer ler as histórias seguintes e nem eu seie xplicar o porque. Fico feliz que a experiência foi bacana para você!!

    ResponderExcluir
  5. Esse livro, a série de livros e o filme me chamaram atenção quando foi lançado, mas confesso que ainda não tive a oportunidade de ler. Mas ainda não desisti. Conferir sua opinão só me deixou mais curiosa para ler. Amei a dica e pode deixar que eu irei ler assim que possível!!!
    Com certeza uma boa edição com fontes de letras confortáveis a leitura ajuda e incentiva a leitura para quem usa óculos, entendo vc. E confesso que hoje em dia estou lendo bem mais pelo kindle pq aumento as fontes kkkk

    ResponderExcluir
  6. Os personagens são simplesmente maravilhosos, amei todos e cada um deles com suas personalidades e peculiaridades. Esse livro tem tudo: terror, suspense, romance e aventura. E uma ótima reviravolta. Gostei muito.

    ResponderExcluir
  7. Oi, tenho uma amiga que é muito fã tantos dos livros quanto dos filmes. Já perdi a conta de quantas vezes ela me disse para ler. No mês passado comprei o primeiro livro com a capa do filme achei a edição incrível. Estou bem ansiosa para iniciar a leitura. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Essa edição da intrínseca está linda mesmo! Já li esse livro, gostei, mas não foi um livro que me surpreendeu tanto e também não me animou a dar continuidade na série. De qualquer forma, foi uma boa leitura para mim e fico feliz que tenha curtido também. Aliás, amei suas fotos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)