new videos

[Resenha] Coraline - Neil Gaiman @intrínseca

A cada nova leitura que faço de Neil Gaiman me apaixono mais ainda pelo seu talento, fazia um tempo que queria uma edição de "Coraline" porém a que tinha disponível traduzida para o português não me atraia nenhum um pouco, então foi como se a editora intrínseca tivesse escutado minhas preces ao decidir lançar uma edição de comemoração dessa história. A leitura foi tão boa quanto imaginei, espero que gostem da resenha!



Sinopse: Certas portas não devem ser abertas. E Coraline descobre isso pouco tempo depois de chegar com os pais à sua nova casa, um apartamento em um casarão antigo ocupado por vizinhos excêntricos e envolto por uma névoa insistente, um mundo de estranhezas e magia, o tipo de universo que apenas Neil Gaiman pode criar. Ao abrir uma porta misteriosa na sala de casa, a menina se depara com um lugar macabro e fascinante. Ali, naquele outro mundo, seus outros pais são criaturas muito pálidas, com botões negros no lugar dos olhos, sempre dispostos a lhe dar atenção, fazer suas comidas preferidas e mostrar os brinquedos mais divertidos. Coraline enfim se sente... em casa. Mas essa sensação logo desaparece, quando ela descobre que o lugar guarda mistérios e perigos, e a menina se dá conta de que voltar para sua verdadeira casa vai ser muito mais difícil ― e assustador ― do que imaginava. Skoob.

 

"Coraline" é um livro que intriga o leitor, conhecemos a história dessa jovem audaciosa e muito inteligente que acaba de se mudar para uma casa grande e antiga, nesse novo lar a jovem criança irá fazer o que faz de melhor, explorar! É por meio dessas explorações que ela descobre diversos segredos dentro e fora da casa, porém o maior deles é uma passagem para um universo onde muitas coisas perigosas existem e é sobre vencê-las que Coraline irá nos ensinar nessa leitura.

"Não sobre ser corajoso, é sobre ter medo e enfrentar mesmo assim, isso é coragem"

A obra me prendeu no momento em que a iniciei, uma leitura rápida mais muito proveitosa a história de Coraline é sobre ter medo, enfrenta-lo e por esse motivo se tornar corajosa, nossa protagonista terá imensos desafios para salvar as pessoas que ama porém o maior deles será sua própria mente. Ela irá aprender que nem tudo que está na sua frente de fato existe e esse será seu maior poder para se livrar do mal que a cerca.


O livro se tornou muito especial enquanto o lia pude perceber os ensinamentos que Gaiman queria nos passar e o quanto se dedicou a essa história, segundo ele foi escrito para suas filhas e colocou muito carinho em cada capítulo criado em Coraline. Gostar dessa obra não foi surpresa porque a escrita do autor é cativante em muitos dos seus trabalhos, ele possui um dom de nos transportar para dentro de suas criações e de fato isso me assusta e ao mesmo tempo me ganha por completo como leitora.


As características criadas por Neil para sua personagem são extremamente inspiradoras, Caroline é inteligente, corajosa, valente e muito perspicaz com todas essas qualidades ela consegue enfrentar a outra mãe e salvar seus verdadeiros pais da morte, uma verdadeira heroína. Outra característica muito forte na obra foi a imaginação, notamos que boa parte do que aconteceu a jovem Coraline veio de algo já pensado por ela antes ou vivido de diferente maneira, sua relação com a comida é um desses fatores. O mal presente no livro usou essas informações como trunfo contra a menina, porém como disse antes Coraline é extremamente inteligente!


O livro é fluído a escrita de Neil Gaiman contribui muito para isso acontecer, de fácil entendimento e direcionado é claro á pessoas de várias idades, a edição publicada recentemente pela editora intrínseca é lindíssima, vocês irão notar pelas fotos, com capa dura, corte colorido roxo que achei que combinou muito com a história em sí e não podemos esquecer das ilustrações lindas desenvolvidas por Chris Riddell.


Sinceramente fiquei encantada com esse livro e pretendo refazer a leitura dele em breve para relembrar detalhes da história, assim como outros trabalhos do autor Coraline se tornou um favorito da vida e irei levar tudo que li para vida inteira, por fim recomendo a leitura a todos jovens e crianças respeitando a idade permitida é claro, trata-se de uma ficção mais as questões psicológicas são fortemente representadas na escrita.

Espero muito que vocês tenham gostado da resenha!

Xoxo

Título Original: Coraline|Páginas: 225|Gênero: Ficção/Fantasia/Aventura|Editora: Intrínseca|Minha Avaliação:5/5|Comprar: Submarino Amazon/

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Comentários

  1. Oi Michelle.

    Eu imagino como essa edição deve encantar. Estou bem curiosa para lê -lo, mas ainda não sei quando vou ter a chance de lê -lo. Parabéns pela resenha, adorei todas as informações que você deixou.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Esta animação foi a responsável por despertar a minha paixão para o mundo dos colecionáveis.
    E achei essa edição nova tão perfeita!!! Quero reler em breve.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li essa obra e confesso que eu morro de vontade para conhecer a história de Coraline. Essa edição da Intrínseca está a coisa mais linda! Estou realmente apaixonada por ela e fiquei muito curiosa para saber sobre as inspirações que a personagem consegue transmitir. Amo livros/personagens assim.

    ResponderExcluir
  4. PRISCILA DUTRA SÁ GONÇALVES21 de julho de 2020 às 12:22

    Aaah, eu morro de vontade de ler esse livro, meu BFF ama e vive falando rpa mim.
    Amei a resenha, deu mais vontade de ler. E arrasou nas fotos, ficaram liiiiindas.

    ResponderExcluir
  5. Essa edição da editora Intrínseca está maravilhosa e eu não resisti. Pretendo realizar a leitura no próximo mês. Mas já fiquei encantada pela história por sua resenha, o autor realmente tem o poder de nos transportar para dentro do cenário. E Caroline parece ser uma personagem incrível e apaixonante. Além das mensagens que o livro nos traz. Amo!

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?
    Primeiro gostaria de dizer que Neil Gaiman é f***.Segundo que edição mais linda, amei as ilustrações.
    Terceiro eu assisti o filme Coraline antes de ler o livro, e ler o livro é outra experiência né?Eu gostei eu amo essas obras infanto-juvenis que trazem uma trama profunda e Coraline é uma delas.

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Comecei a ler esse livro semana passada! Eu já conhecia o filme, mas nunca tinha parado para ler a história. No meu caso estou lendo o ebook mesmo, mas adorei a edição impressa!
    Adorei a resenha!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não conheço bem essa história, sei que fez parte da infância de muita gente, mas da minha não :/. Livros narrados por crianças não é meu forte, mas eu estou tão encantada com essa edição e com sua resenha que estou considerando a leitura a sério. Amei a dica.

    Beijos

    http://leitura-terapia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Eu conheci esse livro através da minha sobrinha que ama o desenho, toda vez que ela vem me visitar pede para assisti-lo. Depois de um tempo descobri que a editora Intrinseca, lançou essa edição maravilhosa do livro e pretendo comprá-lo para guardar na minha estante.

    Viviane Almeida
    Resenhas da Viviane

    ResponderExcluir
  10. Gaiman é incrível. Amo todo o tipo de escrita dele.
    Esse livro eu nunca li. Apenas vi o filme. E eu filho adora.
    Essa edição está realmente um capricho só.
    Acho que minha coleção merece essa nova aquisição. Kkkkk
    Dica super anotada.

    ResponderExcluir
  11. Eita que notícia boa, não sabia dessa nova edição e assim como você, também estou buscando um edição física para mim e amei essa, adoro essa história, dá para explorar muita coisa legal ^^

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro Coraline, até hoje me assusto vendo kkkk, eu li a HQ da rocco e amei e quando vi esse lançamento desejei e ainda desejo kkk adoro a obra e imagina ter esse trem lindo na estante kkk.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)