new videos

[Resenha] O Silêncio Da Cidade Branca - Eva Garcia Sáenz De Urturi @intrínseca

Precisava muito de uma leitura que me tirasse da zona de conforto novamente e me deixasse presa na história, escolhi ler "O silêncio da cidade branca" porque vi tantos elogios a obra em minhas pesquisas que não poderia deixar passar. Sem contar a sinopse que já nos diz como o livro foi trabalhado aguçando ainda mais minha curiosidade. O resultado foi que ele entrou para os meus favoritos de 2020 com uma narrativa muito instigante me prendeu do começo ao fim! Espero que gostem da resenha!


Eva Garcia me deixou completamente envolvida com seu trabalho, minha primeira experiência lendo um obra escrita por ela não poderia ter sido mais positiva, a autora tem um jeito único de misturar narrativa direta com diálogo isso me chamou atenção para história e me fez querer chegar até o fim de tudo, me senti dentro de uma série investigativa.

Sinopse: Livro que deu origem ao filme homônimo disponível na Netflix. Duas décadas após uma série de estranhos assassinatos assolar a cidade de Vitoria, no País Basco, os bizarros crimes voltam a acontecer justamente quando Tasio Ortiz de Zárate, antiga celebridade local e o homem preso pelas mortes, está prestes a sair da cadeia. Casais começam a aparecer mortos em locais históricos da cidade, e o especialista em perfis criminais Unai López de Ayala, que vinte anos antes era apenas um jovem obcecado pelos misteriosos homicídios, é chamado para ficar à frente do caso. Todas as vítimas têm idades múltiplas de cinco, sobrenomes compostos originais da região e seus corpos são expostos sem roupas nos espaços públicos. Embora tenha que lidar com uma tragédia pessoal enquanto lidera a investigação, Unai está determinado a impedir que novos assassinatos aconteçam, mas seus métodos pouco usuais vão desagradar tanto autoridades quanto seus superiores. Parte de uma trilogia com mais de 1 milhão de livros vendidos, O silêncio da cidade branca une mitologia, arqueologia, segredos de família e psicologia criminal em um thriller macabro e emocionante. Skoob.
"O silêncio da cidade branca" nos conta a história de uma cidade chamada Vitória situada no País Basco, lugar ao norte da Espanha com fortes tradições e culturas, conhecido pela maravilha culinária e um idioma distinto que precede as línguas românicas. Há muitos anos a cidade passou por um período sombrio em que crimes eram cometidos de forma brutal contra os moradores, esses crimes seguiam uma escala e critério por parte do criminoso que começava por bebês até jovens adolescente todas as vítimas tinha idade múltiplas de cinco e sobrenome composto oriundos da região que viviam. Todos ficaram chocados na época e os assassinatos marcaram a história local por suas peculiaridades.


Quem também ficou marcado pelo medo foi o especialista em perfis criminais Unai Lopez De Ayala, desde que escolheu sua profissão Unai mais conhecido como Kraken torceu para nunca se deparar com algo tão devastador e sombrio como os assassinatos que Tasio Ortiz de Zárate havia cometido. Ortiz estava preso há vinte anos julgado e condenado por todas as mortes daquele período, toda a investigação levava até ele como o autor dos crimes, famoso em vitória por ser um arqueólogo de sucesso, Tasio tinha um programa onde ensinava muitas coisas relacionadas ao seu trabalho e a história local, os assassinatos tinham ligação direta com essas histórias.


Ortiz será solto em quinze dias ao mesmo tempo que soube dessa notícia Unai já tinha se deparado com o primeiro assassinato, os jovens mortos no dia do blusa (uma festa de tradição em vitória) foram encontrados em uma cripta posicionados lado a lado, nus e com as mãos tocando o rosto um do outro. Tasio pede uma reunião com Unai na prisão para lhe dizer que é inocente e que o autor por trás dos novos crimes estava usando ele novamente para se safar. Agora a missão do Kraken era descobrir se Ortiz estava por trás de tudo aquilo ou se foi usado durante todos esses anos. Será que Tásio foi preso por vinte anos e era inocente? Se for, quem será que esta cometendo todos esses crimes tão macabros?

“Aqui acaba a sua caça, aqui começa a minha”. 

Em "O silêncio da cidade branca" você encontra mistério, investigação, muita história e momentos eletrizantes durante a leitura, um Thriller completo e muito envolvente sem dúvida, sempre gostei muito de obras do gênero e durante a leitura é possível identificar outras características que tornam a obra ainda mais especial, a presença de segredos de família, traumas do passado entre outras coisas fizeram grande diferença no livro.


A autora trabalhou a psicologia criminal de forma única, com o desenrolar dos fatos e assassinatos a leitura fluí naturalmente de forma rápida e instigante, a escrita de Eva contribui em muitos momentos na leitura, de uma forma simples e de fácil entendimento ela consegue nos ensinar muito sobre a história local e sobre os personagens criados para compor seu trabalho. Me vi envolvida de forma muito natural com tudo que ela escreveu e adorei cada capítulo, que foi composto de narrativa e muito diálogo entre os investigadores principalmente, dai o motivo de você se sentir dentro da história ou como se tivesse assistindo de pertinho tudo que acontecia.


Classificado como romance policial o livro foi conduzido de uma forma muito sólida entregando com excelência o que a autora queria ao seu leitor. A história teve um desfecho bacana e um final de tirar o fôlego com crimes tão macabros e um suspense que me deixou bem agitada no final. Saber do sucesso de Unai fez toda diferença, confesso que no inicio da obra me assustei logo de cara a autora entrega parte do que iria acontecer ao investigador, mais no fundo Kraken ainda tem muito a nos contar, então espero com ansiedade pela continuação dessa história que será composta por mais dois livros!

Espero muito que tenham gostado da resenha!

Xoxo

Título Original: El silencio de la ciudad blanca|Páginas: 415|Gênero:Romance Policial|Editora: Intrínseca|Minha Avaliação:4/5|Comprar: Amazon/Submarino.

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Comentários

  1. Oi Michelle!
    Vi o anuncio desse filme na Netflix, mas não sabia que tinha livro. Pela sua resenha deu para perceber que o enredo é muito rico na história local e os personagens são bem trabalhados, adoro livros policiais onde parece que estamos dentro da história participando dos fatos. Parabéns pela resenha, fiquei curiosa para conhecer Kraken e Ortiz, obrigado pela dica, bjs!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia o livro, mas achei a capa e o enredo bem interessantes. Suspenses assim são sempre bem vindos. Dica mais que anotada. Parabéns pela leitura e resenha

    ResponderExcluir
  3. Oiii Michelle

    Eu também gostei bastante desse livro, porque tem um bom mistério, um bom protagonista e principalmente essa ambientação incrível cheia de detalhes históricos, sem contar quando intercala no passado contando a história da Blanca, a gente não consegue entender até que tudo se conecta completamente e é bem engenhoso como a autora faz. Me surpreendi demais com esse livro, espero que publiquem logo os próximos.

    Beijos, Ivy


    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Michelle!!

    Eu já tinha posto esse livro na minha lista de desejados, pois, achei a premissa dele incrível e claro porque quero ler ele por causa da adaptação, que ainda não vi, mas, pretendo!! Adorei sua opinião sobre o livro, fiquei com ainda mais vontade de realizar a leitura do mesmo!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  5. Oi Michelle.

    Adorei sua opinião. Estou bem curiosa para lê -lo e já estou com ele na meta de leitura. Acho que vou adiantar a leitura passando ele na frente de outros livros. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem? Ah que legal saber um pouco mais sobre o livro. Admito que o gênero não é algo que leio normalmente, porém gostei da mistura de vários elementos interessantes. Dica anotada! E espero gostar da obra também!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Dayhara Ribeiro Martins12 de julho de 2020 às 14:51

    Olá, tudo bem? Eu sou a louca dos romancinhos então costumo fugir desse tipo de narrativa hahaha mas fico feliz que para você a leitura tenha funcionado tão bem, realmente parece ser uma obra e tanto, é maravilhoso quando a narrativa te cativa desse modo.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Mi!

    Eu achei a capa desse livro lindíssima e essa foi a primeira resenha que li sobre ele.

    Então foi ótimo ter a sua opinião e ficar por dentro de tudo que o livro aborda....

    Dica anotada!

    ResponderExcluir
  9. Gostei de ver a sua resenha, Mi, essa também foi uma leitura que me agradou bastante! As suas fotos estão lindas <3

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)