new videos

[Resenha] Royal City-Jeff Lemire @intrínseca

Royal City foi uma leitura curtinha e muito significativa, quando recebi meu exemplar dessa história em quadrinhos maravilhosa fiquei triste, os correios havia manuseado de qualquer jeito então o livro amassou e tenho a impressão de ter molhado também, tentei desamassar as bordas do livro e até que consegui, enfim o livro é lindo de qualquer jeito, e traz uma história emocionante e repleta de lições!


Sinopse: Em um de seus trabalhos mais pessoais e ambiciosos, o criador da aclamada série Black Hammer conta a história de uma família desestruturada e dos fantasmas que a assombram Um dos maiores nomes da nova geração de quadrinistas, o premiado Jeff Lemire conquistou um lugar de destaque com trabalhos para Marvel, DC, Dark Horse, entre outras. Seu estilo vai do pop ao cult, e suas obras tratam com sensibilidade e irreverência de temas como solidão, família, morte, amor e amizade. Escrita e ilustrada pelo autor, a série Royal City narra o drama de uma família disfuncional e o cotidiano de uma cidade em decadência. Há algo diferente em Royal City, uma estranheza que parece envolver tudo e todos. É nessa cidade outrora próspera que mora a família Pike, dilacerada desde a misteriosa morte do caçula, Tommy, décadas antes. Desde então, os Pike são assombrados por esse fantasma, que aparece para cada familiar de uma forma, seja como o menininho ingênuo, o homem casto, o adolescente revoltado ou o beberrão inconsequente. Quando o pai sofre um derrame, Patrick Pike, um escritor em crise, volta a contragosto para a cidade e para as lembranças das quais tanto quis fugir. Ele logo se vê mergulhado nos segredos e problemas da família, e seu encontro com Tommy pode ter consequências devastadoras. Com toques de realismo fantástico e mistério, Royal City: Segredos em família reúne os cinco primeiros fascículos de uma saga urbana sobre uma família em colapso e sobre os traumas e as memórias que o passado não conseguiu enterrar. Skoob
Patrick Pike está voltando para cidade onde nasceu, seu pai teve um derrame e está internado isso faz com que o escritor em crise com sua profissão volte para saber da saúde do pai. Royal City já foi uma cidade próspera hoje está em decadência assim como a família Pike, desde a morte do caçula eles são assombrados tanto por Tommy como pela dor, tristeza e solidão que aplaca todos na família.


A volta de Pat gerou alguns conflitos, e o clima entre os membros da família Pike que já não é bom ficará ainda pior, os irmãos não se dão bem a mãe Patrícia é amarga pela dor que a vida lhe causou, a filha Tara está casada com um homem difícil e ela também se tornou uma mulher complicada e odiada por muitos em Royal City, devido a sua profissão. Tara quer trazer inovações a cidade custe o que custar e isso prejudicaria muitos por ali. Richie um dos irmãos da família também é cheio de problemas se afastou por completo dos pais e de seus irmãos, o que todos eles tem em comum é assombração de Tommy que aparece a cada um deles de uma maneira diferente, ora um menino ingênuo em outros momentos um homem adulto e complexo.


Acompanhamos um pouco dos irmãos ao longo da nova história de Jeff, e Tara acaba enfrentando o marido que trabalha na famosa fábrica de Royal City lugar que ela quer transformar em um centro turístico repleto de inovações, mais seu marido Steve está decidido a impedir afinal ele trabalha na fábrica há anos não quer perder seu emprego!

Pat está seguindo o plano de duas semanas para entregar seu livro novo, porém por enquanto nenhum avanço, as coisas se complicam quando ele volta a ver o fantasma de Tommy, nesse momento Pat está escrevendo sobre o irmão. Tommy está aparecendo para ele porque deseja sua história de volta e isso faz com que Pat reflita sobre quem ele é naquele momento de sua vida.


Ao longo da leituras, nós acompanhamos um pouco mais da trajetórias de todos da família, inclusive do pai de Pat que acordou no hospital, a obra segue com o relacionamento familiar dos Pike e nos envolve por completo. A leitura se torna rápida mais não posso dizer que é leve a familia tem muitos problemas que precisam ser resolvidos e do meio para o final se torna bem doloroso acompanhar cada um deles.

O lado psicológico dos personagens é abordado de maneira extremamente viva na leitura, cada um deles acaba projetando um Tommy específico da maneira como eles desejam que seja, como se o fantasma do garoto não só aparecesse mais se projetasse de maneira favorável para cada um de seus irmãos, uma das coisas presentes na HQ que mais me chamaram atenção.

Jeff Lemire tem um dom incrível de mexer com nossos sentimentos em seu novo livro o leitor se emociona e se vê em muitas das situações vividas pelos personagens criados nessa história, repleta de lições e que não acabou, de maneira enigmática a leitura se encerra por hora e você fica sedento por mais da história, acredito que teremos continuação para um final tão aberto.


Essa edição está lindíssima, as ilustrações são muito vivas quase reais e se adequam perfeitamente com as características da história, mesmo que meu exemplar tenha sofrido danos no transporte ainda assim como vocês podem notar pelas fotos a a obra é muito bonita e muito bem produzida!

Gostei muito da minha experiência com a leitura, que se tornou curiosa e quando vi queria saber cada vez mais o desfecho, pelo visto irei ficar curiosa por um tempo, mais acredito que irá valer muito a pena esperar! Por fim recomendo a leitura para todos que buscam uma experiência literária familiar e rápida, entretanto aviso que a carga emocional que envolve a leitura é muito dura você precisa estar em momento bacana para realizar, a obra também pode conter gatilhos e lembranças tristes então é isso fica aqui minha dica e alerta. Espero que tenham gostado da leitura!

Xoxo

Título original: Royal City| Páginas: 160| Gênero: HQ Drama| Editora: Intrínseca| Minhas Avaliação: 5/5| Comprar: Amazon

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Comentários

  1. Oi Michelle.

    Estou conhecendo essa HQ pela sua resenha e gostei das informações que você deixou sobre ela. Ainda mais porque tenho poucas HQs em casa e fiquei curiosa para conhecer essa família que parece ser desestruturada. Já deixei a dica anotada para tentar adquiri-la o mais rápido possível.

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Que tristeza e revolta esse descuido dos correios, né?
    Não conhecia o quadrinho, já me interessei por conta da premissa e esse drama familiar.
    Dica mais que anotada, inclui na lista de desejados

    ResponderExcluir
  3. Oi Michelle, sua linda, tudo bem?
    A edição ficou linda. Livro com criança mexe muito comigo ainda mais com um tema triste como esse. Não estou em um bom momento para lê-lo, mas pelas emoções que ele lhe despertou e por todas as lições, vou colocar na minha lista, assim que passar esse turbilhão em que vivemos, vou ler com certeza. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Eu vi a sinopse desse livro, mas não achei que fosse assim tão bom quanto sua descrição, agora fiquei com vontade de ler hahaha. Gosto da coisa de refletir sobre algo do passado, e o drama que isso trás é sempre interessante de se ler. Ótima resenha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)