new videos

A Revolução Dos Bichos - George Orwell @intrínseca

 Há bastante tempo tinha o desejo de ler a "A Revolução Dos Bichos", considerado por muitos uma obra intimamente ligada a política e que ao conhecermos percebemos muitas características que vivemos na atualidade. Ao ler percebi o quanto foi importante esperar o momento certo para isso, não teria a maturidade necessária para acompanhar a profundidade dessa história se tivesse lido antes. Espero que gostem da resenha!

Sinopse: Clássico moderno com ilustrações de Ralph Steadman chega em edição especial ao Brasil. Desde o seu lançamento, em 1945, A revolução dos bichos se tornou um marco da literatura. Publicado em todo o mundo, vendeu milhões de exemplares e segue vital e relevante até — e principalmente — hoje. Nesta fábula sobre uma rebelião de animais cansados de serem explorados por seus donos humanos, George Orwell ilustra como uma nova tirania toma o lugar de uma antiga e como o poder corrompe até as causas mais nobres. Depois de se rebelarem na Fazenda do Solar, os animais, liderados por um grupo de porcos, estabelecem um regime igualitário e cooperativo que funciona até alguns bichos começarem a usufruir de mais privilégios do que o estabelecido inicialmente. Com regras que mudam a toda hora, sempre beneficiando quem as cria, a revolução logo se torna uma confusa teia de ordens e tarefas sem sentido, culminando em paranoia, confrontos e dúvidas. Com dois prefácios do autor escritos em momentos diferentes, esta edição evoca o contexto histórico e social no qual este clássico foi concebido. As ilustrações marcantes de Ralph Steadman, tão dilacerantes e satíricas quanto o texto de Orwell, fazem deste volume uma peça singular, dando visualidade a uma história que não se cansa de ser atual. Além das ilustrações, há ainda dois textos críticos: o primeiro de André Czarnobai, que discorre sobre como chegou a algumas escolhas em sua tradução, e mais um posfácio inédito do crítico literário José Castello, que esclarece as intenções da obra e aprofunda a biografia do autor, guiando a leitura para além das impressões iniciais que o texto de Orwell provoca. Skoob.
O senhor Jones é dono e responsável pelos cuidados da granja do solar, ele é fazendeiro e cuida de todos os animais que ali vivem, porém esses cuidados não são tão bons quanto poderiam, muitas vezes o Sr. Jones deixa todos eles passarem fome, o fazendeiro possui um gênio difícil e acaba explorando os animais da granja.


Conhecemos então um porco muito inteligente chamado Major, ele é como uma espécie de veterano na fazenda, e decidi fazer uma reunião com todos os bichos ali presentes na calada da noite, assim que o Sr. Jones vai dormir ele pede essa reunião no celeiro a fim de contar sobre um sonho que teve, mas antes disso ele dá um discurso direto e sincero como a maneira que os bichos tem vivido naquele lugar. Major expõem a vida escrava que eles estão sendo submetidos.


Essa seria a primeira vez que os animais da fazendo escutam a palavra revolução, após os discurso e conselhos de Major os animais começam a ver como são tratados, e percebem as injustiças cometidas contra eles porque são animais. Percebem que não são valorizados e foram levados a acreditar que dependem do ser humano para viverem. "Animalismo" é o nome dado a essa nova ideologia de vida, a revolução que está cada vez mais próxima consiste em atacar o Sr. Jones e tomar a fazenda, transforma-la em um lugar em que os animais serão livres, ela aconteceu de maneira natural após algum tempo da reunião do Major e após seu falecimento.


Em um período que os humanos simplesmente esqueceram de alimentar os animais foi como uma gota de água que faltava. Os animais se rebelaram e tomaram a fazenda afugentando os humanos dali. A partir disso eles assumiram a granja do solar e fizeram sua própria comida, plantaram e colheram unidos com as orientações de porcos  que levavam os mandamentos do animalismo ao pé da letra. A revolução havia surgido e não iria embora fácil.


"A Revolução Dos Bichos" é uma leitura muito consagrada e adorada por diversas pessoas por trazer em sua história uma gama ampla de situações atuais, politicas, assuntos como liberdade, escravidão, diretos igualitários e afins estão presentes na obra que conquistou milhares de pessoas, George Orwell no inicio de sua obra nos conta as dificuldades enfrentadas para publicação da mesma, devido a todo significado que ela carregava.


O livro traz princípios de esperança que está ligada a atitudes revolucionárias. Tais atitudes são vistas e narradas por séculos nos mostrando enquanto leitores a luta por igualdade, respeito, e valorização das classes inferiores. Intimamente ligado a revolução russa o livro traz ensinamentos políticos muito fortes. A escrita do Orwell é fluída e rápida nos traz diversas interpretações o que é bom porque torna seu leitor pensante e analítico. 

“O Homem é a única criatura que consome sem produzir. Não dá leite, não põe ovos, é fraco demais para puxar o arado, não corre o suficiente para alcançar uma lebre. Mesmo assim, é o senhor de todos os animais. Põe-nos a trabalhar, dá-nos de volta o mínimo para evitar a inanição e fica com o restante. Nosso trabalho amanha o solo, nosso estrume o fertiliza e, no entanto, nenhum de nós possui mais do que a própria pele. […] Não está, pois, claro como água, camaradas, que todos os males da nossa existência têm origem na tirania dos seres humanos? Basta que nos livremos do Homem para que o produto de nosso trabalho seja somente nosso. Praticamente, da noite para o dia, poderíamos nos tornar ricos e livres.”

Para muito além dos ensinamentos políticos que envolvem a história contada no livro, é possível percebemos uma forte tendência em nos ensinar sobre nós mesmos. Sobre como agimos, sobre nossas convicções e em tudo que precisamos melhorar como seres humanos, a leitura dessa obra deve ser feita com a mente aberta para tudo que ela possa vir a te ensinar.

Essa edição publicada pela editora intrínseca está lindíssima, não poderia deixar de comentar sobre ela, capa dura, com corte vermelho lindo e ilustrações incríveis. Foi um imenso prazer conhecer finalmente um dos clássicos mais comentados pelo mundo todo, espero ter a chance de ler outras obras do autor.

Espero que tenham gostado!

Xoxo

Título Original: Animal Farm| Páginas: 239| Gênero: Fábula / Ficção / Literatura Estrangeira / Distopia / Política / Sociologia| Editora: Intrínseca| Minha Avaliação: 5/5| Comprar: Amazon

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Comentários

  1. Oi Michelle!!

    Menina que edição maravilhosa essa que a intrínseca lançou eu estou bobo!! Eu acho esse livro um completo ícone sabe? Nunca achei que iria gostar tanto de um livro como esses, mas, sem dúvidas foi uma leitura incrível quando a realizei a alguns anos atrás, inclusive preciso reler! Como sempre sua resenha está maravilhosa!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle!!

    Eu sempre quis ler algo do Orwell mas nunca me senti preparada, em 2018 eu li A Revolução do Bichos naquela edição antiga da Cia e nossa, que livro arrebatador. Eu fiquei quase uma semana sem conseguir ler nada só pensando nesse livro e até hoje ele reverbera em mim.
    Essa edição da intrinseca tá mesmo belissima! Adorei saber sua opinião e as fotos ficaram perfeitas! <3

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Eu li essa história a tanto tempo que acho que já está na hora de ler novamente.
    Acho incrível como este livro é atemporal, com ensinamentos que servem para qualquer época, é uma das coisas que aprecio nele.

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Eu li essa livro na época da escola e lembro o quanto adorei, o quanto pode ser debatido e falado na sala de aula, e que além da visão políticas, podemos tirar várias ensinamentos para a vida mesmo. Eu já tenho duas edições do livro, mas essa da Intrínseca também está linda! Excelente resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)