new videos

[Resenha] Aqui Quem Fala é Albert Einstein - R.J Gadney -@intrinseca

 "Aqui quem fala é Albert Einstein" mistura fatos reais e ficcionais de uma maneira incrivelmente cativante, a leitura é fluída e se torna cada vez mais interessante capítulo por capítulo. Ler esse livro foi uma das melhores experiências dos últimos dias, espero que gostem da resenha!

Sinopse: Mistura de romance e biografia traz novo olhar sobre a vida de um dos cientistas mais influentes do século XX. Em 14 de março de 1954, uma estudante liga para o número errado e acaba engatando uma conversa com um dos cientistas mais renomados do mundo: Albert Einstein. Movido por sua característica curiosidade — a mesma que o fez questionar desde leis da física até convenções sociais e políticas —, Einstein estabelece com a jovem uma amizade que transformará sua vida de forma singular. Aqui quem fala é Albert Einstein parte dessa conversa que surge casualmente, e vai além das já conhecidas conquistas do teórico alemão para contar sua história de uma forma nunca antes vista. Em constante busca por seu lugar no mundo, Einstein passou a vida se adaptando a demandas pessoais e profissionais e à realidade a sua volta, uma existência tomada por amores, descobertas, medos e desafios. Dentre as adversidades enfrentadas, talvez a maior tenha sido o antissemitismo: já fortemente presente na comunidade científica e acadêmica mesmo antes da ascensão do nazismo, o preconceito o assombrou durante toda a sua vida. Com trechos factuais e pinceladas de ficção, a obra de R.J. Gadney faz uso de frases célebres, fotografias, postais, cartas e discursos do aclamado físico para apresentar um novo lado de Einstein. Turbulenta, charmosa e emocionante, esta mistura de biografia e ficção abrange quase cem anos de história europeia e mostra uma outra face do homem por trás da lenda.

R.J Gadney nos trouxe uma história que se mistura entre fatos e ficção nela é possível perceber o talento do autor ao relatar intimamente a vida de uma das mentes mais brilhantes da história, no inicio da leitura somos apresentados a duas situações enigmáticas a primeira delas é uma curiosa ligação que Albert Einstein recebeu por engano, a segunda é uma série de devaneios soltos que o físico teórico inicia. E é dessa forma que nossa viagem para dentro da vida dele começa.

"SE TODOS TIVESSEM UMA VIDA COMO A MINHA, NÃO HAVERIA NECESSIDADE DE ROMANCES" Albert Einstein 

Sobre uma nova perspectiva o livro propõem de forma sutil um novo olhar para vida e carreira do cientista mundialmente famoso. Na leitura encontramos os passos que Albert deu por toda sua vida, desde do nascimento que diga -se de passagem criou um alvoroçou entre seus parentes em relação a sua aparência ao nascer ( Albert possui uma crânio maior do que o comum, o que assustava sua mãe que insistia ter dado a luz a uma aberração, o que causou muito problemas psicológicos no filho) até seu primeiro amor e relacionamento, seu primeiro casamento, filhos e obstáculos impostos a ele pela própria família.

"-Aqui quem fala é Albert Einstein. -Quem?-Pergunta a moça ao telefone. Desculpe. Liguei para o número errado.- Ligou para o número certo- retruca Albert."

Seguimos acompanhando de perto a vida e evolução de Einstein, para ele nada nunca foi fácil, cresceu sofrendo discriminação por sua raça e por suas peculiaridade enquanto ser humano, ele era introspectivo fazia parte de sua essência e as coisas triviais não lhe chamavam atenção, gostava mesmo dos estudos, da física, matemática e tudo que estivesse relacionado a ela. Para ele algumas coisas eram totalmente desnecessárias e prejudiciais, inclusive sentimentalismo em exagero. Foi por isso que terminou seu primeiro relacionamento, havia algo de exagerado em Marie e ele precisava se concentrar nos estudos.

Albert batalhou bastante para conseguir entrar na escola politécnica, na escola primaria teve diversos problemas de comportamento e relacionamento, quando sua família decidiu se mudar foi a gota de agua que faltava, ele praticamente se expulsou do colégio e foi atrás de seus pais em Milão, lá comunicou ao pai o que queria para si, e para alcançar esse desejo precisava se abster da cidadania alemã caso contrario poderia se convocado a servir na guerra.

Ao tentar entrar na escola politécnica pela primeira Einstein não teve sucesso, se saiu muito mal nas provas de línguas e história, e precisou voltar para a escola básica, quando finalmente conseguiu não imaginava conhecer Mileva, uma estudante local que era tão singular quanto Albert, por ela se sentiu atraído e a ela se declarou de maneira diferente e incomum, dando inicio ao segundo relacionamento esse que durou longos onze anos.

Seus estudos e carreira estavam avançando cada vez mais perto da ascensão Albert conquistou muitos amigos e muito mais inimigos ao longo do seu tortuoso caminho até o prêmio Nobel. Mileva lhe deu três filhos nesse meio tempo, a primeira foi fora do casamento enquanto ainda namoravam, Mileva era eslava e Albert judeu as famílias não aprovaram o relacionamento que dirá a gravidez, o destino da primeira filha sempre foi um mistério não se sabe se ela morreu devido a uma doença da época ou se foi dada a adoção. Essa dúvida atormentou o casal por toda a vida. 

A leitura nos traz toda a trajetória acadêmica do físico teórico e também toda a sua caminhada pessoal, Albert conquistou diversos prêmios acadêmicos se tornou conhecido e admirado por muitos. Quando conheceu Mileva ela também era cientista, a vida de casada deterioro suas aspirações acadêmicas, a maternidade acabou com qualquer outro resquício de esperança, isso tudo gerou uma depressão terrível e também deu inicio ao fim do casamento com Albert. Traída por ele e humilhada ela vai embora com os dois filhos do casal.

Acompanhamos por fim os últimos passos pessoais e profissionais dados por Albert Einstein, até chegarmos no inicio da leitura em que ele recebe uma ligação por engano e fica curioso pela voz do outro lado da linha. Antes disso conhecemos Elsa, amante de Albert e prima de segundo grau, o que gerou em mim enquanto leitora sentimentos conflituosos a respeito do físico, me revolta a traição e falta de compaixão por suas mulheres anteriores, pelo sofrimento causado a elas, entretanto me questiono talvez ter elevado demais um homem que apensar de ser uma mente brilhante e muitíssimo conhecido ainda assim é uma ser humano, homem como outro qualquer, o que não justifica ser mulherengo, mas em todo caso é ser humano de carne osso e podia cometer seus erros. 

"É ASSIM QUE NÓS, MORTAIS, ALCANÇAMOS A IMORTALIDADE, NAS COISAS PERMANENTES QUE CRIAMOS EM COMUM" PÁG 15

A obra apresenta ainda durante suas páginas os princípios da relatividade trabalhada por ele enquanto vivo. Cita também grandes nomes hoje muito famosos no meio acadêmico cientifico, pais de descobertas que revolucionaram o mundo. Formulas e mais formulas são mencionadas durante a leitura, falas como de Leonardo Da Vinci são usadas pelo físico que nos mostra sua outra face, aquela por trás da lenda.

Ler esse livro foi uma experiência sensacional, a leitura é permeada por cartas e fotografias históricas que contribuem de uma maneira muito significativa para  experiência do leitor. É impossível não se encantar com a vida do físico teórico protagonista dessa obra. A escrita biografia se tornou leve e de fácil compreensão graças a mistura criativa e inusitada que autor resolveu trabalhar na história, ou seja, se você não é muito fã de biografias esse livro lhe ajudaria e muito nesse processo.

Espero que tenham gostado da resenha!

Xoxo

Título Original: Albert Einstein Speaking| Páginas:285|Gênero: Biografia|Romance|FicçãoEditora: Intrínseca| Minha Avaliação: 4/5| Comprar: Amazon

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)



Comentários

  1. Olá, tudo bem? Adorei a dica, principalmente por se apresentar ser uma biografia diferenciada pelo que disse. Tenho dificuldades com o gênero justamente por conta dessa escrita que acho mais truncada, então vamos ver como me comportarei nesse título. Ademais, sou curiosíssima com Albert Einstein, então com certeza seu conteúdo é do meu interesse. Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle!!

    Nossa, eu ainda não tinha ouvido falar desse livro e ele é muito o tipo de livro que eu amo ler! Eu adoro quando misturam acontecimentos ou pessoas reais com ficção, acho que tudo fica muito mais dinâmico e divertido de ler. Tô muito curiosa pra saber como que essa história vai se denrolar, até eu queria ter uma conversa com o Einstein! adorei saber desse livro, sua resenha ficou incrivel e as fotos também!!

    ResponderExcluir
  3. Oi Michelle.

    Eu tinha visto a capa deste livro nas redes sociais, mas ainda não tinha lido uma opinião sobre ele e gostei. Você conseguiu despertar minha curiosidade, especialmente por ser leve e de fácil compreensão. Com certeza quero lê-lo e saber mais sobre Albert Einstein, porque não sei praticamente nada. Valei demais a dica. Parabéns pela resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Confesso que não sei muito sobre a vida do Einstein então não iria conseguir diferenciar o que é ficção (a não ser que seja algo muito óbvio). Porém achei interessante, ando lendo mais biografias (se bem que essa não é exatamente uma) então gostei de conhecer mais.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)