new videos

[Resenha] Duna - Frank Herbert @intrínseca

 Nunca fui muito fã de ficção cientifica, mas busco sempre uma leitura ou outra para tentar compreender melhor o gênero e me familiarizar mais com ele. Em meio a essa dificuldade decidi ler "DUNA" uma graphic novel lançada em 2020 pela intrínseca que me chamou bastante atenção. Neste primeiro volume temos acesso a primeira parte do livro em si, espero que gostem da resenha!

Sinopse: Obra-prima da ficção científica, que ganhará aguardada adaptação para o cinema, Duna retorna em uma graphic novel exuberante e imperdível Em 1965, um livro revolucionaria por completo a ficção científica e se tornaria um marco da literatura e da cultura pop. Com sua narrativa inovadora, unindo aventura, fantasia, religião, política, tecnologia e ecologia, Duna é uma das sagas mais bem-sucedidas da história e inspirou outros clássicos, como Star Wars, Blade Runner e Alien. Agora, essa obra-prima ganha uma versão em graphic novel fiel à exuberância e à complexidade do universo criado por Frank Herbert. Num futuro distante, a casa Atreides, liderada pelo duque Leto, se prepara para uma jornada até o planeta desértico de Arrakis. Também conhecido como “Duna”, esse lugar cercado de mistérios e perigos é a única fonte da substância mais valiosa do cosmos. O duque precisará se aliar aos nativos, os fremen, se quiser impedir que a casa Harkonnen assuma o controle do planeta. E é lá que seu filho, Paul, conhecerá seu destino. O jovem pode ser a chave de um plano traçado há séculos e uma peça importante no jogo de poderes do império. Adaptado com maestria por Brian Herbert, filho do autor, e por Kevin J. Anderson, este primeiro volume da série de graphic novels conta com as cores vibrantes das artes de Raúl Allén e Patricia Martín. Em 2021, a aguardada adaptação dirigida por Denis Villeneuve chega aos cinemas, com Timothée Chalamet e Zendaya no elenco.

"Duna" foi escrito por Frank Herbert que com a ajuda do filho Brian Herbert e Kevin Anderson transformou sua obra original em uma bela HQ, com ilustrações lindíssimas e uma arte de dar inveja. O que facilitou minha vida enquanto leitora da ficção presente no livro. Considerado um clássico da literatura Duna ganhou prêmios e por um período foi um dos livros mais vendidos.

Conhecemos então através da leitura um futuro distante onde a população era dividida em casas feudais inimigas, em meio a conflitos de poder e política estão os Atreides liderados pelo Duque Leto e do outro lado os Harkonnen liderados pelo Barão Harkonnen.

A rivalidade entre as casas é cada vez mais aparente para o leitor, em meio a todo conflito e tensão o imperador ordena que Leto assuma uma difícil missão, tomar o planeta conhecido como Arrakis, um lugar perigoso repleto de mistérios e incertezas. Com intuito de proteger sua família e não falhar em sua missão Leto irá travar uma luta contra o barão a fim de impedi-lo de tomar o planeta.

Em Arrakis Paul filho de Leto irá entender melhor seu destino, ele já foi testado pela bruxa e seu futuro está traçado. É dessa maneira que somos transportados para uma nova época, com situações conflituosas e enigmáticas que deixam o leitor cada vez mais curioso pela história.


"Duna" é uma leitura muito rica, eletrizante em diversos pontos, repleta de curiosidades e escrita de maneira intensamente criativa, foi uma experiência muito positiva ter contado com o trabalho dos autores envolvidos nesta Graphic Novel.

O livro reúne não só a ficção, mas também fantasia, aventura, política e tec nologia, este é o primeiro volume de uma série que gostaria muito de dar sequência, a obra ganhou sua primeira adaptação em 1984, recebeu uma série no canal Syfy, e em 2020 marcou presença na Netflix. Acredito ser uma ótima maneira de leitores que assim como eu enfrentam certa dificuldade de ler ficção cientifica.

Espero que tenham gostado da resenha!

Xoxo

Título Original: Dune| Páginas:173|Gênero: Ficção CientíficaEditora: Intrínseca| Minha Avaliação: 4/5| Comprar: Amazon

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Comentários

  1. Oi Michelle!!

    Menina, eu tô maluca pra ler Duna por conta da adaptação, eu vi algumas fotos e adorei tudo, mas não tenho coragem de encarar aqueles calhamaços agora não HAHAHAHAH Essa GN pode ser uma saída muito boa pra mim, tendo em vista que só quero conhecer a história mesmo antes de ver a adaptação.
    Adorei saber sua opinião e suas fotos ficaram perfeitas!

    ResponderExcluir
  2. Olá, tudo bem?
    Eu também não sou muito de ler ficção científica, mas tenho muita vontade de ler Duna. Confesso que não leria a HQ, porque é um formato que não funciona para mim. Mas ganhei o livro na edição da Aleph e estou doida para começar. Que bom foi uma leitura tão envolvente e eletrizante para você. Amei a resenha e as fotos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Michelle!

    Eu tenho muita vontade de ler essa história seja em HQ ou literária mesmo, aquela clássica. Já li alguns comentários mencionando que a HQ está linda e eu tenho gostado de ler quadrinhos ultimamente. Para ser sincera estou lendo menos que eu realmente desejo, mas essa eu vou fazer um esforço para conquistar. Adorei sua opinião mostrando que é uma leitura rica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Olá,
    Ao contrário de você gosto bastante de scifi, de quadrinhos tenho alguns e acho que tanto livro quanto em HQ são ótimos de ler. Ainda não li Duna mas tá em próximas leituras, parece que irei gostar bastante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)