new videos

[Resenha] O Grande Gatsby- F.Scott FitzGerald- Clássicos Penguim

 Essa foi mais uma das obras que resolvi incluir em meu novo repertório enquanto leitora, há algum tempo eu fiz uma compra com livros que sentia muito interesse em conhecer e que são considerados pelo público de alguma forma clássicos importantes, então essa foi minha experiência lendo "O Grande Gatsby" uma leitura muito interessante e que nos permitir refletir sobre a sociedade daquela época, sobre amizade, dinheiro entre outras coisas.


Sinopse: Considerado um dos livros mais importantes do século XX, O grande Gatsby é um consagrado sucesso de público e crítica. Em quase cem anos de sua publicação, teve adaptações para cinema, teatro e ópera e arrebatou milhares de fãs, entre eles, J. D. Salinger.Nos tempos de Jay Gatsby, o jazz é a música do momento, a riqueza parece estar em toda parte, o gim é a bebida nacional (apesar da lei seca) e o sexo se torna uma obsessão americana. O protagonista deste romance é um generoso e misterioso anfitrião que abre a sua luxuosa mansão às festas mais extravagantes. O livro é narrado pelo aristocrata falido Nick Carraway, que vai para Nova York trabalhar como corretor de títulos. Passa a conviver com a prima, Daisy, por quem Gatsby é apaixonado, o marido dela, Tom Buchanan, e a golfista Jordan Baker, todos integrantes da aristocracia tradicional. Na raiz do drama, como nos outros livros de Fitzgerald, está o dinheiro. Mas o romantismo obsessivo de Gatsby com relação a Daisy se contrapõe ao materialismo do sonho americano, traduzido exclusivamente em riqueza. Aclamado pelos críticos desde a publicação, em 1925, O grande Gatsby é a obra-prima de Scott Fitzgerald, ícone da "geração perdida" e dos expatriados que foram para a Europa nos anos 1920.

Quem nos apresenta essa história é o jovem Nick, ele acabou de mudar-se para uma casa simples em Wall Street, o lugar onde mora agora é repleto de casas majestosas cercado por pessoas ricas e influentes, entretanto a simplicidade do lugar onde decidiu viver após se formar é notável. Nick tem um vizinho misterioso que dá festas iluminadas e muito perceptíveis aos olhos dos demais, sua casa está sempre cheia e é possível observar tudo do quintal de Nick.

Jay Gatsby é o vizinho rico e importante que Nick não conheceu logo que se mudou, isso aconteceu um tempo depois, antes disso Nick teve a chance de vê-lo no jardim, mas não quis importuná-lo. Em breve o convite para uma de suas festas chegaria a porta de Nick e ele teria a chance de enfim conhecer esse anfitrião tão comentado. Ninguém sabe ao certo de onde Gatsby veio, nem o que ele faz ou quais são as origens de seus negócios o que sabem sobre ele é que suas festas são gloriosas e toda a elite local ou não comparece a sua casa.

Nick tem uma prima chamada Dayse, quando a visita em sua casa percebe-se uma relação bem diferente entre ela e o marido, este que por sua vez esconde seus segredos da esposa como se a mesma fosse burra o suficiente para não saber. Conhecemos então um pouco sobre Dayse e Tom e um relacionamento nada convencional que chega a irritar o leitor. È através da ligação de parentesco entre Nick e sua prima que Gatsby manifesta interesse em seu novo vizinho. Aos poucos ele revela a Nick um relacionamento antigo que teve com Dayse e que deseja profundamente recuperar, para isso irá contar com o auxilio e ajuda de seu novo amigo.

"O grande Gatsby" é uma história inicialmente lenta e cansativa para o leitor, todavia ao longo da história somos introduzidos na vida de cada um de seus personagens, tomamos conhecimento de tudo pelos olhos de Nick, que se torna uma amigo intimo de Gatsby um magnata de seu tempo, as situações e acontecimentos na leitura provocam o leitor o tempo todo, a escrita se torna mais fluída do meio para o final, e percebemos as críticas introduzidas nessa história, essas que por sua vez a tornam tão significativa e interessante.

O que percebemos é uma sociedade da época que só importa com a aparência, com dinheiro e coisas frívolas, inúteis muitas das vezes. Essa importância dada a coisas materiais, imagem, riqueza e luxo acarreta consequências graves nas vida de todos eles, e quem está de fora dessa rotina maluca como Nick por exemplo fica completamente passado com tudo que vê. A maneira como os personagens se submetem a todo tipo de coisa em troca da aparência de glamour mostra como as pessoas são capazes de se tornarem algo detestável para se encaixar na sociedade, algo muito relacionado com nossa atualidade. 

Existem diversas lições presentes na obra, sobre querermos ser quem não somos ou querer mudar nosso passado, ou até mesmo nos tornamos algo diferente do que nossa essência transmite em prol do outro, para agradar o outro, Gatsby me decepcionou nesse sentindo enquanto ser humano, dedicou sua vida a uma causa e desejo doentio e infundado, onde achou existir amor só existia uma desejo do material, Dayse me casou repulsa mais inicialmente tive pena da mulher que se tornou, enfim a obra traz reflexões grandiosas para o leitor e acredito ser por isso que o livro ganhou e ganha até hoje muitos elogios.

A escrita do autor como mencionei inicialmente é lenta, muitas vezes é preciso voltar no que leu para compreender melhor, como se trata de literatura clássica e minhas experiências são limitadas nesse gênero tive um pouco de dificuldade que aos poucos foi sendo diluída conforme conhecia melhor a história e os envolvidos nela, o final nos surpreende de uma maneira sensacional, queria outros milhões de finais possíveis para essa leitura, mas acabei aceitando e compreendendo o que me foi dado, por fim espero que tenham gostado da resenha!

Título Original: The Great Gatsby | Páginas: 250 |Gênero: Ficção| Editora: Penguim Companhia| Minha Avaliação: 4/5| Comprar: Amazon

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Comentários

  1. Eu gosto tanto, mas tanto desse livro.
    E acho essa edição um charme! Suas fotos, maravilhosas como sempre.

    Sai da Minha Lente

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorei a história também, gostei muito do que encontrei na obra, muito obrigada, fico feliz que tenha gostado das fotos :)

      Excluir
  2. Oi Michelle!!

    Eu tenho certeza dificuldade com clássicos assim como você, então basicamente só li os que eu fui obrigado a ler kkkkkkk. Menina ouvi falar desse livro desde que me entendo como leitor e essa é a primeira vez que eu realmente vi qual é a premissa dele, porque eu sinceramente nunca parei para dar real atenção a ele e nem vi o filme também!! Achei a premissa dele bem interessante, que sabe não leio ele quando também resolver começar a ler clássicos.

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  3. Eu li esse livro em 2014, mas outra edição e como a edição influencia muito na qualidade de uma leitura desse tipo, confesso que fiquei tentada a comprar uma da Penguin

    ResponderExcluir
  4. Oi Michelle!

    Este é um dos clássicos que tenho muita vontade de ler, mas fico adiando por causa do começo da história. Já me falaram que é lento e precisa ter paciência, mas vou encara este clássico ainda este ano. Quero descobrir as reflexões que contém no livro e sua resenha também deixou com vontade de lê-la. Parabéns pela dica.

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Olá!

    Primeira coisa, suas fotos são primorosas. Sobre o livro, eu tenho um pequeno problema com clássicos e já que você mencionou a lentidão inicial nem vou me aventurar, pois sairei frustrada com mais um clássico que não me cativou. Porém a premissa me interessou bastante, espero não ser pecado recorrer ao filme nesse caso. Amei a resenha.

    Beijos
    Leitura Terapia

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)