new videos

[Resenha] O que é a vida? Paul Nurse - @intrínseca

 Você provavelmente já se fez algumas dessas perguntas aqui, o que é vida? Da onde a vida surgiu, como nascemos, o que seria a origem da nossa vida? Pensando nisso o ganhador do prêmio Nobel Paul Nurse nos apresenta em cinco passos uma tentativa muito completa de explicar "O que é vida".

Sinopse: O renomado geneticista e biólogo celular Paul Nurse dedicou a carreira a desvendar o funcionamento de células vivas. Em O que é a vida?, ele aceita o desafio de descrever o ciclo celular e, consequentemente, o que significa estar vivo de um jeito descomplicado e elegante, acessível a todos os leitores. Para explicar o que é a vida, Nurse aborda cinco grandes ideias que são a base da biologia: a célula, o gene, a evolução por seleção natural, a vida enquanto química e a vida enquanto informação. Além de tratar de questões fundamentais e contar sobre o próprio trabalho e suas importantes descobertas (como quando identificou o gene cdc2), ele apresenta outros cientistas que contribuíram para os avanços mais notáveis. E, ao falar de suas experiências dentro e fora do laboratório, compartilha conosco os desafios, os lances de sorte e os momentos emocionantes de revelações. Com uma linguagem direta e clara, o autor escreve sobre a riqueza da vida, conferindo à biologia o devido reconhecimento em nosso tempo. Afinal, para sobreviver aos desafios que enfrentamos todos os dias  doenças, mudanças climáticas, pandemias, perda da biodiversidade e segurança alimentar , é vital que todos nós entendamos o que é a vida em seu estado mais primordial.

Em "O Que è a Vida" somos apresentados a algumas teorias e ensinamentos que começam com a explicação sobre a célula, o gene, a evolução por seleção natural, a vida enquanto química, a vida enquanto informação, esses são os tópicos que autor aborda e através deles nos da uma aula maravilhosa sobre nossa composição e essência. Preciso dizer que a leitura é uma verdadeira aula sobre nossa origem, aprendemos sobre a molécula sua importância para a biologia e como ela se torna o inicio de tudo, achei fascinante a abordagem do autor sobre o tema.

"Isso significa que todos os organismos vivos, independentemente do tamanho e da complexidade, emergem de uma única célula"


 O livro se torna cada vez mais significativo, faz uma retomada a conteúdos teóricos básicos e mais complexos, aqueles que aprendemos vagamente na escola são adornados de maneira mais abrangente e extensa na leitura e isso nos prende cada vez mais para sabermos qual seria então a origem da vida.


A escrita apesar de teórica e mais científica se torna leve conforme nossa curiosidade vai sendo despertada, o autor soube trabalhar bem suas teorias e ensinamentos e cativar seu leitor, para os que apreciam esse gênero é uma leitura e tanto, confesso que fiquei encantada com o conteúdo do livro que a propósito veio em uma edição linda demais, conforme vocês podem perceber pelas fotos.


Por fim quero ler outras coisas caso Paul venha publicar, acredito que seu conteúdo é muito valioso para todas as pessoas que queiram entender melhor os processo que englobam nossa existência, espero que vocês gostem da leitura tanto quanto eu!

Título Original: What'is life?| Páginas: 265 |Gênero: Biologia| Editora: Intrínseca| Minha Avaliação: 4/5| Comprar: Amazon

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Comentários

  1. Oie Michelle

    Não havia ouvido falar do autor ainda, nem conhecia esse livro, mas, ele traz um tema bem interessante e que sem dúvidas é uma grande questão para muita gente mesmo! Geralmente não me aventuro muito nesse gênero, mas, sua resenha com certeza me convenceu do contrário, espero conseguir ler esse livro em algum monento oportuno!!

    Beijos!
    Eita Já Li

    ResponderExcluir
  2. Oi Michelle.

    Estou conhecendo este livro através da sua opinião e com certeza é um tema importante e ao mesmo tempo interessante. Caso eu tenha uma oportunidade, quero muito conhecer a escrita do autor para ter mais informações sobre a vida. Ótima resenha.

    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Eu não conhecia o livro e nem o autor, mas parece que ele traz uma abordagem bem completa e reflexiva sobre o assunto. Confesso que não é uma tema que me desperta tanto interesse, especialmente pelas explicações sobre célula, gene, etc. Eu odiava o assunto nos tempos da escola e acho que o trauma ficou haha. Mas adorei ler a resenha e ver o quanto você gostou da leitura. Para quem se interessa pelo assunto o livro parece ser muito rico e interessante.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, tudo bem? Adorei a dica! Gosto bastante dessa parte científica em uma obra, principal a temátiva da origem, e é algo que sempre estudei bem a fundo na minha vida acadêmica. Acho que com certeza será uma leitura super perfeita! Dica mais que anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)