new videos

[Resenha] O Último Duelo- Eric Jager @intrínseca

 O Último Duelo nos propõem uma leitura histórica, marcante e repleta de acontecimentos interessantes que permeiam toda a obra. A história ganhou uma adaptação para o cinemas que ainda não tive chance de assistir, mas que o farei assim que possível. 

Sinopse: No século XIV, em plena Guerra dos Cem Anos entre França e Inglaterra, Jean de Carrouges, um cavaleiro normando recém-chegado das batalhas na Escócia, volta para casa e se depara com mais uma ameaça mortal. Sua esposa, Marguerite, acusa o escudeiro Jacques Le Gris — um velho amigo e companheiro de corte do cavaleiro — de estupro. Sem saída após Carrouges fazer um apelo formal, o tribunal decreta a realização de um julgamento por combate, o que também coloca o destino de Marguerite à prova, pois, se seu marido perder o duelo, ela será sentenciada à morte por falso testemunho. Enquanto tropas inimigas pilham o país, a loucura ronda a corte francesa, exércitos islâmicos ameaçam o cristianismo e pragas ceifam a vida de muitos, Carrouges e Le Gris se encontram equipados com suas armaduras em um monastério de Paris, alguns dias depois do Natal, em 1386. O que se segue é o último duelo autorizado pelo Parlamento de Paris, uma luta feroz com lanças, espadas e adagas — diante de uma multidão que incluía o próprio rei Carlos VI, entre outros membros da nobreza — que termina com os dois combatentes feridos, mas apenas um fatalmente. Baseado em ampla pesquisa realizada na Normandia e em Paris, O último duelo é o retrato vívido de uma era turbulenta e de três personagens inesquecíveis presos em um triângulo fatal de crime, escândalo e vingança. Uma narrativa sobre um drama humano comovente, a história real de um delito terrível e um trabalho envolvente sobre intriga histórica cujos temas, mesmo séculos mais tarde, ainda ecoam com força.

Eric Jager nos apresenta através de uma escrita marcante e muito cativante uma história que tem como pano de fundo a Guerra dos Cem Anos, conhecemos então além da história central que já irei mencionar também as localizações, costumes e toda a geografia que envolve França e Inglaterra. Nessa história a proposta vem através de uma acusação de estupro feita pela personagem Marguerite, ela acusa um homem que é escudeiro chamado Jacques Le Gris. A acusação acaba em um julgamento por combate algo cultural da época para resolução de questões assim.

O duelo tem dois lados de uma moeda, se por acaso o marido de Marguerite perder esse combate ela será acusada e sentenciada a morte, resultando em falso testemunho. Enquanto acompanhamos a história basilar do livro também somos introduzidos aos acontecimentos da guerra, tomada por poder entre outras coisas que vão surgindo aos olhos do leitor página por página.

A leitura se torna muito significativa, mas confesso difícil ao longo de seu processo, apesar de toda a magnitude da escrita do autor, fiquei meio perdida em alguns momentos da história pela quantidade de informações, o que acredito ser completamente normal devido ao conteúdo histórico presente no livro.

O interessante dessa leitura e que merece destaque é que ela nos traz personagens reais, pertencentes a famílias que de fato existiram e passaram por todo aquele período uma característica peculiar e marcante no trabalho de  Jager. Para além do romance presente nas página de "O Último Duelo" o leitor ainda tem acesso as questões politicas e sociais da época dando uma perspectiva de como tudo funcionava inclusive a economia.

Por fim foi um verdade privilégio ter a chance de realizar essa leitura, o trabalho apresenta nela foi de grande valia e muito rico, para o leitor é um prato cheio de conhecimento histórico que vale muito a pena conferir!

Título Original: The Last Duel| Páginas: 319 |Gênero: Romance Histórico| Editora: Intrínseca| Minha Avaliação: 4/5| Comprar: Amazon

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Comentários

  1. Olá,
    Acho que li poucos livros que se passam durante a guerra, ao menos não me lembro de nenhum durante essa guerra em específico. A parte da ação parece mais interessante do que a parte política (mas já pensei isso em outro livro e estava errada hehehe). Pela sua resenha parece melhor do que imaginava.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Eu já tinha visto o trailer da adaptação e ficado muito curiosa para conhecer essa história, mas não sabia da existência do livro. Com certeza vou adicioná-lo na minha lista, porque eu já tinha interesse em saber mais sobre essa história e acredito que a leitura traga detalhes muito interessantes. Amei a indicação e espero conseguir ler em breve.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem? Acho interessante essa perspectiva mais real e palpável do livro. Não conhecia o livro confesso, mas acho a época que ele retrata bem curiosa, o que me faria dar uma chance. Ainda mais tendo mais aspectos sendo trabalhados, como o social e o político. Dica super anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi Michelle, tudo bem?
    Fiquei curiosa para saber se ela acusou falsamente o escudeiro e por qual motivo. Gosto muito de história, por isso o conteúdo histórico por trás do enredo seria a cereja do bolo para mim. Que pena que a escrita parece ser um pouco complexa, mas mesmo assim gostaria de ler. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!
    beijinhos.
    cila.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Form for Contact Page (Do not remove)