new videos

[Resenha] Amor Sublime Amor - Irving Shulman @intrínseca

Conclui minha leitura de "Amor Sublime Amor" e vim correndo aqui para o blog compartilhar minha experiência de leitura com vocês, a edição lançada pela intrínseca com a essa capa linda conforme vocês conseguem notar pelas fotos está incrível, mas a história desse livro é antiga.

Sinopse: Uma das histórias de amor mais prestigiadas da dramaturgia e do cinema norte-americano, Amor, sublime amorlança luz sobre questões tão atuais quanto a intolerância aos imigrantes e o preconceito Maria e Tony não conheciam o amor até a noite em que seus olhares se cruzaram no baile, onde os dois jovens dançaram inebriados por aquele sentimento novo e inigualável. Logo eles descobrem, porém, que fazem parte de duas realidades distintas e inconciliáveis. Maria é irmã do líder dos Sharks, uma gangue de imigrantes porto-riquenhos, enquanto Tony é ex-integrante e o melhor amigo do líder dos Jets, a gangue rival, formada por brancos norte-americanos.Embora Tony tenha decidido começar uma nova vida, longe das rixas entre gangues e da criminalidade das ruas, seu vínculo com os Jets permanece mais forte do que ele imaginava e será decisivo para o curso de seu romance com Maria. Poderá esse amor se desviar da mira da violência das ruas de West Side?Sob as sombras dos arranha-céus de Nova York, Sharks e Jets se digladiam não só pelo domínio das ruas, mas por motivações que encontram raízes mais profundas na sociedade norte-americana, como a intolerância aos imigrantes e o racismo ― uma das razões pelas quais Amor, sublime amor continua uma obra atual e necessária.Ecoando a tradição literária de histórias de amor tragicamente belas, esta obra multipremiada revolucionou a Broadway e o cinema à época de seu lançamento e perdura até hoje como um dos maiores fenômenos a cruzar gerações.

A história é ambientada na Nova York do pós guerra e traz a junção do amor, ódio e muita rivalidade, baseada na classica obra de Shakespeare, Romeu e Julieta essa versão de amor sublime amor é mais moderna, conhecemos Maria e Tony, porém muito antes de chegarmos ao casal somos introduzidos ao um ambiente de rivalidade entre Bernardo e Riff líderes de gangs extremamente rivais que se degladiam há bastante tempo. O ódio entre eles é vivo e perigoso para todos os que os rodeiam, vizinhos, amigos e famíliares conhecem essas brigas de longe e procuram se manterem afastados o máximo que podem.


Tony sempre foi um lider invejado dos Jets, junto de Riff fundou a gang e uniu seu grupo causando terror e medo por onde passavam, na época deles era muito comum a formação de grupos de arruaça, mas quando Tony decide sair do jets passa sua liderança para Riff que precisa provar ao grupo que lidera ser digno da posição em que se encontra. 


Bernardo por outro lado era um imigrante vindo de Porto Rico e detestava os nativos americanos tanto quanto eles os detestavam. Sua rivalidade com Jets era conehecida, comandava um grupo também os Sharks e pouco a pouco estava ganhando território algo que irritava profundamente Riff que queria por fim nessa hsitória. Decidido a acabar com Sharks Riff quer um duelo, uma bria ou embate com bernardo e para isso precisa propor isso a ele, sua intenção é ir até o baile que esta prestes a acontecer porque sabe que bernardo adoro esse bailes, lá ele irá propor ao líder dos Sharks uma luta.

"Alguns desses desejos se realizavam, mas isso não fazia diferença para a cidade, porque ela havia sido construída para persistir além da vida de todas as pessoas que a habitavam"

Riff precisa de Tony mais do que nunca para esse encontro com Bernardo, ntão decide procurar seu melhor amigo ex chefe e lider dos Jets para lhe pedir que o acompanhe no Baile, Tony não sabe, mas após aceitar o convite de Riff sua vida nunca mais será a mesma.

Maria é jovem chegou recentemente de Porto Rico e esta muito empolgada com seu primeiro baile, mesmo sabendo de seu compromisso com Chino, amigo do seu irmão Bernardo a jovem pretende aproveitar o máximo que puder do baile, seu raciocínio é de que em breve estará casada e, portanto, não terá uma segunda chance como essa, porém maria jamais iria imaginar que nesse baile encontraria o amor de sua vida e ao mesmo tempo muita dor também.


"Amor Sublime Amor" é uma leitura leve, curiosa e cativante para o leitor, o autor tem uma escrita fluída que nos proprociona uma experiência de leitura mais rápida, algumas das questões abordadas no livro nos remete a uma america antiga onde gangs dominavam território e eram capazes de matar por isso, uma violência antiga que muitos nem se quer lembram que existiu, o amor aqui é tratado de uma jeito mais ifantil do que imaginei, algo muito como a primeira vista, não li Romeu e Juleita ainda, mas acredito que em amor sublime amor o autor quis passar essa sensação de amor a primeira vista, algo que nasce dentro dos personagens repentinamente e os consome como fogo, achei um tanto exagerado.

Por outro lado fora esse aspecto que talvez não cabe muito nos dias atuais onde enquanto leitora sinto que preciso de um desenvolvimento melhor para se chegar a esse amor que acontece entre Tony e Maria, o livro tem uma excelente proposta, o final apesar de meio rápidp foi exatamente o que esperava do livro, não tive surpresas, mas não de um forma negativa, gostei bastante do que encontrei na obra, talvez por não estar familiarizada com a escrita e a proposta me causou certo desconforto esses detalhes citados, entretanto não deixa de ser uma leitura muito proveitosa e que recomendaria sem dúvida.

Xoxo :)

Título Original: West Side Story| Páginas: 174 |Gênero: Romance| Editora: Intrínseca| Minha Avaliação: 3/5| Comprar: Amazon

Ps: Os links deste post são afiliados, comprando por eles vocês contribuem com meu trabalho, pois ganho um pequena comissão e isso não interfere no valor da compra de vocês! :)

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)