new videos

[Resenha] Arte Importa Neil Gaiman & Chris Riddell @intrínseca

 Terminei minha penúltima leitura de dezembro e o favoritei para vida toda! Que sou uma fã de carteirinha do trabalho do autor vocês que me acompanham por aqui já sabem, mas dessa vez Gaiman me inspirou de uma maneira sensacional para 2022. Fiquei completamente apaixonada por tudo que essa leitura me ofereceu desde as lições que são marcantes e importantes de maneira única até a forma como ele escreveu "Arte Importa" com um toque mágico de motivação para seguirmos em frente e trabalharmos duro no que realmente acreditamos!

Sinopse:“O mundo sempre se ilumina quando você faz algo que não existia antes”, diz Neil Gaiman na epígrafe de Arte importa, uma reunião de quatro textos breves e inspiradores do escritor sobre o fazer artístico. Com artes de Chris Riddell, ilustrador renomado e parceiro de longa data de Gaiman, o livro explora como ler, imaginar e criar livremente podem ser elementos revolucionários capazes de mudar o mundo. Em “Crença”, Gaiman faz um manifesto a favor das ideias e da liberdade, escrito em decorrência do ataque terrorista à sede do jornal francês Charlie Hebdo, em 2015. Em “Por que nosso futuro depende de bibliotecas, leituras e devaneios”, o autor explica como ler — sobretudo por prazer — gera empatia, nos ajudando a imaginar mundos e realidades diferentes e a entender que as coisas não precisam ser como são. Presente também na coletânea Alerta de risco, “Fazendo uma cadeira” é um incentivo a todos que já se viram sem motivação para criar, pois para Gaiman fazer um livro é um pouco como fazer uma cadeira. Aos poucos, peça por peça, tudo começa a se encaixar. O último texto, “Faça boa arte”, é um velho conhecido dos fãs do autor. Publicado em 2014 em formato de livro, o famoso discurso de Gaiman na University of the Arts, na Filadélfia, encoraja artistas de todas as áreas a quebrar regras, a cometer erros fantásticos e, acima de tudo, a fazer boa arte. Com leveza e humor, Arte importa é um livro emocionante e necessário, um apelo inspirador à imaginação e à coragem de criar diante de momentos difíceis. “Seja valente. Seja rebelde. Escolha a arte. Ela importa.”

"Arte Importa" é uma belissímo livro escrito por Neil Gaiman e ilustrado por Chirs Riddel este que por sua vez possui um talento incrível com ilustrações maravilhosas e lindíssimas. No livro encontramos um copilados de lições, histórias vividas pelo autor e uma gama enorme de incentivo para fazermos o que sabemos de melhor e nunca desistirmos. 

Por meio da leitura que é leve e cativante o autor nos mostra a importância da criação, da imaginação e da arte, de como se fazer boa arte e que para isso nem sempre vamos acertar de primeira muitas vezes apenas erramos e erramos até que por fim sai algo diferente que muda a visão e vida de alguém, pode ser um livro, um conto, uma pintura, uma fotografia enfim fazer boa arte envolve persistência, desistência e muitas vezes um empurrãozinho.

A leitura nos traz senitmentos de empatia, aprendizados para vida toda, nos motiva e inspira a criar coisas novas, coisas boas para as pessoas no mundo, ao nosso redor, a escrita do autor é para além de curiosa nos prende e cativa durante todo o livro, nessa obra ele nos conta alguns de seus processos de escrita, no conta sobre algumas mentiras contadas, alguns caminhos que pegou para se tornar o escritor que é hoje e por meio desses relatos percebemos sua real intenção com "Arte Improta".

Por fim acredito que essa leitura veio no momento ideal, o ano está acabando e assim como quaolquer ser humano que sente, estava desmotivada e desistimulada para começar mais um ano sem previsão do que iria fazer e o livro me trouxe uma pequena luz, uma pequena pitada de inspiração emotivação precisava disso, precisava entender também que estamos mudando e sair da zona de conforto para criar conteúdos será necessário de agora em diante, mas nunca perderei meus ideais, penso que foi a maior lição dessa leitura, espero que vocês possam vir a conhece-la também.

Xoxo

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)