new videos

[Resenha] Nação Dopamina- Dra Anna Lembke -@vestígio

Antes de iniciarmos nossa jornada por esse nova resenha, é importante você saber de algumas coisas improtantes, a primeira delas é que a dopamina é um neurotransmissor monoaminérgico, da família das catecolaminas e das feniletilaminas que desempenha vários papéis importantes no cérebro e no corpo. Os receptores de dopamina são subdivididos em D1, D2, D3, D4 e D5, de acordo com localização no cérebro e função. Apesar de não ser a única a dopamina é uma das maiores responsaveis pelo processo de gratificação presentes em nosso corpo, em "Nação Dopamina" iremos conhecer melhor tudo e como a busca frenética por prazer está nos prejudicando.


Sinopse: Este livro é sobre prazer. É também sobre sofrimento. Mas mais importante, é um livro que trata de como encontrar o delicado equilíbrio entre os dois, e por que hoje em dia, mais do que nunca, encontrar o equilíbrio é essencial. Estamos vivendo em uma época de excessos, de acesso sem precedentes a estímulos de alta recompensa e alta dopamina: drogas, comida, notícias, jogos, compras, sexo, redes sociais. A variedade e a potência desses estímulos são impressionantes – assim como seu poder adictivo. Nossos telefones celulares oferecem dopamina digital 24 horas por dia, 7 dias por semana, para uma sociedade ao mesmo tempo conectada e alheia do que acontece ao redor. Estamos todos vulneráveis ao consumo excessivo e à compulsão. Em Nação dopamina, Dra. Anna Lembke, psiquiatra e professora da Escola de Medicina da renomada Universidade Stanford, explora as novas e empolgantes descobertas científicas que explicam por que a busca incansável do prazer gera mais sofrimento do que felicidade – e o que podemos fazer a respeito. Traduzindo a complexidade da neurociência para metáforas fáceis de entender, a Dra. Anna mostra que o caminho para manter a dopamina sob controle é encontrar contentamento nas pequenas coisas e nos conectar com as pessoas queridas. Como prova disso, a autora compartilha diversas experiências vividas por seus pacientes em trechos muito emocionantes. São histórias fascinantes de sofrimento e redenção que nos dão a esperança de que é possível transformar a nossa vida. Nestas páginas, Nação dopamina mostra que o segredo para encontrar o equilíbrio é combinar a ciência do desejo com a sabedoria da recuperação.


"Nação Dopamina"
foi escrito e desenvolvido pela Dra Anna Lembke, aqui a autora se baseou e estrututra sua obra nos casos de paciente que a autorizaram divulgar suas histórias, por meio dessa linha de escrita e racícionio o leitor é levado a entender, compreender e interpretar os efeitos que a busca pro prazer custe o que custar causam ao longo do tempo em nós enquanto seres humanos.


Baseada em uma balança de sofrimento e prazer a leitura nos apresenta situações extremamente delicadas que nos leva a uma reflxão profunda da amenira como estamos ns afundando em refúgios temporários simplesmente para obtermos resquícios de satisfação pessoal, atitude essa que nos leva a vicios, dependências, rotinas, e hábitos totalmente prejudicais fisica e mentalmente.


Esses mals hábitos nos leva a uma série de consequências como ansiedade, distúrbios do sono entre outras coisas que ao longo do tempo acabam por degradar nossas vidas em diversos aspectos, durante a leitura o leitor é apresentado a casos peculiares e por meio dele a autora nos mostra claramente seu ponto ao tratar sobre a dopamina, seus efeitos e causas e como estamos usando isso de forma indevida.


"Nação Dopamina" é um livro sobre o prazer, sobre sofrimento e sobre a capacidade humana, entretanto é uma história sobre tantas outras histórias pela busca da felicidade, da satisfação pessoal, dos obstáculos vencidos todos os dias e acima de tudo sobre tentar encontrar equilibrio na vida. Uma obra indíspensável para repensarmos hábitos que nos proprocionam felcidade momentânea mais que ao serem realizados com frequência nos prejudicam muito.


A escrita da autora é fluída, seu trabalho nos traz bastante estatíticas e dados interessantes sobre os diversos tipos de vicíos entre outros assuntos cruciais para entendermos seu ponto de vista, recomendo a leitura a todos que querem achar uma equilibrio e aprender mais a respeito.

Espero que tenham gostado!

XOXO :)

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)