new videos

[Resenha] O Avesso Da Pele- Jeferson Tenório

 Finalmente vim trazer a resenha de "O Avesso da pele' aqui para blog, essa foi uma leitura extremamente marcante que desejei muito abordar com vocês, mas ainda estava absorvendo tudo que li nessa história, uma história sensível e dolorosa repleta de significados e lições valiosas.

Sinopse:  Vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Romance Literário. Um romance sobre identidade e as complexas relações raciais, sobre violência e negritude, O avesso da pele é uma obra contundente no panorama da nova ficção literária brasileira. O avesso da pele é a história de Pedro, que, após a morte do pai, assassinado numa desastrosa abordagem policial, sai em busca de resgatar o passado da família e refazer os caminhos paternos. Com uma narrativa sensível e por vezes brutal, Jeferson Tenório traz à superfície um país marcado pelo racismo e por um sistema educacional falido, e um denso relato sobre as relações entre pais e filhos. O que está em jogo é a vida de um homem abalado pelas inevitáveis fraturas existenciais da sua condição de negro em um país racista, um processo de dor, de acerto de contas, mas também de redenção, superação e liberdade. Com habilidade incomum para conceber e estruturar personagens e de lidar com as complexidades e pequenas tragédias das relações familiares, Jeferson Tenório se consolida como uma das vozes mais potentes e estilisticamente corajosas da literatura brasileira contemporânea. "Não é de graça que Tenório, além de autor premiado, é tão bem acolhido pelo público e pela crítica. Ele não faz turismo, safári social, na desgraça geral do país, não faz da crítica à desigualdade um truque, um atalho apelativo e barato, panfletário, para ter mais aceitação, reconhecimento. Estamos diante de um escritor que, correndo todos os riscos, sabe arquitetar uma boa trama e encantar o leitor. Por muitas vezes durante a leitura eu disse para mim mesmo: como ele consegue construir personagens tão reais e fáceis de serem amados? Eu agradeço, a literatura brasileira agradece." – Paulo Scott "Através de um profundo mergulho em seus personagens, O avesso da pele consegue abordar as questões centrais da sociedade brasileira. E o mais potente nisso tudo é que, aqui, o real e as reflexões partem sempre de dentro pra fora." – Geovani Martins

 

O avesso da pele nos apresenta a história de henrique um homem de meia idade negro professor da educação básica pública que vive em porto alegre, acompanhamos sua trajetória e vivência por meio da visão de seu filho Pedro. Ele é nosso narrador e por meio de suas palavras com um emocionante relato da vida do pai tomamos conhecimento dos caminhos duros e cruéis que Henrique percorreu.

Pedro nos conta sobre a vida de seu pai e sobre seu brutal assassinato, a história vai se passando por diversos períodos da vida de Henrique, seus relacionamentos, sua juventude, sua profissão, seus trabalhos fora a docência, tudo isso na pele de uma pessoa negra que desde sempre enfrenta o preconceito e o racismo enraizado na sociedade em que estamos inseridos de uma maneira terrível.

Durante a leitura é possível ver nitidamente o comportamento humano, por meio das palavras de Pedro que soam tão sinceras e simples, mas ao mesmo tempo te dilaceram por dentro a cada página, nos damos conta por exemplo de como a policia atua em relação as pessoas negras e pessoas brancas, a atitude de uma corporação e os relatos de ódio e vingança, todo ser humano negro vira alvo em situações como as que foram relatadas em o avesso da pele, como se todos fossem iguais e, portanto, sucessivamente também fossem pessoas ruins ou criminosos apenas por serem negros. A revolta durante a leitura é inevitável, mas também proporciona reflexão e auto-análise de como podemos melhorar nosso comportamento sobre esse aspecto. 

Outro tema abordado na escrita de Jeferson é a educação brasileira pública, a realidade nua a crua é percebida na história contanda pelo autor, ele procura não romantizar a profissão docente, deixando claro os sentimentos de Henrique enquanto professor e sua impotência diante da violência dentro e fora das salas de aula, essa abordagem sobre o processo educacional de maneira sincera foi umas das características do livro que mais gostei.

"O avesso da pele" para além do preconceito racial, aqui de forma mais especifica o racismo contra os negros, também apresenta temas como o luto, a dor da perda de um filho que procura por meio de lembranças e um sincero relato compreender os motivos que tiraram seu pai desse mundo, nesse momento foi difcil conter a emoção e a lagrimas pois me identifiquei muito com Pedro, enquanto filho que precisa velar e entrrar seu pai, isso mexeu muito comigo enquanto leitora e acredito que só quem viveu essa dor poderia de fato compreendê-la.

Por fim, o livro nos causa sentimentos e necessidade de diálogo, é uma obra que exige diálogo por parte de seus leitores, uma história comovente, dolorosa, mas que também ensina e estimula a reflexão sobre diversos assuntos necessários. Sua escrita foi em segunda pessoa algo dificil de ver e que tornou o livro especial e significativo. Recomendo a leitura a todos que buscam algo do gênero, aliás acredito que todos deveriam ler essa obra! 

Espero que tenham gostado!

Xoxo :)

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)