new videos

[Resenha] A Viajante Inglesa- Mary Del Priore- @vestígio

 Minha última leitura por aqui foi muito surprendente, repleta de contexto histórico e cultural como leitores somos apresentados a aspectos desde econômicos até mais pessoais dos personagens dessa história. Ler " A viajante inglesa" foi uma experiência enriquecedora.

Sinopse: A viajante inglesa é Maria Graham, esposa de um oficial da Marinha Britânica que veio com o marido para a América do Sul durante as lutas pela independência do Chile e do Brasil, tendo vivido naquele país e no Brasil, em Pernambuco e no Rio de Janeiro. Maria se dedicava a escrever diários nos quais descrevia paisagens e seus habitantes, e comentava e registrava acontecimentos do cotidiano, sobretudo os de natureza política. O senhor dos mares é Thomas Cochrane, oficial da Marinha Britânica, excelente navegador e estrategista quase invencível. Apelidado de El Diablo, participou fortemente das lutas pela independência do Chile e depois do Brasil. O Imperador é D. Pedro I, que declarou a independência do Brasil. Nessa crônica historiográfica com a qual a historiadora e escritora Mary Del Priore estreia no catálogo da Vestígio, esses três personagens se cruzam e se relacionam como se fossem de ficção, mas não sendo: existiram e atuaram por dentro e por trás de fatos verídicos de nossa história, num seu período interessantíssimo; a aura de romance, de ficção fica por conta do texto saboroso, fluente e apaixonante com o qual Del Priore presenteia o leitor

Em sua obra a historiadora Mary apresenta três perspectivas diferentes por meio de três personagens que estão envolvidos no mesmo momento histórico, Maria Graham,  Thomas Cochrane e o imperador D. Pedro I. É por meio desses grandes nomes que somos introduzidos na narrativa e toda a história contada pela autora. 

A leitura como já mencionado anteriormente está para além do entreterimento comum, nela temos conhecimentos históricos profundos de momentos vividos em nosso pais que marcaram nossa história e refletem até os dias atuais. A riqueza de informações e assuntos abordados ao longo do livro proporcionam ao leitor uma viajem incrível pela época e nos ensina  muito sobre os grandes marcos daquele período.

Para os leitores apreciadore da história nacional a leitura se torna muito significativa, a leitura nos mostra o processo de libertação do pais tudo isso por meio de sesu epronagens que digam se de passagem são peculiares e envolventes.

A leitura é intercalada nas narrativas dos peronsonagens e se torna cada vez mais fluída e curiosa para o leitor que deseja saber mais a respeito de toda a história do Brasil. A escrita é leve e repleta de didática, informações, relatos o que tornam a obra tão especial. O livro é destinado aqueles que apreciam a história e desejam saber mais dos processos da proclamação, da economia e tudo que envolve e envolveu o desenvolvimento da nossa terra nesse sentido.

Espero que vocês tenham gostado!

Xoxo :)



Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)