new videos

[Resenha] A Filha Do Guardião Do Fogo Angeline Boulley @intrinseca

Sempre gostei muito de ler thriller, mas nesse caso aqui a experiência se tornou ainda mais valiosa, em uma história repleta de cultura com um pano de fundo que nos deixa cada vez mais curiosos a autora trabalha sua escrita de maneira muito cativante.

Sinopse: Daunis Fontaine vive em dois mundos, mas se sente uma estranha em ambos. Aos dezoito anos, a jovem se vê eternamente dividida entre a família da mãe — branca e conservadora — e a do pai, indígenas da reserva Ojibwe de Sugar Island, no Michigan. Ela sonha com a nova vida que vai levar ao se mudar para cursar a faculdade, bem longe dos boatos sobre sua origem, mas uma tragédia a obriga a adiar seus planos. Quando Jamie, um lindo e talentoso jogador de hóquei, chega à cidade, a jovem sente que a monotonia dos seus dias está prestes a acabar. Porém, ao testemunhar um assassinato perturbador na reserva, ela se dá conta de que há algo errado — com Jamie, seus amigos e sua comunidade. De uma hora para outra, Daunis se vê envolvida em uma investigação do FBI sobre uma nova droga que tem feito cada vez mais vítimas. Receosa, ela aceita trabalhar como informante, usando seus conhecimentos de química e da medicina tradicional Ojibwe. Mas a busca pela verdade se mostra mais perigosa e dolorosa do que ela imaginava, trazendo à tona segredos e abrindo feridas ainda não cicatrizadas. A Filha do Guardião do Fogo é um thriller impactante e frenético, que mergulha nas experiências de uma jovem indígena que fará de tudo para proteger seu povo e sua família. Com uma narrativa visceral e comovente, o livro tornou-se best-seller do New York Times e foi escolhido pela revista Time como um dos melhores YA de todos os tempos. A obra também ganhará uma adaptação na Netflix realizada pela Higher Ground, produtora de Michelle e Barack Obama

A filha do guardião do fogo conta a história de uma jovem chamada Daunis, filha de um pai indígena e uma mãe branca a jovem é extremamamente dividida pela sua origem e sonha com uma vida diferente longe do lugar onde cresceu. Obrigada a fica em sua cidade por questões familiares ela acaba presenciando um crime absurdo e torna-se principal testemunha durante a investigação. Essa que por sua vez também tem relação uma droga letal que esta circulando e que o FBI associa a sua comunidade indígena.


Durante a leitura que foi diferente de tudo que li nesse gênero temos uma forte abordagem da cultura e também de tradições locais, o leitor aprende ainda sobre idiomas, sobre plantas medicinais e como o povo indígena as utiliza, uma história rica nesse sentido de conhecimento histórico e cultural. Somos apresentados aos conhecimentos mais antigos dessa população que torna nosso mundo tão signifcativo.


A história é curiosa e cativa o leitor com um pano de fundo instigante, a questão do assassinato, da investigação e todo o mistério por traz dela faz com que desperte o desejo do leitor de entender melhor a história e saber o desfecho preparado pela autora. A abordagem de Angeline sobre as drogas e quanto a circulação pode afetar os jovens de maneira extremas foi um assunto que nos traz muitas reflexões e aprendizado, a questão do precoceito cultural e racial também é apresentado no livro de maneira muito marcante para o leitor.


A escrita da autora é fluída e notamos um talento extraordinário em seu trabalho, esse que por sua vez nos conquista a cada capítulo, a forma como ela trabalha sua protagonista montando um alicerce em volta dela e nos mostrando aos poucos por meio da visão de Daunis tudo que iremos conhecer ao longo da leitura foi algo muito signifativo.


Por fim a obra se faz necessária por abordar diversos assuntos importantes que nos proporcionam conhecimentos valiosos enquanto leitores, uma história marcante que nos trará valores muitas vezes esquecidos, mas que fazem toda a diferença! A filha do guradião do fogo é uma experiência emocionante, curiosa, peculiar com suspense, dilemas e muito mais.

Espero que tenham gostado!

Xoxo

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)