new videos

[Resenha] È Assim Que Acaba- Colleen Hoover @galera

 ALERTA DE GATILHOS, VIOLÊNCIA E ABUSO PSICOLÓGICO

Minhas experiências de leitura com a autora foram bem limitadas, para ser sincera li apenas uma obra dela e tive um misto de sentimento, fiquei muito curiosa por é assim que acaba, mas essa curiosidade não se deu recetemente por conta de todo o alvoroço com o segundo volume dessa história e sim desde seu lançamento há algum tempo, queria muito conhecer essa história, mas só tive chance nesse ano e assim como em minha primeira experiência com a escrita e trabalho de Colleen meus sentimentos ficaram divididos em relação a leitura.

Sinopse: Um romance sobre a força necessária para fazer as escolhas corretas nas situações mais difíceis. Da autora das séries Slammed e Hopeless. Lily nem sempre teve uma vida fácil, mas isso nunca a impediu de trabalhar arduamente para conquistar a vida tão sonhada. Ela percorreu um longo caminho desde a infância, em uma cidadezinha no Maine: se formou em marketing, mudou para Boston e abriu a própria loja. Então, quando se sente atraída por um lindo neurocirurgião chamado Ryle Kincaid, tudo parece perfeito demais para ser verdade. Ryle é confiante, teimoso, talvez até um pouco arrogante. Ele também é sensível, brilhante e se sente atraído por Lily. Porém, sua grande aversão a relacionamentos é perturbadora. Além de estar sobrecarregada com as questões sobre seu novo relacionamento, Lily não consegue tirar Atlas Corrigan da cabeça — seu primeiro amor e a ligação com o passado que ela deixou para trás. Ele era seu protetor, alguém com quem tinha grande afinidade. Quando Atlas reaparece de repente, tudo que Lily construiu com Ryle fica em risco. Com um livro ousado e extremamente pessoal, Colleen Hoover conta uma história arrasadora, mas também inovadora, que não tem medo de discutir temas como abuso e violência doméstica. Uma narrativa inesquecível sobre um amor que custa caro demais.

É assim que acaba nos propõem conhecer a história de Lily, uma jovem de 23 anos que precisa fazer um discurso fúnebre para o seu pai, esse que por sua vez foi um homem horrível que agredia sua mãe constantemente durante toda sua infância e adoslecência. Crescendo em um lar violento e abusivo Lily agora diante de pessoas que esperam que ela fale algo sobre seu pai e pior algo respeitoso e bom sobre esse homem, se vê em uma situação libertadora, a jovem se pronúncia e ao mesmo tempo não o faz, para ela seu recado estava dado, não tinha nada de bom para falar sobre o pai violento, para sua mãe, uma mulher dura e submissa sua filha tinha travado diante das pessoas e foi assim que Lily preferiu deixar ser interpretada.

Diante do fiasco do discurso funebre Lily retorna para sua casa em Boston, mas decidi que precisa refletir e respirar um ar puro, procura o terraço mais próximo para isso e é ali naquele lugar que sua vida vai tomando outros rumos nessa história. Lily conhece Ryle um homem muito bonito, atraente com uma voz que lhe provoca arrepios, um cara educado inteligente neurocirugião, mas que a principio lhe deixa claro ser o tipo de cara que foge de relacionamentos tradicionais. 

Após esse primeiro encontro ambos seguem suas vidas, Llily sempre sonhou em abrir um floricultura, seis meses depois formada em adminsitração ela decidi seguir a diante com seu sonho e compra um lugar para seu novo negócio. É nesse momento que as coincidências da vida lhe traz de volta a Ryle, aquele cara que ela não tivara da cabeça há seis meses, é partir dai que passamos a acompanhar toda construção de vida de Lily que se aproxima cada vez mais de Ryle formando uma relação que nos cativa, nos prende e nos faz pensar, a autora não pode ter a audácia de estragar isso tudo? Pode?

A obra se divide entre presente e passado em alguns momentos temos perspectiva de futuro também ao longo da leitura, mas a protagonista retorna ao seu passado principalmente no inicio da leitura por meio de um diário onde ela escreveu várias cartas que nunca foram enviadas ao ler essa cartas o leitor é introduzido na adoslencia da jovem Lily e conhecemos um rapaz chamado Atlas o primeiro amor de Lily, um jovem peculiar com uma história até então bem misteriosa.

"Você vai sorrir em meio as lágrimas"

O livro se torna ainda mais interessante quando Atlas volta para vida Lily revivendo memórias de uma vida na qual ela não tem mais e causando muitos conflitos dolorosos com Ryle.

É assim que acaba foi uma leitura muito fluída no começo pois enquanto leitores queremos ver as coisas boas acontecendo na vida da protagonista, mas em todo momento ao longo dos primeiros capítulos somos estimulados a entender que algo terrível esta por vir e acredito ter sido a característica mais signifcatica na escrita da autora, despertar esse sentmento de algo vai dar muito errado no leitor é genial e curioso ao mesmo tempo quando pensamos na escrita. 

Quando pensamos nas lições presentes nessa história elas são dolorosas de partirem nosso coração e são assim porque estão intimamente conectados com a realidade de muitas mulheres, que conhecem caras abusivos, mas que são carinhosos, atenciosos, romanticos e etc. Fazendo com que o ciclo de uma relação abusiva se estenda cada vez mais por não sabermos de fato com o que estamos lidando, essa conexão com a realidade torna a obra relevante e repleta de ensinamentos, alertas e denúncia.

Por outro lado foi uma experiência dificil, que desperta sentimentos muito intensos no leitor principalmente se ele for uma mulher, nos vemos na situação de Lily e queremos sair e tirá-la disso, mas não podemos, enfim a leitura me despertou sentimentos conflitantes como mencionei anteriormente, acredito ser uma das habilidades mais marcantes de Hoover.

Espero que tenham gostado!

Xoxo

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)