new videos

[Resenha] Fernão De Magalhães - Gianluca Barbera @vestígio

 Conhecer um pouco da história é algo que me atrai muito enquanto leitora, quando pensamos em temas históricos específicos fico ainda mais curiosa com obras que os abordam, foi assim que decidi ler "Fernão de magalhães, uma obra rica de conteúdos históricos sobre passagens maritímas incríveis de se conhecer.

Sinopse: Ano 1519. De Sevilha, partem cinco navios que singram os mares sob o comando de Fernão de Magalhães. A viagem durará três anos. Em busca de uma passagem que o leve da América do Sul ao Oriente, Magalhães terá que enfrentar motins, tempestades, frio polar, doenças e confrontos com populações nativas rumo ao seu destino final: as fabulosas Ilhas das Especiarias. Mas os eventos terão um rumo inesperado. Fernão de Magalhães é a história da primeira circum-navegação do globo, narrada pela voz de Juan Sebastián Elcano, um dos poucos que voltaram para casa a bordo da única nau sobrevivente. Elcano colherá os louros do sucesso em detrimento da memória de Magalhães, morto na sombria ilha de Mactan (nas Filipinas) em circunstâncias dramáticas. Uma jornada não apenas física, mas também da alma, escrita em uma linguagem que parece se tornar mais primitiva à medida que a expedição avança em direção a terras cada vez mais desconhecidas e selvagens.

Na leitura vamos encontrar uma viagem sobre povos nativos, rotas, comércio da época, o livro é rechado de fatos e marcos e ele começa com um pedido de desculpas curioso e instigante para o leitor. A leitura se desenrola e cada página percebemos que seu conteúdo está pára além de sua proposta, nele o autor trabalhou uma história rica de intrigas, brigas por poder, segredos, traições e adversidades nas viagens relatadas na obra.

Conhecemos todos esses detalhes por meio da narrativa do personagem Juan, um homem contratado por Fernão, em seus relatos temos acesso aos acontecimentos da viagem que conhecemos como circum navegação da terra, Juan piloto uma das embarcações que faziam parte dessa empreitada marítima. 

Durante a leitura tomamos conhecimento também de todas as dificuldades enfrentadas pela tripulação, a fome, a discórdia todo esse sofrimento desperta o pior de cada homem alí presente, Fernão era um homem brilhante que não se permitiu desistir de seus objetivos mesmo sendo traído inumeras vezes. 

Se você gosta de ficção histórica acredito que irá gostar bastante da proposta desse livro, a escrita do autor nos cativa, nos prende fazendo com que o leitor fique cada vez mais interessado por sua história. Além da proposta histórica o autor trabalha com conhecimento de introdução a essa viagem impresionante, seus personagens são corajosos e bem construídos o que torna seu trabalho ainda mais significativo.

Espero que tenham gostado!

Xoxo

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)