new videos

[Resenha] Os Escolhidos- Veronica Roth @intrínseca

 Esse foi o pirmeiro livro que li da autora Veronia Roth, ela é famosa por sua escrita na série divergente e fiquei curiosa com a proposta desse novo trabalho que é voltado para um público mais adulto, a leitura em muitos momentos é fluída e por meio de uma escrita criativa somos apresentados a história que a autora criou, foi um livro do qual gostei muito em alguns aspectos, mas com algumas observações.

Sinopse: Quinze anos atrás, cinco adolescentes foram arrancados de suas famílias para cumprir uma profecia. Os Escolhidos, como ficaram conhecidos, seriam os únicos capazes de derrotar o Tenebroso, um ser extremamente poderoso que destruiu cidades e causou milhares de mortes pela América do Norte. Os cinco foram treinados para travar combates mágicos, enfrentaram horrores inimagináveis e deram tudo de si para derrotá-lo. Quando conseguiram, o mundo voltou ao normal… exceto para eles, que agora são as pessoas mais famosas do planeta, apesar de já terem cumprido seu propósito. Dentre os Escolhidos, Sloane é quem mais tem dificuldade para reconstruir a vida. Todos acreditam que isso se deve ao estresse pós-traumático — e à sua personalidade antipática e rebelde —, mas ela guarda segredos que a mantêm presa ao passado e a afastam das únicas pessoas que a entendem de verdade. Até que um dos Escolhidos morre. Ao se reunirem para o velório, algo terrível acontece, e eles descobrem que o objetivo do Tenebroso sempre foi muito maior do que o governo ou a profecia diziam — maior até do que a própria Terra. E derrotá-lo outra vez pode exigir mais do que os quatro têm a oferecer. Em meio a segredos de Estado e eventos letais inexplicáveis, a primeira ficção adulta da autora da série Divergente aborda com uma perspectiva única, sensível e eletrizante o que acontece após feitos heroicos e o preço de ser responsável por salvar a humanidade.


Os Escolhidos apresenta a história de cinco adoslescentes que foram retirados de suas famílias ainda muito jovens e treinados para combater de forma mágica e misteriosa um mal no qual todos conheciam por meio de uma profecia. Esses jovens selecionados seriam capazes de combater o teneborso, é assim que esse mal que assola a humanidade é apresentado na leitura. Essa criatura é extremamente perigosa e já causou muita destruição, ao vencer o tenebroso o mundo finalmente teve paz e seguiu em frente se reconstruindo, entretanto para os cinco jovens as coisas não fluiram tão facilmente, pois os escolhidos tiveram suas vidas totalmente mudadas ao lutarem e exterminarem o tenebroso.

"Não havia tocado a agulha com as mãos desde então, com medo de que de alguma forma voltasse a se enfiar em sua pele. Mas parecia que quebrada, não tinha o mesmo poder de quando Sloane a encontrara no fundo do oceano"

A leitura se torna curiosa ao longo de suas página, podemos acompanhar os personagens como Sloane, essa que por sua vez aparenta ter ainda mais dificuldades em seguir em frente que os demais do grupo, repleta de traumas e medos do passado,  com uma personalidade forte e inseguranças, algo com que podemos nos identificar em algum momento na leitura. Mas em relação aos personagens senti certa dificuldade ao me conectar com os demais, talvez por ter sido menos explorado pela autora nesse livro.

Por falar em conexão com personagens senti a mesma dificuldade com a história que é sim muito boa, bem escrita e de modo geral indicada para um publico específico, porém não consegui captar o desejo de um livro mais adulto na obra, senti que estava sim em contanto com uma leitura mais juvenil e talvez por não estar nesse momento enquanto leitora não tenha apreciado tanto quanto poderia a experiência de leitura.

Lembra que falei que a criatividade da autora é algo muito sólido na leitura, Roth decidiu contar sua história por meio de recortes de noticias de jornal, bastante inovador! Achei muito peculiar e interessante essa escolha para sua escrita, tornou o livro ainda mais significativo por tentar sair mesmice. Além disso a escrita da autora é muito fluída e envolve seu leitor de um jeito ou de outro a experiência com a leitura se torna positiva em muitos aspectos.

Por fim acredito sim ser uma dica de leitura valida, mas com essas observações em que seria interessante trabalhar mais os aspectos individuais de cada persongem e o leitor ter em mente que muito do livro ainda está focado em um público adoslescente e nçao adulto como foi o intuito da autora. Espero que tenham gostado!

Xoxo

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)