new videos

[Resenha] A Morte é Meu Ofício- Robert Merle @vestígio

Nos últimos meses tenho lido muitas obras de gêneros variados, mas sempre procuro leitura históricas, sobre guerra e assuntos similares proque gosto de conhecer mais sobre o que aconteceu no passado e sobre a temática das guerras, acredito que se aprende muito com o passado e além disso nos tornamos pessoas melhores por meio de livros assim, mas sinceramente nunca tive uma experiência de leitura pelo olhar inimigo, foi muito diferente e mexeu muito comigo enquanto leitora.



Sinopse: Artífice do assassinato em massa de mais de 5 milhões de judeus em Auschwitz nos anos finais da Segunda Guerra, o oficial SS Rudolf Lang (codinome de Rudolf Höss) narra sua história em primeira pessoa, da infância infeliz, marcada pelos rigores de uma educação religiosa e pelos abusos de um pai fanático, até seu julgamento no tribunal de Nuremberg, onde é condenado à morte. Escrito com base nos prontuários do psicólogo que atendeu o réu na prisão, o romance de Robert Merle desafiou tabus e enfrentou a ira dos historiadores e da crítica literária da época. Sua intenção, no entanto, fica clara para o leitor mais contemporâneo à medida que a frieza do protagonista, suas escolhas e a maneira como racionaliza seus atos são filtrados pela lupa do escritor, abrindo um amplo leque analítico. A obra revolve as entranhas psicossociais que inoculam, na rotina de um indivíduo perturbado, metódico e obediente, a lógica do extermínio em escala industrial. Exatamente setenta anos após sua aparição, A morte é meu ofício, em sua primeira edição brasileira, é leitura fundamental numa era em que a morte volta a ser exaltada pela máquina unificada do discurso de ódio, onde Rudolfs contemporâneos são gestados diariamente. Ao dar voz ao carrasco, Merle joga luzes clarividentes sobre a gênese e a experiência do mal. Ao decifrar seus mecanismos, que se revelam universais e atemporais, oferece munição à resistência e apresenta as armas indispensáveis ao bom combate.

A morte é meu ofício é um livro que relata os horrrores cometidos contra os judeus, porém diferente de outras obras nossa perspectiva enquanto leitores se inverte quando percebemos que a história contada é narrada pelo olhar de um nazista e ainda mais por nazista que comete tais atrocidades. O que nos faz refletir em diversos momentos durante a leitura, preciso inicilamente alertá-los, sendo uma leitura tão impactante com uma abordagem delicada ela contêm gatilhos e muitos sentimentos podem surgir ao longo de sua experiência com a obra.

Robert Merle nos traz uma história chocante, fiquei completamente envolvida com a maneira que o autor escreveu seu trabalho, a leitura relata o exterminio assombroso de milhares de pessoas, judeus, algo que nos faz imaginar a barbarie cometida naquele período, a história do livro em muitos momentos nos deixa desconfortáveis, pelo menos foi assim que me senti ao longo da leitura, diga se de passagem uma leitura dificil de concluir.

O personagem  principal é um nazista inspirado em um agente real que contribui de fomras inimagináveis com os absurdos cometidos contra o povo judeu, esse agente que conhecemos por SS Rudolf Lang, um nome ficticio é o nosso protagonista isso mesmo acredite se quiser!

O livro traz uma proposta sombria, calculista muitas vezes por parte do protagonista e sua face é exposta a cada página, a leitura é fluída, mas não é fácil, porque mais uma vez repito temos o lado nazista como perspectiva, singularidade que torna a obra do autor tão significativa e improtante, para nos manter informados e nunca esquecermos do que eles foram capazes de fazer.

Uma das coisas mais fascinantes nessa leitura foi acesso histórico de registros que o autor precisou obter e estudar para desenvolver seu trabalho, isso fica muito nítido para o seu leitor. Trabalho esse que se tornou valioso e muito bem escrito, percebemos que no livro autor se preocupou bastante em trazer uma gama de informações que se completavam ao longo da história desde a criação e infância de seu perosnagem que foi inspirado em um agente oficial que de fato existiu até a conclusão com as carcaterísticas mais detalhistas possíveis para seu leitor.

Uma das lições presentes na história dentre tantas que podemos captar é sobre como nossa criação e formação enquanto individuos pode moldar quem iremos nos tornar, o quanto nossa educação, nossas crenças, nossa religiosidade pode nos formar para o bem ou para o mal, enfim um baita livro foi o que o autor nos trouxe, mas acredito não ser para todos os públicos, diria que para maiores de 18 e para além disso sem dúvida.

Gênero: História, Não ficção | Editora: Vestígio | Páginas: 320 | Minha avaliação: 4/5| Amazon: https://amzn.to/3T8isG2

O link de compra é afiliado, comprando o livro por ele vocês contribui com meu trabalho e isso não altera o valor da compra! :)

Espero que tenham gostado!

Xoxo

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)