new videos

[Resenha] Pequena Coreografia do adeus- Aline Bei @companhiadasletras

 Esse é o segundo livro publicado por Aline Bei, sua primeira obra o peso do passáro morto foi muito comentada pelo público leitor é um dos livros que quero conhecer em 2023, no meu caso o amor pela escrita a autora aconteceu pela sua segunda obra "Pequena coreografia do adeus" pelo título fui atraída e decidi dar uma chance a leitura, foi uma das melhores que li em 2022.

Sinopse:  Em seu segundo livro, Aline Bei — vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura com O peso do pássaro morto — constrói um retrato tão sensível quanto brutal sobre família, amor e abandono. Julia é filha de pais separados: sua mãe não suporta a ideia de ter sido abandonada pelo marido, enquanto seu pai não suporta a ideia de ter sido casado. Sufocada por uma atmosfera de brigas constantes e falta de afeto, a jovem escritora tenta reconhecer sua individualidade e dar sentido à sua história, tentando se desvencilhar dos traumas familiares. Entre lembranças da infância e da adolescência, e sonhos para o futuro, Julia encontra personagens essenciais para enfrentar a solidão ao mesmo tempo que ensaia sua própria coreografia, numa sequência de movimentos de aproximação e afastamento de seus pais que lhe traz marcas indeléveis. Escrito com a prosa original que fez de Aline Bei uma das grandes revelações da literatura brasileira contemporânea, Pequena coreografia do adeus é um romance emocionante que mostra como nossas relações moldam quem somos. "Aline Bei narra como quem se posiciona à beira do abismo, o corpo em espera, o instante que se aproxima. Ler Pequena coreografia do adeus é acompanhar essa queda, íngreme e definitiva, mas também sublime e transformadora." – Carola Saavedra "A experimentação formal que sublinhou o estilo marcante de Aline Bei, em sua estreia com O peso do pássaro morto, sedimenta-se neste segundo romance, trazendo-nos a história dolorosa de Júlia Terra – personagem complexa, cujas margens familiares vão se dissipando. A trama urdida com lirismo entrelaça a educação afetiva, a violência e a experiência do desamor, revelando o paradoxo da condição humana – a um só tempo precária e (por meio da escrita) redentora." – João Anzanello Carrascoza

Nesse meu primeiro contato com a escrita da autora pude compreender o porque de tantos elogios de uma forma poética que nos toca profundamente enquanto leitores somos conduzidos a conhecer sua história, essa que por sua vez apresenta a vida de uma jovem chamada Julia, em sua infância Julia teve uma criação dificil com muito traumas, após a separação dos pais as coisas ficaram muito piores, enquanto casados as brigas e desentendimentos já refletiam no futuro de Julia e após o divórcio ela deixou ainda mais cedo de ser criança, ou melhor perdeu a infância para amargura de sua mãe.

Durante a leitura acompnhamos Júlia por diferentes fases como mencionei da infânica passando pela adolescência e a fase adulta. O que da nos dá uma ampla visão sobre tudo que ela precisou enfrentar e viver tão próxima de nós foi uma característica marcante da escrita de Aline, criar uma perosonagem que vem de encontro com a realidade de muitas pessoas, não só pelo fato da criação abusvia que sua mãe lhe proporcionou, mas em inumeros momentos me peguei sentindo o que Julia sentia por já ter passado por algo similar em minha vida.

A escrita da autora poética como mencionei nos faz sentir de maneira intensa o que Julia está vivendo, suas memórias, suas dores, suas lutas e reflexões sobre quem ela é, sentimentos esses tão profundos e sinceros que só uma escrita sensível poderia trasnmitir.

Acredito que Pequena coreografia do adeus está para além da busca de identidade que a personagem tanto almeja, mas sim uma reflexão profunda sobre os percalços que a vida nos impõem, sobre os obstáculos e dificuldades que precisamos encarar desde muito cedo, é uma história dolorosa do inicio ao fim, aborda a dor da separação, a dura fase adoslescente, a fase adulta e todas as suas provações, uma obra que fala sobre luto, perda, mas acima de tudo sobre um amor incondicional entre mãe e filha,e pai e filha, enfim uma leitura extremamente necessária, repleta de lições e ensinamentos marcantes.

Espero que tenham gostado! :)

XOXO

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)