new videos

[Resenha] O Livro Do Cemitério - Neil Gaiman- @rocco

 Na última semana de 2022 decidi realizar uma leitura parada em minha estante, escolhi um livro de um dos meus escritores favoritos e imaginei que iria adorar a leitura, não estava errada de uma maneira peculiar e muito criativa Neil Gaiman nos transporta para seu imáginário em o "O livro do cemitério".

Sinopse: Enquanto seus pais e irmã são impiedosamente assassinados por um misterioso homem chamado Jack, um bebê consegue escapar de seu berço e se aventurar pelo mundo. Uma série de coincidências, aliada a uma grande dose de sorte, salva o pequeno de ter um destino tão trágico quanto o de sua família. Este é o cartão de visitas de O Livro do Cemitério, mais nova obra do cultuado britânico Neil Gaiman. Ganhador da medalha John Newberry, a mais prestigiada premiação da literatura infantojuvenil norte-americana, o livro permaneceu na lista dos mais vendidos do The New York Times por mais de 50 semanas e chega agora às livrarias do país. Com um começo sombrio e violento, diferente do seu habitual, o escritor inglês provoca arrepios no leitor. A história do bebê sortudo e fujão começa quando ele chega à rua e sobe a colina em direção ao velho cemitério. Ele é perseguido pelo assassino de seus familiares, o homem chamado Jack. Já dentro do cemitério o neném conhece os habitantes do local. Fantasmas de outras épocas que vivem em suas covas e mausoléus e que por circunstâncias do destino são forçados a adotar e batizar o bebê, agora chamado de Ninguém Owens, o Nin, para salvá-lo do seu perseguidor. Com ternura e talento, Gaiman narra as aventuras de Ninguém pelos caminhos do cemitério. Entre lápides e covas, junto a velhos fantasmas, almas penadas e até mesmo uma feiticeira enforcada, o leitor acompanha o crescimento de Nin, desde um pequeno bebê, até um jovem adolescente. Mas mesmo depois de todo este tempo a sombra do seu perseguidor ainda paira sobre o jovem. E o destino caminha para um embate final entre os dois, quando Ninguém descobre muito mais do que esperava sobre o mundo e as pessoas. Assim como fez em Coraline, Neil Gaiman cria um mundo fantástico e fascinante, desta vez dentro de um pequeno cemitério. Ninguém e seus companheiros de cemitério são personagens adoráveis e mesmo os mortos são cheios de vida e alegria como raramente se acha em outros livros. Mais uma vez com o acompanhamento de luxo das belas (e sombrias) ilustrações de seu velho colaborador Dave McKean, Gaiman apresenta um livro estupendo. E fica claro porque é um dos mais badalados escritores da atualidade. Com toda justiça.

"O livro do cemitério" vai contar a história de Nin, um rapaizinho que acabou sendo criado por pais adotivos após um assassino matar toda a sua família, Ninguém Owens foi salvo pelo cemitério que ficava perto do lugar onde morava com seus pais ainda quando bebe. Mas essa não apenas uma história de um garoto orfão, não pelo contrário, aqui o autor nos preparou uma história que vai mexer com nossa imaginação, essa é uma das coisas que mais amo no trabalho do Gaiman.

Nin, foi criado por uma casal de fantasma que mora no cemitério e foi protegido por Silas, esse que se tornou seu guardião, Silas tinha a liberdade do cemitério e juntos dos pais adotivos de Nin, decidiram o que seria melhor para ele ja que era apenas um bebe quando entrou no cemitério perseguido por Jack o assassino de sua família.

Com o tempo Nin vai crescendo sendo cuidado, educado e alimentado por Silas seu guardião e a "pessoa" em que o garoto mais se apegou ali no cemitério, Ninguém foi nomeado assim justamente para que seu inimigo não o encontrasse, Jack ainda procurava pelo menino para terminar o que começou anos atrás e essa era uma das maiores preocupações tanto de Silas como de seus pais adotivos o velho casal, o Sr. e Sra. Owens.

Ali no cemitério durante seu crescimento e educação Nin irá aprender muito sobre o o mundo dos mortos e também irá aprender algumas facetas e habilidades que só que já partiu dessa terra possui, no cemitério que também é seu lar o jovem irá passar por grandes perigos e aventuras, fará muitos amigos e inimigos, porém o mais importante aqui é, será que Nin um dia voltará a viver no mundo do vivos?

A leitura é envolvente e nos cativa logo nas primeiras páginas, com uma escrita que prende o leitor Neil Gaiman mostra todo seu talento e criatividade criando um universo pararelo, um mundo diferente de tudo que conhecemos para essa história, adorei cada página e personagem aqui explorada, todos eles por sinal muito bem construídos.

O livro mexe com nossa imaginação e nos faz pensar em cada detalhe descrito na história, o autor como sempre nos conta no final como foi processo de criação da obra suas pesquisas, o motivo pelo qual decidiu escrever "O livro do cemitério" e sobre a ajuda que recebeu nesse processo. Sem dúvida recomendo a todos que estão buscando uma fantasia muito peculiar e criativa, leve e fácil leitura!

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)