new videos

[Resenha] História Da Felicidade - Peter N. Stearns @editoracontexto

 Você é feliz?

Esse é um tema amplamente discutido, a felicidade se tornou por muitos anos assunto de debates e atualmente ainda é um dos motivos pelos quais diálogos diversos se formam, estudos e análises profundas do que é a felicidade são elaborados diariamente, mas diferentemente das abordagens tradicionais sobre felicidade ou como a obtemos em nossas vidas em "História da felicidade" Peter Stearns nos faz retroceder um pouco afim de compreendermos a totalidade desse assunto tão amplo e diverso.

Sinopse: “Uma reflexão fascinante sobre as raízes e a história da felicidade.” “A grande revolução, como se acompanha no livro, está na Idade Contemporânea. O aumento da importância da felicidade é um fenômeno dos séculos XVIII e XIX.” “Inserir a pergunta ‘você é feliz?’ no tempo e no espaço pode nos dar um controle maior sobre a resposta e, talvez, aumentar nossa chance de uma felicidade fora das redes sociais.” - Leandro Karnal Ser feliz é algo diferente para cada pessoa, mas também tem sido diferente ao longo da história, em diversas regiões do planeta. Sempre houve a busca por existências felizes, mas o que é considerado felicidade e a forma como as pessoas conseguem configurar suas experiências variam muito e dependem de circunstâncias históricas específicas. Assim, a visão histórica melhora nossa compreensão dessa emoção humana, mesmo para observadores interessados principalmente em padrões contemporâneos. Neste livro veremos como a felicidade é produto das concepções religiosas do passado, do iluminismo, do capitalismo comercial, da imensa indústria do entretenimento moderno, do aconselhamento psicológico, além de todas as possíveis variáveis pessoais, familiares e locais adicionadas à mistura.

Nessa leitura o autor trabalha uma reflexão fascinante sobre as raízes e a história da felicidade, por meio do espaço e do tempo em que o assunto circula, a obra que foi dividida por períodos de tempo vividos por nossa sociedade como a era da agricultura, a revolução industrial e a era comtemporânea, ou seja, nossa atualidade, vem nos presentear com uma verdadeira viagem a história da nossa formação, aos costumes e momentos vívidos desde dos primórdios até nossa fase mais atual. Relacionando sempre o tema principal do livro que é como a felicidade poderia existir nesses momentos e o que estava envolvido com tal coisa.

" A resposta mais convicente é que a felicidade nos ajuda a perceber que algo que estamos fazendo está funcionando bem e devemos continuar fazendo aquilo, pelo menos  de tempos em tempos, seja um relacionamento pessoal ou algum aspecto de um trabalho..."

O livro nos faz refletir sobre questões como, ás sociedades agrícolas poderiam ser ou são mais felizes que a indrustrial? O aumento da felicidade está ainda mais relacionado a nossa atualidade, ao ser humano moderno? A felicidade é um conceito diferente dependendo das suas etnias, país ou ambiente social? Por fim qual a ligação da felicidade e sua vida espiritual ou religiosa? Todas essas questões são levantadas ao longo da leitura e esplanadas de maneira rica e significativa por meio de um texto poderoso onde notamos os estudos e pesquisas nos quais o autor de debruçou fortemente.

História da felicidade, não é um livro tão fluído por abordar de maneira histórica e científica sua temática, é sim uma obra rica de estudos, consulta e de grande valor para quem deseja compreender melhor como a felicidade permeia diversos períodos de tempo, uma leitura muito interessante para estudiosos da área ou pessoas que assim como no meu caso desejam estudar de forma indenpende a história!


Por fim, o autor nos trouxe uma bela obra, muito valiosa e bem escrita, que contribui muito para nossa formação enquanto leitores, recomendo a todos que desejam saber mais a respeito de como a felicidade pode estar vinculada a diversas questões existentes em nossa sociedade.

Comentários

Form for Contact Page (Do not remove)